Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

Futebol - Desporto ou arte

Para muitos será apenas e só um desporto, mas para mim é o melhor dos dois mundos. É obviamente um desporto em que somos por vezes brindados por verdadeiros artistas.
O espetáculo que é um jogo de futebol pode ser bom, razoável ou por vezes mau. Ora então, é tal e qual como nas artes. Um filme pode ser bom ou mau, tal como os actores que nele participam. Um bailado pode ser excelente ou medíocre, em função da qualidade dos bailarinos. Há concertos aos quais vale a pena ir e outros que nem de borla. Isto podia continuar...mas já deu par perceber.

O futebol em Portugal é, em termos fiscais, equiparado à arte e à cultura. Não me parece por acaso! Futebol é desporto, arte e cultura, portanto bate certo.
Como definição, arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens (obrigado, wikipédia!). Se podemos falar em arquitetura, escultura, cinema, música, dança, escrita ou pintura (entre muitas outras atividades) como formas de arte, porque é que o futebol não o pode ser?!

Vejamos: o futebol, como sabemos, é jogado com todas as partes do corpo exceto os braços e as mãos (excluíndo, obviamente, os guarda-redes). O que é que se pede a alguém que joga um desporto em que se deve mover um objeto redondo (e consequentemente instável, por vezes imprevisível) e se deve introduzí-lo numa baliza de 7.32mX2.44m, guardada por um indíviduo que pode evitar com qualquer parte do seu corpo que o dito objeto ultrapasse uma linha que une os postes da respetiva baliza?! Técnica, habilidade e criatividade! Então isto não é arte!?
Experimentem pedir a alguém que nunca tenha jogado futebol para dominar uma bola a longa distância, fazer um remate à baliza, cabecear ou fazer um simples passe a 2 metros, para ver se não são precisos todos os requisitos que o significado da palavra arte encerra. Por isso é que o futebol é o desporto mais difícil. Pede-se a alguém que faça com outras partes do corpo aquilo que parece fácil fazer com as mãos. Isto pode ajudar a explicar o porquê do futebol ser o "desporto rei", um verdadeiro fenómeno de massas e consequentemente, a arte mais vista e praticada no mundo!

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil