Parabéns, MG!
Maria Siderot era uma das favoritas à conquista do ouro em Podgorica (Montenegro), mas uma coisa é sê-lo, outra é confirmá-lo.
As coisas não começaram fáceis, com duas vitórias sofridas na 2ª eliminatória e nos quartos-de-final. Por ser uma das mais cotadas, Siderot não competiu na 1ª ronda, passando imediatamente à fase seguinte, onde a romena Catalina Schiopu se revelou um osso bem duro de roer. A vitória surgiu no ponto de ouro, após quase 6 minutos de combate e apenas com a romena a acumular três penalizações, que automaticamente dão a vitória por ippon ao adversário.
Nos quartos-de-final, a bielorussa Anfisa Kapayeva também deu luta, mas um waza-ari no primeiro minuto do ponto de ouro colocou Maria Siderot na rota do ouro.
A semi-final foi frente à britânica Kelly Staddon e a portuguesa despachou o serviço em pouco mais de um minuto com uma vitória clara por ippon, embora o árbitro não tenha indicado a vantagem máxima numa primeira instância. A prata estava garantida mas não era suficiente.
Na final, esperava-a a sérvia Andrea Stojadinov, de apenas 17 anos mas que, com apenas 16 já tinha ganho a sua primeira (e única, até ao momento) prova internacional de seniores (uma taça da Europa, em casa - Belgrado).
A sérvia chegava ao derradeiro combate com mais dois minutos no total dos combates e ainda enfrentava Siderot, mais experiente e favorita.
A judoca do Sporting não tardou a mostrar que estava ali para ganhar e, sensivelmente a meio do combate, já havia marcado waza-ari por três ocasiões.
Apesar das investidas da sérvia, a experiência e calma de Siderot foram fundamentais para levar o combate até final, permitindo apenas um waza-ari, garantindo assim o título europeu de sub-23, com um ippon em cima do último segundo do combate.
Muitos parabéns à nossa MG e já agora, também à Joana Diogo, que não veste as nossas cores mas também subiu ao pódio para receber uma medalha de bronze.
Vídeo da final (começa aos 5h09'00''):
A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.