Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

Quem é o CP Vilafranca?

Em semana da final-four da Taça CERS cabe-me a tarefa de dar a conhecer a todos os Sportinguistas o Vilafranca, adversário da meia-final da prova.

Vilafranca é uma cidade da Catalunha, a 60 quilómetros de Barcelona. O Club Patí Vilafranca foi refundado em 1970, depois de vários reinícios e recomeços. Antes desta data nunca foram uma referência e depois disso também não o conseguiram ser.

O Vilafranca nunca venceu um título nacional e os maiores feitos internacionais não o chegaram a ser... O Vilafranca tem, na década de 90, duas presenças nesta mesma fase da prova, numa altura em que as meias-finais se jogavam a duas mãos e não numa final-four. Perdeu em ambas para equipas portuguesas. Em 1997/98 para o Paço de Arcos (6-5, no conjunto das duas mãos) e em 1998/99 para o OC Barcelos (15-2, no conjunto das duas mãos).

Os catalães têm passado os últimos 15 anos a descer e a subir de divisão e nunca fizeram melhor que um 10º lugar, até ao ano passado, época em que se qualificaram para a Taça CERS deste ano após o 8º lugar na Liga espanhola, a sua melhor classificação desde que foi criada a Ok Liga.

Vão na 3ª época consecutiva no principal escalão espanhol e ocupam neste momento o 9º lugar da Ok Liga.

No seu plantel não contam com grandes estrelas da modalidade mas têm em dois jogadores mais de 60% da sua produção ofensiva. Eduard Fernández e Roger Rocasalbas marcaram cada um 22 golos e são os mais preponderantes da equipa catalã.

Nota-se um claro padrão nos resultados da equipa espanhola. Fracos com equipas do "seu campeonato" e mais consistentes com as equipas do top 5 da Ok Liga e este é um indicador claro que nos espera um jogo perigoso mas que dependerá sobretudo da nossa competência e concentração.

Se encararmos a partida com a seriedade que nos compete, acho que ganharemos facilmente, sobretudo se entrarmos fortes ofensivamente. O Vilafranca apenas não marcou num dos jogos do campeonato espanhol mas sofreu golos em todos eles.

Para ser mais fácil entender o que isto quer dizer, diria que são uma equipa com semelhanças com o Reus, finalista do ano passado da CERS que nós vencemos.

Na Taça CERS, eliminaram a Juv. Viana (empatando a 3 em Portugal) e o próprio Reus (tendo perdido fora e ganhando em casa) e aparecem nesta final-four como claros outsiders.

O Sporting procurará atingir mais uma final da segunda competição da Europa no hóquei em patins e revalidar o título, algo que apenas duas equipas conseguiram na história da competição (Novara em 91/92 e 92/93 e Reus em 02/03 e 03/04).

Depois farei uma análise ao nosso momento e àquilo que acho das nossas hipóteses na competição.

 

Sigam o GAG no facebook e no twitter.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal