Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

E se os campeonatos tivessem acabado ontem?

Garantida que está a nossa presença na Liga dos Campeões do próximo ano, façamos um exercício especulativo relativamente a um possível sorteio. Para isso, imaginemos que os campeonatos terminaram ontem.

 

Como é do conhecimento geral, as equipas campeãs dos 8 campeonatos mais cotados da Europa formarão o pote 1 da competição. É aqui que reside a nossa única esperança de um sorteio menos adverso. Só sagrando-nos campeões nacionais integraremos um dos dois primeiros potes no sorteio da fase de grupos da Champions.

 

Tendo em conta as classificações actuais, de todas as equipas que se classificariam directamente (21), só 3 (CSKA Moscovo, Club Brugge, Besiktas) têm pior ranking que o Sporting e nenhuma garantiu ainda o título de campeões nacionais do seu país, que lhe garantem o acesso directo à competição maior do futebol europeu, facto que significa que a nossa posição entre os 21 apurados directamente pode ainda piorar.

 

Visto que estão apenas contabilizados aqui os acessos directos à Liga dos Campeões, o Sporting estaria automaticamente na posição 3 do terceiro pote. Ou seja, das equipas vindas das fases preliminares, só 5 podem ter melhor ranking que nós para que nos mantenhamos no pote 3 para o sorteio.

 

Contabilizando apenas as equipas que entram directamente no playoff, já dá para perceber que a tarefa não é fácil. Porto, Manchester City e Villarreal têm melhor ranking que nós e, confirmando o favoritismo, resta esperar que apenas mais duas equipas melhor cotadas que nós cheguem à fase de grupos, algo que, convenhamos, não é muito previsível, visto que ainda não contabilizei as equipas que vêm da 3ª fase de qualificação, de países como França, Rússia, Ucrânia, Bélgica, Holanda ou Turquia. Equipas como Shakhtar, PSV ou Anderlecht podem atirar-nos desde logo para o pote 4, o último da competição.

 

Em jeito de conclusão, este exercício prova que é importantíssimo começar a trabalhar o estatuto europeu do Sporting e cimentar uma posição no top 20 o mais rapidamente possível.

Claro que podemos contar com uma sorte danada e integrar um grupo equilibrado, mesmo ficando no último pote da Champions  mas, como a sorte não é algo com que estejamos habituados a contar...

Deixo-vos abaixo a composição dos potes, caso os campeonatos tivessem mesmo terminado ontem. 

 

POTE 1

Barcelona (3º)
Bayern (2º)
Leicester (-)
Juventus (9º) 
Benfica (6º)
PSG (7º)
CSKA (41º)
Dínamo Kiev (26º)

POTE 2

Real Madrid (1º)
Atlético Madrid (4º)
Dortmund (8º)
Arsenal (10º)
Nápoles (16º)
Leverkusen (18º)
Basileia (19º)
Tottenham (23º)

POTE 3

Lyon (28º)
Ajax (29º)
Sporting CP (40º)
Club Brugge (46º)
Besiktas (62º)

PLAYOFF

Villarreal (32º)
B. Mönchengladbach (49º)
Man. City (11º)
Roma (51º)
Porto (15º)

3ª FASE DE QUALIFICAÇÃO (apenas alguns exemplos)

Mónaco (58º)
Rostov (146º)
Shakhtar (21º)
Anderlecht (37º)
PSV (33º)
Fenerbahçe (52º)

 

Sigam o GAG no facebook e no twitter.

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    GAG 04.05.2016

    Exactamente aquilo que penso. Prefiro ficar consecutivamente pelos 1/8 da Champions (não enjeitando ir mais além, como os lampiões este ano) do que cair para a Liga Europa.
    O verdadeiro estatuto europeu cria-se na melhor competição de clubes da Europa.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Mais sobre mim

    imagem de perfil