William Carvalho: revelação de 2013/2014
William Carvalho venceu o prémio de jogador revelação da Liga 2013/2014. Parabéns Sir. William!
Os outros vencedores foram:
Enzo Pérez (melhor jogador)
Jan Oblak (melhor guarda-redes)
Jackson Martínez (melhor avançado)
Jorge Jesus (melhor treinador)
Estoril (fair-play)
Prémio inteiramente justo para o 6 do Sporting, que por 6 vezes ganhou o prémio de melhor jovem do mês.
Manifesto a minha estranheza pela a atribuição do prémio de melhor jogador da liga a Enzo Pérez, não que esteja em causa o valor do jogador, mas visto que durante a temporada os prémios de melhor jogador da liga foram recorrentemente entregues a William Carvalho. Como tal, não vejo motivos para esta contradição. Se William ganhou 4 dos 6 prémios de melhor jogador da Liga, o prémio é seu por direito.
Questiono, mas com menor veemência, o prémio de melhor guarda-redes. Será justo dar o prémio a um guarda-redes que passou a primeira metade da temporada no banco de suplentes?! Com Oblak na baliza, o Benfica sofreu 5 golos em 16 jogos (contra 7 em 14 de Artur). Rui Patrício sofreu 13 golos em 30 jogos, o que demonstra regularidade ao longo de toda a época. Pendendo estes números ligeiramente a favor do esloveno, aceito o prémio, mas acho mais justo premiar alguém que tenha atuado em todo o campeonato.
Nos restantes prémios, não tenho dúvidas que foram entregues aos melhores. Jorge Jesus foi campeão nacional, ganhou as duas taças e merece o prémio de melhor treinador. Jackson Martínez foi o melhor marcador da Liga, logo é um justo vencedor do prémio de melhor avançado. O prémio fair-play é baseado em estatísticas disciplinares e não há discussão possível quanto à sua atribuição ao Estoril (jogar bom futebol com disciplina é possível e, tendo em conta que Marco Silva é agora treinador do Sporting, espero bom futebol, com fair-play e, de preferência, com vitórias).
Pareceu-me evidente a tentativa de evidenciar individualidades apenas porque ganharam um título coletivo e isso parece-me um erro, a merecer análise mais cuidada no futuro, por forma a demonstrar uma maior coerência.