Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grande Artista e Goleador

Hoje joga o Sporting

Não há margem de erro. O Sporting já tem 53 jogos disputados esta época mas faltam apenas mais seis que, se tudo correr bem, serão sete. 

Há, neste momento, um desgaste tremendo entre os jogadores mais utilizadose, para se ter uma noção, em 2015/16, a média de minutos de utilização entre os 15 jogadores mais utilizados era de 2617 (semelhante aos 2595 da temporada passada). Este ano Jesus sobrecarregou os 15 mais utilizados com, em média, mais de 3000 minutos (3006, para ser mais preciso).

Hoje temos 11 jogadores com mais de 3000 minutos de jogo, enquanto que, nas duas temporadas anteriores, apenas 5 ultrapassaram essa fasquia em cada época. Sinal claro de menor rotatividade, numa temporada em que se preparou tudo para ter um plantel mais profundo mas onde muitos jogadores nunca foram opção para Jorge Jesus. As lesões limitaram essa rotatividade mas não são desculpa para que tenhamos o restante do plantel com menos de 1400 minutos cada.

 

Seja como for, não é já tempo de fazer essa rotatividade. Há que assumir que Jesus apostou sempre nos que mais confiava e vai continuar a fazê-lo, admitindo que isso possa ter consequências na preparação da próxima época, visto que Rui Patrício, Sebastián Coates, Bruno Fernandes, Gelson Martins e Marcos Acuña acabarão a época com mais de 4000 minutos disputados e um Mundial pela frente, antes de se voltarem a apresentar em Alcochete para a pré-temporada.

Que sirva de exemplo para o futuro e não se voltem a cometer os mesmos erros, nem de gestão nem de abordagem ao mercado. O Sporting tem jogadores de valor nos seus quadros que merecem mais tempo de utilização e melhores oportunidades para evoluir e nos ajudar.

 

Hoje teremos um jogo muito complicado. O Belenenses de Silas empatou em casa com o Benfica e venceu o Porto. Iremos a Belém com avisos sérios e a saber com que contar.

Teremos de fazer o que nenhum dos rivais conseguiu e ganhar pontos a algum deles ou a ambos, visto que se defrontam duas horas antes, no Estádio do Benfica.

É importante garantir o segundo lugar para preparar a próxima temporada com a Champions em pano de fundo. Eu acredito que voltaremos a ouvir o hino da Champions em 2018/19!

 

Consulta toda a actividade na Agenda Leonina (link). Há mais motivos de interesse.

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Mais sobre mim

imagem de perfil