Sinais positivos, no meio de uma época terrível
A equipa do Sporting B está em zona de despromoção, não vence há nove jogos e tem a pior defesa da competição. O contexto não é ideal para o crescimento dos jogadores mas, nos últimos jogos, têm surgido alguns sinais positivos.
Um dos sinais mais tem chegado por parte de Pedro Marques. O avançado que deslumbrou no ano passado, na equipa de juniores, teve dificuldades em se impor na equipa B e, após um único golo em 800 minutos, distribuídos por 19 jogos (média de 42 minutos por jogo), conseguiu finalmente mostrar um pouco do que nos tinha oferecido no ano passado.
A transição para o futebol sénior não é fácil. É sempre complicado deixar de jogar com colegas e adversários da mesma faixa etária para passar a apanhar opositores com mais de 30 anos, alguns deles com uma década de futebol profissional "às costas".
Mais complicado se torna se "cais" numa equipa instável em termos de rendimento e estabilidade do onze base, onde os intervenientes pouca "química" demonstram entre si, fruto das suas mais diversas proveniências.
Neste final de época parece ter-se percebido que o rendimento aumenta proporcionalmente à maior quantidade de jogadores identificados entre si e com a matriz formativa do Sporting.
O Sporting não tem ganho, é verdade, mas o rendimento tem sido melhor, embora a defesa continue com dificuldades em estabilizar e ganhar confiança.
Nos últimos três jogos o Sporting jogou de igual para igual com três candidatos ao título, marcou seis golos, cinco deles da autoria de Pedro Marques, que termina esta temporada claramente em crescendo. São cinco golos em 248 minutos, um a cada 50 minutos de jogo.
Com o término praticamente certo da equipa B, espero que não saiamos com uma desprestigiante despromoção. Pela amostra recente, nota-se que há vontade em sair da situação actual e tenho a certeza que poderemos contar com o jovem avançado de 19 anos para evitar um final de campeonato abaixo da "linha de água".
A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.