Sporting volta a rolar
A recém-criada equipa de ciclismo leonina, o Sporting Clube de Portugal / Tavira, inicia hoje a sua caminhada pelas estradas do Algarve, numa prova que marca o mais trágico acontecimento do ciclismo nacional e do Sporting em particular.
Foi na 10ª edição da volta ao Algarve, em 1984, que Joaquim Agostinho, de amarelo vestido, haveria de sofrer o acidente que viria a ser-lhe fatal.
Estávamos em Abril e o Sporting preparava o Tour, que se realizava em Julho. Julho esse que trouxe um prémio de consolação em homenagem a Agostinho, que era suposto liderar a equipa em terras gaulesas... Paulo Ferreira ganhou uma etapa, a única da história do Tour ganha por uma equipa portuguesa, o Sporting / Raposeira.
Em 1985 o Sporting viria a alcançar aquela que é a sua única vitória na Volta ao Algarve, por intermédio de Eduardo Correia.
Depois, em 1987, a equipa extingui-se...até hoje.
Hoje a Volta ao Algarve não é o que era há 30 anos. 30 dos melhores 50 ciclistas do Mundo estão presentes na prova e, para nós, será apenas a primeira prova da época, facto que aumenta as incertezas relativamente ao que a equipa pode fazer, tanto colectiva como individualmente.
Seja como for, a verde e branca vai voltar a rolar pelas estradas deste país e certamente todos farão o melhor para honrar o Sporting Clube de Portugal e a cidade de Tavira.