Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

O regresso do voleibol

Desde Maio de 1940 que, também no voleibol, a rivalidade permanece.

Fruto dos muitos anos de inactividade do Sporting, os dérbis não foram tantos quanto podiam ter sido mas, fosse no Campeonato de Lisboa ou no Campeonato Nacional o dérbi dos dérbis sempre teve o seu peso.

 

Recuo apenas à última temporada em que ambas as equipas se encontraram. 1993/94, a que antecedeu a extinção da modalidade no Sporting até aos dias de hoje e a última do Benfica com equipas seniores, antes de um interregno de três anos.

 

Recordo apenas que o Benfica é o clube nacional com mais épocas de voleibol sénior. São 71 temporadas mas...desengane-se quem pense que são 71 anos de glória. O Benfica apenas venceu sete campeonatos nacionais contra cinco do Sporting, ganhos em 39 temporadas.

 

Feita a nota histórica, regresso a 1993/94. O Sporting era bi-campeão nacional e viria a sagrar-se tri-campeão. 

Nessa época jogaram-se cinco dérbis. Dois para o campeonato, um para a Taça de Portugal, um para a Taça de Honra da AVL e outro no Torneio Internacional de Lisboa. Todos acabaram com vitórias do Sporting que, em cinco partidas apenas cedeu cinco sets.

Inacreditável como em 95 a secção foi extinta, bem como o hóquei em patins e, pouco mais tarde, o basquetebol, tendo os sócios escolhido a manutenção do andebol como modalidade de alta competição, a par do futebol e do atletismo, numa famosa assembleia geral.

Claro que a realidade dessa época, onde o Sporting era hegemónico, nada tem a ver com a actual. O Sporting conseguiu reunir, sem dúvidas, uma equipa de topo, mas somos estreantes após 22 anos de ausência e o Benfica é o actual campeão e vencedor de quatro das últimas cinco edições da prova máxima nacional.

 

Hoje começa o campeonato e será um dia marcante. O primeiro jogo oficial desta época, que marca o nosso regresso, é um dérbi com o eterno rival e nós queremos começar a vencer, para demonstrar que a hegemonia pode estar prestes a acabar.

Força Sporting! Força para o nosso voleibol!

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal