Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

SPORTING CP 5 Vitória SC 1: Acho que me habituava a isto

Jogo tranquilo, um adversário que não conseguiu fazer-nos tremer e uma goleada. Nem parecia um jogo do Sporting!

Sem casos de arbitragem, sem insultos ao árbitro, sem ansiedade, sem sofrimento até ao último minuto.

Confesso que estranhei. Não estou habituado a ganhar com tamanha tranquilidade e assumo que me habituaria a isto com facilidade.

Excelente jogo da nossa equipa! Com qualidade, intensidade e eficácia. Marcámos cinco e outros tantos ficaram por marcar. Podia ter sido histórico.

Não houve jogadores em sub-rendimento, todos pareceram confiantes e isso acabou por reflectir-se no resultado.

O destaque vai, naturalmente, para Slimani. Foi o homem do jogo e ao septuagésimo sexto jogo, fez o seu primeiro hat-trick. Gostei muito mais da exibição do argelino do que das que lhe antecederam. Menos interventivo em construção, recuou menos vezes no terreno e não caiu tanto nas alas. Até em momento defensivo acabou por não se desgastar tanto mas aí os motivos são outros e já falarei deles mais à frente. É engraçado que parece Jorge Jesus e sobretudo Slimani que me ouviram quando, a caminho do estádio, discutia com amigos aquilo que eu achava que Slimani podia fazer para se revelar verdadeiramente útil...pois foi exactamente isso que fez. Limitou-se a ser o finalizador da equipa, não quis assumir trocas de bola (embora tenha feito algumas asneiras quando tentou) e não se desgastou em tarefas desnecessárias. Concentrou-se nas movimentações entre os centrais e nas costas dos mesmos e bastou isso para marcar, pela primeira vez, três golos num jogo. Que continue assim!

O outro destaque vai para William Carvalho. A estabilidade e confiança que dá a toda a equipa amplifica tudo o que fazemos de bom. A equipa ganhará muito mais ainda com ele em campo e finalmente poderemos ver o melhor Sporting. A pressão à primeira fase de construção do adversário funciona melhor porque todos sabem que têm a cobertura de William e a saída de bola é mais segura porque é o próprio que a assume sem receios. É graças a ele que todo o processo defensivo funciona melhor mesmo que tenha um menor auxílio dos pontas-de-lança e isto é óptimo, sobretudo para Slimani, porque o liberta de tarefas desgastantes que fazem com que passe muito tempo longe da área, que é onde deve estar.

De resto, uns melhores que outros mas todos com nota positiva. A dupla de centrais foi segura. Esgaio passou o jogo a 'fazer piscinas' e Jefferson deu um ar de sua graça na 2ª parte. Adrien beneficia com a presença de William, embora ache que, a breve trecho, este lugar acabe entregue a João Mário. Enquanto esteve em campo, Ruiz cumpriu e João Mário fez um excelente jogo numa posição que não lhe é habitual mas que já conhece bem. Teo continuou a desfazer defesas com a sua excelente movimentação e marcou um golo a fazer lembrar o Levezinho. Gelson entrou bem e com vontade de marcar um golinho. Aquilani veio para ajudar a equipa a gerir a posse de bola e com a intenção de aproveitar a sua qualidade de passe para servir os da frente mas a intensidade do jogo neste momento já não era a mesma, algo que prejudicou Montero, que até entrou bem mas numa altura em que a equipa já geria mais o jogo do que outra coisa.

"Os jogadores ficaram satisfeitos com os cinco golos mas eu não", foi mais ou menos isto que Jesus disse no final do jogo. Isto é um óptimo sinal. Sinal de confiança no grupo e de que acredita que aquele 'rolo compressor' de que tanto gosta pode ser aplicável na nossa equipa.

Gostei do jogo! Cheguei a casa tarde e cansado, mas satisfeito.

Acho que me habituava a isto!

2 comentários

  • Imagem de perfil

    GAG 07.10.2015

    Infelizmente, nem o Slimani chega aos calcanhares do Jardel, nem o Montero se aproxima do que era JVP.
    Se assim fosse, podíamos encomendar as faixas :p
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    imagem de perfil

    Blogs Portugal