Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

SportTV, respeitem os atletas! Sejam imparciais!

Agora que já vi os três blocos de notícias dos últimos três dias, na SPORT TV (Últimas Notícias), atrevo-me a mostrar a minha indignação para com o desconhecimento (ou parcialidade) revelados, tanto pelo jornalista como pelo comentador de serviço.
 
Desde o primeiro dia que Telma Monteiro era apontada por estes senhores como a grande esperança nacional por uma medalha.
Ora, ou isto demonstra desconhecimento da realidade actual do judo português ou parcialidade (quem sabe, motivada pelos clubes que esta e outros atletas representam).
 
O post pretende apenas defender a honra, dignidade e o respeito pelo percurso e currículo dos restantes portugueses em prova, embora me vá centrar nos do Sporting Clube de Portugal (com todo o respeito para os restantes). Para além disso, serve para mostrar que, num campeonato do Mundo onde Portugal está tão bem representado (em qualidade e quantidade), a SportTV opta por promover uma atleta (que nem precisava) em vez da modalidade.
 
Telma Monteiro tem um percurso impressionante no judo português mas há anos que não é a nossa única esperança de medalhas em todas as competições e este mito tem de acabar, sobretudo porque tem sido constantemente negado pela realidade.
 
Comecemos pelos rankings, que reflectem aquilo que foi a época dos atletas e definem quem são os cabeças de série nos sorteios.
Telma Monteiro era, à partida para o Campeonato do Mundo, a 16ª posicionada na sua categoria (-57kg). Quanto aos atletas do Sporting: Joana Ramos era 26ª do ranking mundial, em -52kg; Anri Egutidze era 10º do ranking mundial, em -81kg; Jorge Fonseca era 6º do ranking mundial, em -100kg.
 
Telma Monteiro e Joana Ramos têm tido problemas com lesões e, por isso, fizeram uma época irregular, com prejuízo para Joana Ramos, que praticamente não competiu em 2018.
Já no caso de Anri Egutidze e Jorge Fonseca, chegam a Baku no seu melhor, após épocas recheadas de resultados relevantes e muitas medalhas.
Egutidze esteve em dez decisões para medalha nos últimos dois anos, em grandes provas internacionais, tendo conquistado seis medalhas.
Fonseca esteve oito decisões para medalha nos últimos dois anos, em grandes provas internacionais, tendo conquistado seis medalhas.
 
Sendo justo, eram Egutidze e Fonseca as maiores probabilidades de medalha em Baku. Ambos têm mais medalhas nestes últimos dois anos do que Telma Monteiro (e Joana Ramos) tem competições relevantes disputadas. Ambos se encontram num melhor momento de forma e ambos são, neste momento, mais reputados que os restantes atletas nacionais. Recordo, Anri Egutidze e Jorge Fonseca são os únicos atletas portugueses no top 10 mundial, nas suas categorias. Os únicos! E, atenção, isto não invalida que Telma Monteiro e Joana Ramos sejam grandes atletas, candidatas a medalhas e respeitadas por qualquer das oponentes nas suas categorias.
 
Sendo que a maior esperança de medalha para a SportTV foi ontem eliminada (e isso não me dá prazer algum, visto que até costumo torcer pela Telma, em competições internacionais), esperava que a estação de desporto emendasse a mão e desse aos restantes atletas em competição a verdadeira relevância que mereciam mas assim não aconteceu, pois foram apenas indicados como os atletas nacionais a restar na competição (algo que até nem é verdade, pois Portugal tem mais atletas em prova). Talvez eles quisessem dizer que eram os que restavam com hipóteses de sucesso mas, dizer isso de forma clara, como antes tinham feito com Telma Monteiro, exigiria um esforço adicional ao qual não se prestaram.
 
Com a eliminação de hoje de Anri Egutidze que, tal como Joana Ramos e Telma Monteiro, ficou a uma vitória de poder lutar pelas medalhas, vamos esperar por um brilharete do MELHOR e MAIS REPUTADO atleta português da actualidade. Força, Jorge Fonseca! Força, Portugal!

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal