Vitória da união e objectivo alcançado
Para os menos atentos, certamente nem sabem que ontem ocorreu um jogo na Escola Secundária do Lumiar.
Para os menos atentos, o 7º lugar actual não impressionará.
Para os menos atentos pode até ser incompreensível que se festeje efusivamente uma manutenção quando estamos destinados a festejar títulos.
Os menos atentos, passaram ao lado de todas as dificuldades desta equipa ao longo da época.
A equipa feminina de basquetebol garantiu ontem a manutenção na Liga feminina e mantêm viva a esperança de marcar presença nos playoff.
Com uma jornada por jogar, e depois de uma temporada onde 'perdemos' jogadoras em plena pré-época, quase todas por lesão, a maioria delas graves, seguidas de intervenções cirúrgicas e com períodos de recuperação longos, eu diria que se fez o possível.
Podíamos ter feito melhor mas estamos ainda a tempo de terminar em grande.
A primeira metade da temporada foi penosa. As lesões, as saídas da equipa, a dificuldade de integração de algumas jogadoras e até a dificuldade das mesmas em formar um verdadeiro grupo levou à situação limite de mudar algo...o treinador foi o 'sacrificado', os resultados não ajudaram a segurá-lo.
A saída de Luís Abreu do comando técnico dá-se já depois do Clube assumir a modalidade como oficial e nomear Helena Duarte (ex-directora do andebol e pessoa muito experiente) como nova directora da modalidade.
Acabou por ser Inês Faustino, a capitã de equipa, na altura ainda a recuperar de lesão, a unir a equipa e inclusive a liderá-la nos treinos e um par de jogos, isto até à contratação de Ricardo Barata como novo treinador.
Com menos de metade da temporada por jogar, redefinimos objectivos. Lutaríamos pela manutenção, por fazer o melhor possível e formar um verdadeiro grupo com vista à obtenção de resultados e à formação do núcleo duro para a próxima temporada.
Falta talvez um pouco mais de apoio da nossa parte... Nota-se que a equipa cresce com o apoio dos adeptos e os jogos televisionados. Talvez lhes falte um pouco mais de calor humano e, com tudo para jogar na última jornada, em casa, com o actual 3º classificado, podemos almejar ainda a presença no playoff que apurará as 4 equipas que disputarão a final-four.
Ontem foi atingido o objectivo e as palavras de Sara Tavares (atleta ainda lesionada), que ontem comentou o encontro para a Sporting TV, confirmam que o principal está cumprido: temos um grupo unido, coeso, que se entrega e dará tudo pelo Sporting.
Saibamos nós retribuir...porque o Sporting não é só futebol. Força leoas!