Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grande Artista e Goleador

Manual de Guerra: os paineleiros

Já não é a primeira vez que aqui falo deles. Os 'fazedores' de opinião cá do burgo continuam o seu caminho de tentativa de desestabilização e descredibilização do Sporting, mais concretamente do seu presidente. Simultaneamente, usam estratégia oposta para os rivais. Ignoram o despesismo do Porto (chegando ao ponto de o comparar com o do...Sporting!) e bajulam os poupadinhos da Luz, que ainda só compararam cerca de uma dezena de jogadores, embora poucos ou nenhuns acabem por servir directamente o Benfica.

Já aqui disse: não vejo programas de 'paineleiros' (na passada temporada contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que me dignei a perder tempo com tão desnecessária tarefa). 

E não os vejo por não os considerar importantes. Não vejo porque conheço os conteúdos e as agendas dos ditos 'paineleiros' (inclusive dos afectos ao Sporting).

Reitero: estes programas são importantes. E são-o porque manipulam opiniões, formatam as mesmas e fazem-no por repetição, vencendo pelo cansaço mentes mais débeis e menos informadas.

Muitos passam a tomar tudo o que por lá se diz como verdadeiro, passando inclusive a argumentar em discussões pessoais com o argumentário pescado nos ditos programas.

Há meses que digo que este é um tabuleiro importante onde o Sporting precisa de começar a jogar. E quando uso o termo 'jogar', não o faço por considerar que devamos entrar no jogo com a mesma premissa dos que nele têm habitualmente jogado.

O Sporting precisa de ter em cada um dos programas com mais audiência alguém que clarifique, que desmistifique teorias criadas, que informe, que desmascare e que não tenha medo de afrontar quem não respeita o Sporting e, mais ainda, quem o ridiculariza.

Ando há um mês para escrever isto e uma notícia que indicava que Augusto Inácio pode ser um dos novos 'paineleiros' fez com que ganhasse forças para avançar.

Como é óbvio, é difícil ao Sporting colocar nos ditos programas pessoas que não estejam dispostas a seguir um guião pré-estabelecido em que o Sporting é, invariavelmente, o elo mais fraco.

Assim sendo, há que 'aliciar' os directores de programa responsáveis com informação credível e 'insides' em primeira mão.

Os novos 'paineleiros' darão o privilégio de oferecer algumas notícias em primeira mão e, em troca, o Sporting ganha alguém que fará a defesa intransigente do Clube sem se esquecer de desmascarar as mentiras dos afectos aos rivais.

Só assim se poderá desformatar espectadores e adeptos de futebol, sejam eles Sportinguistas ou rivais. Só se combate a mentira, confrontando-a com factos que a comprovem e com argumentação cuidada. Só assim se descredibilizam aqueles que teimam em não respeitar o Sporting e se entretêm a fazê-lo em praça pública.

E, quem sabe, Augusto Inácio não tem aqui um papel de extrema importância e outros não passarão a piar mais fininho.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal