Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grande Artista e Goleador

Um surrealismo abstracto

 "O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reacção automática."

 

Esta é um definição simplista de uma das vanguardas artísticas europeias que surgiu em Paris no início do século XX. Propunha-se algo criativo, arrojado. Que podia ter um plano mas que não saberíamos se o resultado final seria produto desse plano ou um desvio do mesmo.

Um estilo que dá azo a várias interpretações e liberta a mente de quem o admira ou critica. Será, eventualmente, frequente haver quem pense uma coisa ou o seu contrário. Quem goste e quem não goste. Quem aprecie ou deteste. 

Um pouco como o Sporting de hoje. Disperso, desunido, nada unânime. Pode ter momentos de rara beleza ou genialidade, por vezes pode até fazer sentido mas o resultado final vai sempre ser passível das mais variadas interpretações que impedem o estilo de se impor de forma marcada.

 

Um surrealismo (e aqui desvio-me ainda mais das questões artísticas) que roça o abstracto, tal é a minha incapacidade de seguir a linha de raciocínio do "artista".

Propôs-se a fazer uma obra, o plano para a mesma parecia excelente mas exigia-se uma linha mais rígida e estruturada. Valorizou em demasia a fantasia e deixou-se levar. Passou a reagir em vez de agir racionalmente, revelando momentos de loucura. A definição perfeita do surrealismo adaptada a um clube desportivo.

 

Felizmente propunha-se um restauro. O quadro era antigo, gasto mas com uma identidade forte. Com história. Vincada mas perdida no tempo. Com traços já gastos mas indeléveis. Uma identidade que parecia recuperada mas acabou por se deixar levar pela loucura.

O quadro não está perdido. Não irremediavelmente. O restauro continuará. Não sabemos quanto será necessário retroceder para que volte ao plano exigido mas voltará. 

Assim todos o queiramos e façamos por isso. Exige-se dignidade e respeito por quem pintou a mais linda tela de Portugal e do Mundo; o Sporting Clube de Portugal.

SCP..png 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal