Só há 34 anos
Corria a época de 1981/82, o Sporting de Malcom Allison deslocava-se a Penafiel para dobrar o segundo terço do campeonato.
Vitória por dois golos sem resposta (bis de Ademar), a 15ª em 20 jornadas (o campeonato disputava-se com 16 equipas).
O Sporting cumpria o segundo terço do campeonato sem derrotas e com 87.5% dos pontos conquistados.
É este o registo mais próximo na história a ultrapassar o actual do Sporting de Jorge Jesus. São 83.3% dos pontos averbados, o melhor registo desde 82, num ano em que o Sporting se sagrou campeão.
Nunca desde que a vitória vale três pontos (desde a época de 1995/96) o registo havia sido superior a 77.3% (em 2003/04, com Fernando Santos ao 'leme').
Exceptuado o fantástico registo de Malcom Alisson, em 81/82, e Fernando Mendes (que já havia substituído Rodrigues Dias), em 79/80, só recuando à década de 60 se encontram registos de aproveitamento superiores.
Em 79/80, à 20ª jornada, o Sporting repartia a liderança com o Porto, em 81/82, o Sporting era líder isolado já com o Benfica a sete pontos de distância. Em ambos o Sporting foi campeão.
Esta época, o segundo terço não se completa precisamente agora mas as 34 jornadas não permitem dividir de forma exacta o campeonato em três terços.
Assim sendo, o registo de 55 pontos ontem alcançado perfaz o melhor aproveitamento pontual no final do segundo terço do campeonato dos últimos 33 anos, o 3º desde 1970.
Apenas em 11 épocas o registo foi superior ao deste ano e apenas em 3 foi igual, a maior parte delas em campeonatos disputados com 14 ou menos equipas.
Por curiosidade, nas 10 épocas anteriores à que disputamos, apenas três registos superam o que o Sporting apresenta: o de Jesus, no ano passado, o de Jesus e Vítor Pereira, que repartiam a liderança em 12/13 e o de André Villas-Boas em 10/11. Em 07/08, Jesualdo Ferreira igualou o registo alcançado ontem pelo Sporting de Jesus. Em todos estes 10 campeonatos o campeão foi a ou uma das equipas que apresentavam o melhor aproveitamento ao segundo terço do campeonato.
Sim são apenas números. Não nos garantem o título mas garantem que, até agora, Jesus cumpriu com o prometido. O Sporting estará certamente até final na luta pelo título e apresenta um aproveitamento que há mais de 30 anos não se via para os lados de Alvalade.
Nos 14 anos anteriores em que o Sporting apresentava ao segundo terço do campeonato um registo igual ou superior, foi campeão em 10 deles.