Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grande Artista e Goleador

Vamos ao estádio

Atendendo ao facto de ternos percorrido as dez primeiras jornadas da Liga Portuguesa, parece-me oportuno fazer um apanhado das assistências dos jogos dos três grandes.

Assistências 10J.png

Sendo certo que este tipo de análise é passível de várias interpretações e que os estádios dos 3 clubes têm lotações diferentes (nos casos de Sporting e Porto nem tanto) divulgo mais uns dados que não detalhei no quadro acima.

SPORTING
Nos jogos em casa a média de assistências é de 35353 espectadores.
Nos jogos fora de casa a média de assistências é de 25467 espectadores.

PORTO
Nos jogos em casa a média de assistências é de 36412 espectadores.
Nos jogos fora de casa a média de assistências é de 15357 espectadores.

BENFICA
Nos jogos em casa a média de assistências é de 43964 espectadores.
Nos jogos fora de casa a média de assistências é de 10921 espectadores.

Isto só por si nem quer dizer nada de específico, no entanto, é interessante ver que os jogos do Sporting, que neste momento é o oitavo classificado da Liga são os que mais público atraiu aos estádios (não me esquecendo que um dos jogos foi frente a um rival, no estádio com maior lotação do país).
Sendo o Benfica o clube com o estádio maior e com o maior número de adeptos (e sócios, embora os alemães desconfiem!) devo dizer que, após uma época de sonho em que ganharam quase tudo a média de espectadores me parece francamente desapontante.
Sporting e Porto têm médias de assistência semelhantes em casa, embora os dragões ainda não tenham recebido qualquer dos rivais (ao contrário do Sporting).
Excluído os jogos entre os grandes na contabilidade dos jogos fora de casa, confirma-se que a onda verde supera a dos rivais. Os jogos fora do Sporting não disputados frente a rivais directos perfazem uma média de 12859 espectadores, enquanto as de Porto e Benfica são de 9697 e 10921 espectadores.

Quanto a nós, adeptos do Sporting Clube de Portugal, podemos orgulhar-nos do espectáculo que temos dado em todos os campos em que o Sporting tem jogado, no entanto há trabalho a fazer e será importante aumentar a mobilização de adeptos nos jogos em nossa casa (esperando que em campo a equipa corresponda com vitórias).

No final da primeira volta, talvez faça novamente este exercício.

Mais sobre mim

imagem de perfil