O melhor dos últimos 15 anos
Falo de Islam Slimani. Desde Mário Jardel que nenhum avançado apresentava a cadência goleadora que o argelino atingiu esta época.
Um golo a cada 116 minutos de jogo. Sim, por incrível que pareça, este número supera os melhores registos de Liédson (o melhor registo do "levezinho" foi um golo a cada 119 minutos, na 2ª temporada ao serviço do Sporting).
Começo por admitir que o argelino me surpreendeu. Não sei se o fiz aqui mas disse várias vezes a amigos meus que duvidava que Slimani marcasse mais do que 20 golos numa temporada. Não só o fez como lhe juntou mais 11, ultrapassando a fasquia que lhe havia implementado a meio da época (30) num momento em que já tinha percebido que ele iria contrariar as minhas previsões. Ainda bem que o fez...
Voltando à estatística...sem ser um titular indiscutível nos primeiros dois anos, Slimani marca hoje um golo a cada 131 minutos. Foram 56 golos em 110 jogos.
Mais uma vez, o registo impressiona. Nem Liédson fez melhor nos primeiros três anos de leão ao peito. Um golo a cada 148 minutos, embora tenha jogado e marcado mais golos (71 golos em 121 jogos).
Estes dados sustentam o interesse global pelo avançado do Sporting e aumentam as expectativas sobre o seu substituto em caso de venda do argelino.
Espero que fique mas, se for, venha quem vier, virá substituir um dos melhores avançados dos últimos 15 anos e o melhor desde que Liédson foi embora.