Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

«Iuri Medeiros vai ter o mesmo destino de João Mário»

Rafael Martins é o goleador-mor do Moreirense e cliente habitual do pé esquerdo de Iuri Medeiros. Os dois jogadores são responsáveis por grande parte da produção ofensiva da equipa minhota.

Desafiado pelo Maisfutebol a descrever o jovem que atua a seu lado por empréstimo do Sporting, Rafael Martins não faz por menos e atira, sem que a questão tinha sido colocada dessa forma, com outro nome para cima da mesa: João Mário.

O ponta-de-lança brasileiro jogou com João Mário na época 2013/14, no Vitória de Setúbal, e percebeu desde cedo que estava perante um talento de qualidade superior. Aliás, traçou-lhe o destino rapidamente.

«Quando estávamos os dois no Vitória, eu via a enorme qualidade do João Mário e dizia-lhe que seria uma questão de tempo até estar no onze do Sporting. Agora, acredito que o Iuri Medeiros vai ter o mesmo destino.»

Iuri Medeiros destacou-se nos meses de empréstimo ao Arouca e tem subiu de produção camisola do Moreirense. 9 golos na temporada 2015/16, acompanhados por várias assistências.

O jogador nascido nos Açores, há 21 anos, vai fazer a pré-época com o plantel do Sporting e tem boas possibilidades de ficar no plantel às ordens de Jorge Jesus.

Rafael Martins diz que Iuri Medeiros tem caraterísticas únicas, que podem ser extremamente úteis ao Sporting.

«O Iuri é um grande jogador, que em espaços curtos te pode colocar na cara do guarda-redes contrário. Tem um pé esquerdo fabuloso. Acho que o Sporting tem de aproveitar essas caraterísticas rapidamente.»

O máximo goleador do Moreirense salienta a capacidade que o jovem dos quadros leoninos tem para decidir jogos num abrir e fechar de olhos.

«Por vezes parece que está desaparecido no relvado mas é daqueles talentos que em dez minutos resolve um jogo. Penso que ele mudou um pouco a sua forma de estar em campo e nos últimos jogos têm feito ainda melhores exibições.»

 

Palhinha: o touro do meio-campo que é mão de vaca

Iuri Medeiros tem maior protagonismo que o outro jogador cedido pelo Sporting ao Moreirense. De qualquer forma, Jorge Jesus parece ser um grande apreciador de João Palhinha e Miguel Leal aprecia a sua qualidade para ditar leis no setor intermediário.

Não se deixem enganar: o nome Palhinha pode levar os menos atentos a imaginar um jogador diminuto, sem expressão física. Pelo contrário. Com 189 centímetros e 82 quilos, o médio defensivo é sinónimo de força e capacidade de choque.

«O João Palhinha é um jogador alto e muito forte fisicamente. É uma torre, um touro! Tem sido muito importante para nós.»

Mais novo que Iuri Medeiros e a cumprir a primeira época no escalão principal, o jogador de 20 anos pode ver a sua integração no plantel leonino adiada. A pré-época será importante nesse aspeto. E Rafael Martins acredita que tudo não passa de uma questão de tempo.

«O Iuri Medeiros está mais maduro, já vai no segundo empréstimo e penso que está completamente preparado para entrar no plantel do Sporting. Para o João Palhinha é o primeiro empréstimo, não sei o que os responsáveis do clube pretendem, mas tem sido dos mais utilizados aqui e, se não for este ano, acredito que passará por outro empréstimo e irá voltar ao Sporting na época seguinte. Mas para mim a qualidade é clara.»

João Palhinha fez 23 jogos na Liga Portuguesa e adaptou-se com naturalidade ao Moreirense. Aliás, percebe-se que gera empatia no balneário do clube minhoto. Em diálogo com o Maisfutebol, o seu companheiro de equipa revela uma particularidade extremamente curiosa.

«Costumámos brincar com o Palhinha porque ele é muito mão de vaca, como se diz no Brasil. Diz-se forreta aqui, não é? É isso. Se lhe disseres para ir lanchar contigo, ele diz que está com dores de cabeça e que vai direto para casa. É mesmo mão de vaca. Com o Iuri Medeiros não brincámos tanto, ele é mais quieto, fica no seu canto. Mas são dois grandes jogadores.»

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal