Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grande Artista e Goleador

O futsal do Sporting em busca do sonho

Mais que um sonho, assumidamente um objectivo.

O Sporting é uma das melhores equipas da Europa e jogará a ronda de elite desta UEFA Futsal Cup em casa, no novo Pavilhão João Rocha.

Os adversários serão o Dina Moskva (Rússia), o Halle-Gooik (Bélgica) e o Nacional Zagreb (Croácia) e, mesmo que o mais importante seja o nível a que nos consigamos apresentar, vou fazer uma pequena apresentação dos adversários.

 

Começo pelo adversário de hoje (16 horas), os belgas do Halle-Gooik. Campeões do seu país vêm, como nós, da fase principal da prova, onde fizeram nove pontos com 16 golos marcados e nenhum sofrido. Há duas épocas ficaram pelo caminho na ronda de elite e no ano passado não passaram da ronda principal.

Treinados por um espanhol (Juan Zamora), apostaram num plantel maioritariamente formado por belgas e italianos (a maior parte deles de origem brasileira), com o português Leitão a assumir-se como o melhor marcador nesta prova (5 golos).

O Halle-Gooik lidera o seu campeonato com apenas uma derrota e tem passeado nas competições internas no último mês. São 43 golos marcados e 9 sofridos, facto que atesta a fraca réplica dos adversários, certamente mais fracos do que os da Liga SportZone.

 

O Nacional Zagreb, tri-campeão croata e adversário de amanhã (20:30 horas), também evitou a fase preliminar. Fizeram uma fase principal tranquila, com três vitórias, 18 golos marcados e 6 sofridos. É a quarta vez nos últimos seis anos que estarão presentes nesta fase da prova, da qual nunca passaram.

O treinador é croata (Robert Grdovic), bem como a maior parte do plantel, pincelado com um sotaque português. Três brasileiros e o português André Gomes compõem o plantel e conferem-lhe mais qualidade. O português, ex-Pinheirense e Futsal Azeméis (também já jogou no Braga) é o melhor marcador dos croatas na prova, com 5 golos.

A campanha na liga interna tem sido intermitente, sobretudo depois da passagem à ronda de elite da UEFA Futsal Cup, tendo averbado três derrotas e outras tantas vitórias nos últimos três jogos. São quartos na sua Liga e, parecem-me, o adversário mais acessível desta ronda de elite.

 

Por último, o Dina. Adversários do próximo sábado (17 horas), os russos têm uma equipa quase 100% oriunda do seu país a que se juntam dois ucranianos, liderados por Temur Alekberov, também ele russo.

São a única das equipas presentes neste grupo que não é campeã do seu país e que não venceu o seu grupo na ronda principal, com a atenuante de terem disputado essa fase com o campeão europeu (Inter FS - Espanha) e o Braga (vice-campeão português), a quem ganharam com muitas dificuldades.

São uma equipa com valor mas a fazer uma época muito abaixo das expectativas. Ganharam mais jogos na ronda principal da UEFA Futsal Cup (2) do que em toda a Superliga russa, onde só venceram uma vez, na primeira jornada, estando há dez jogos sem vencer (um empate e nove derrotas, seis delas consecutivas). Na taça russa foram também eliminados, numa eliminatória a duas mãos onde empataram mas não passaram, pelos golos marcados fora de casa. O momento anímico não deve ser o melhor mas esta competição tem um carácter especial.

Recordo ainda que esta equipa russa foi goleada pelo Sporting na Meo Arena, no jogo de 3º/4º lugar, em 2014/2015.

 

De todos os plantéis o do Sporting é claramente o mais forte e mais equilibrado.

Nuno Dias assumiu favoritismo e acho bem que o tenha feito. Somos a melhor equipa do grupo e tentaremos prová-lo dentro das quatro linhas.

O Sporting conta por vitórias todos os 18 jogos oficiais desta temporada, apresentando um "score" de 90 golos marcados e 24 sofridos e tem um plantel com várias soluções de qualidade para todas as posições.

 

Neste momento, os belgas parecem-me o adversário mais forte e consistente e a minha previsão, como não podia deixar de ser, é que o Sporting vença os três jogos de forma empenhada, competente e mostrando a qualidade do seu grupo.

Se tudo correr dentro da normalidade, voltaremos a perseguir o sonho na fase decisiva.

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Mais sobre mim

imagem de perfil