Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

O que é feito do verde?

Como não sou do tempo da monarquia, para mim, a bandeira portuguesa sempre foi verde e vermelha e, como tal, sempre achei lógico que isso se refletisse nos equipamentos da nossa seleção.

Este era o equipamento da nossa seleção no Mundial de 1986, no México. O calção verde era lógico no nosso equipamento!

Esta foto é de 1987 e a base do equipamento nacional manteve-se.
Em 1990 temos um apontamento em amarelo na camisola, e o verde total nos calções.
Estamos em 1992 e o equipamento mantêm-se praticamente inalterado.
No apurmento para o mundial de 1994, voltámos ao visual de 1990.
Na primeira grande competição da nossa geração de ouro, em 1996, em terras de sua majestade, a base manteve-se apesar da escolha infeliz nos números garrafais.
Esta era a indumentária em 1998.
Em 2000, no auge da nossa seleção, este era o nosso equipamento (para mim, um dos mais bonitos e a única camisola que comprei).
No conturbado Mundial asiático, em 2002, vestimos assim.
Naquele que é, para mim, o momento alto da nossa seleção (em 2004), vestimos um dos mais emblemáticos equipamentos de sempre.
Em 2006, inicia-se a descaracterização do equipamento nacional com a predominância do vermelho e a ausência do habitual verde nos calções.
A tendência manteve-se em 2008, embora com um vermelho mais vivo.
No mundial da África do Sul, assistimos a um regresso ao passado onde se chegaram a usar calções brancos. Gostei da mudança, com o verde nas meias, embora a lista na camisola fosse desnecessária.
No Euro 2012, voltou a aversão pelo verde.
Para este mundial de 2014, em que o marketing se sobrepõe ao respeito que a nossa nação deveria merecer e exigir à marca que nos equipa, chega-nos isto... É inaceitável o que se fez a um equipamento que deve respeitar o país e a nossa história!
Com esta retrospetiva, quero dizer-vos que não me agradam equipamentos sem o calção verde que, esse sim, respeita as cores da nossa bandeira, a mais bonita do mundo!

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal