Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

É hora

Deitei-me tarde e revi, na minha cabeça, o filme do jogo (em especial daquele fatídico lance) dezenas de vezes.
Não consegui escrever uma linha. Queria ser claro e conciso. Não queria fazer um manual, mas sim deixar umas notas. Não sei se vou conseguir...vou deixar fluir e só terminarei quando disser tudo o que penso.
Em condições normais, um empate fora, na Champions, é um bom resultado. Mas não foram condições normais as que se verificaram. O adversário era o Maribor, um clube esloveno, que embora seja tetra-campeão do seu país, não é um grande clube, nem tem uma grande equipa.

O Sporting dominou a maior parte do encontro, mas a incapacidade de finalizar as jogadas de ataque não nos permitiu 'matar o jogo' a tempo de evitar algo que em cinco jogos oficiais já se percebeu que pode acontecer. Isso foi-nos fatal. Não pretendo com isto desculpar Sarr e Maurício (o lance é anedótico), mas a verdade é que se a vantagem fosse de dois golos (como deveria), aquele lance não causaria mossa alguma (e dava, inclusive, a Marco Silva a possibilidade de mexer no centro da defesa sem um chicote na mão).

Falando mais individualmente:

Rui Patrício esteve bem e não tem qualquer responsabilidade no golo (ao contrário do que já li e ouvi por aí).

Cédric esteve mal. Apoiou mal o ataque e teve falhas defensivas. Há que perceber que veio de lesão e é sem dúvida a melhor opção para a posição (embora Esgaio tenha cumprido perfeitamente a função nos três jogos em que participou).
Jefferson também não esteve no seu melhor. Não é habitual a incapacidade que demonstrou em apoiar o ataque. Defensivamente não teve grandes falhas.

Sarr é um jovem e está em crescimento, mas nesta fase, um parceiro que não tremesse ajudava muito. Tem responsabilidades no golo do Maribor, mas não foi o mais culpado.
Maurício parece estar durante 90 minutos à beira de um ataque de nervos. Como se não bastassem as evidentes lacunas tecnico-tácticas, prejudica-se e prejudica a equipa com o seu estado anímico. Parece não aguentar a pressão de ter de ser o patrão da defesa e é evidente que não o pode ser. Tem garra, crer e vontade, mas isso não chega. Aliás, tudo isso sem concentração não vale de nada!
William Carvalho já vai mostrando alguns lampejos do William do ano passado, mas ainda está longe do nível que apresentou. Talvez as férias e o regresso mais tardio não lhe tenham feito bem mas confio que vai voltar a estar em grande nível.

Adrien é o bombeiro de serviço. O nível mais baixo de William e André Martins fazem com que tenha de ir apagar todos os fogos, o que faz com que pareça em baixo de forma, análise que não considero verdadeira, pois é o jogador em melhor nível do nosso meio campo.

André Martins não joga mal, mas não acrescenta ao nosso meio campo aquilo que ele precisa. A sua saída da equipa não se deve a falta de empenho ou de qualidade, mas sim a uma falta de apetência para a função que lhe é pedida.

Carrillo não esteve como tem estado, mas não fez uma má exibição. Tivesse tido a frieza que teve no jogo com o Belenenses e teria festejado um golo (por azar, na sequência do lance, um grande remate embateu na trave).

Nani provou, mais uma vez, que não é mais um para ajudar. É um para resolver! A equipa deve ajudá-lo e o mínimo que devem fazer é não estragar o seu trabalho. Depois de um grande golo e de levar a equipa às costas não merecia aquela infantilidade no último minuto do jogo. É de nível mundial e não veio passar férias a Lisboa (facto que custa muito a alguns adeptos de outros clubes).

Slimani fez, na generalidade, um bom jogo, mas continua perdulário em frente da baliza, masmo em lances que são a sua especialidade.

João Mário entrou aos 45 minutos e mostrou que pode acrescentar à equipa algo que André Martins não consegue dar neste momento.

Carlos Mané entrou para o lugar de Carrillo e podia ter sido decisivo. Teve na cabeça a possibilidade de fazer o 2-0 e acabar com as dúvidas quanto à conquista dos 3 pontos, mas mostrou a mesma ineficácia que parece contagiar toda a equipa.

Montero entrou nos descontos para o lugar de Slimani para queimar tempo, mas confesso que não entendi a substituição.
Marco Silva parece-me tenso demais. Aquilo que muitos lhe pediam antes de iniciar a aventura no reino do leão, era que não pensasse que estava no Estoril. Sendo óbvio que o Estoril não é o Sporting, neste momento, o que mais desejo é que o nosso treinador se esqueça que está no Sporting e que faça o que eu sei que ele sabe fazer. O nosso treinador tem responsabilidades óbvias nos maus resultados da equipa. Se é verdade que o estilo de jogo mudou, relativamente ao ano passado, não é menos verdade que os intervenientes são os mesmos e que já se percebeu que alguns deles podem não ser as melhores opções para os lugares que ocupam. É altura de Marco Silva se impôr e dar um 'murro na mesa'. Alguém vai ter de 'saltar' do onze inicial e as alterações são para fazer já! Manter tudo igual pode fazer com que perca o 'pulso' ao balneário, fazendo com que os suplentes pensem que só estão para completar o plantel. Há que gerir esta situação com inteligência, mudando o necessário para não causar mossa na união do grupo de trabalho.

Bruno de Carvalho foi surpreendido com as saídas de Rojo e Dier. Não conseguiu arranjar um substituto à altura e é um erro que de certeza servirá de lição para o futuro. Cabe a Marco Silva mudar o centro da defesa as vezes que forem necessárias até encontrar a dupla que melhor entrosamento demonstre.

Para terminar, no domingo há jogo em Barcelos e a última coisa que a equipa precisa é que o apoio dos adeptos esmoreça. Teremos de marcar uma presença forte e dar um apoio incondicional para que sintam que estamos com eles. Eu acredito na equipa, no treinador e na direcção!
Dando a minha opinião e quem sabe, uma ajudinha ao Marco Silva, esta é a minha equipa para domingo:

Rui Patrício; Cédric; Paulo Oliveira; Sarr; Jonathan Silva; William; Adrien; Mané; Carrillo; Nani; Tanaka

Até te dou o banco Marco, para te aliviar:

Boeck; Maurício; Esgaio; Rosell; João Mário; Montero; Slimani

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal