Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grande Artista e Goleador

Dia de assegurar a qualificação

Só há seis equipas sem derrotas na fase de grupos da Youth League e nós somos uma delas. Apenas um grupo conta com duas equipas nesta condição (o nosso) e somos a única equipa portuguesa que ainda não teve o amargo sabor da derrota (embora não sejamos a que mais pontuou - Porto).

 

Hoje, frente ao Real Madrid, podemos assegurar a passagem à fase seguinte da Youth League, "cheirando" assim a liderança do grupo, que pode ficar a apenas um ponto.

Fomos até ao momento a única equipa a roubar pontos aos espanhóis e podemos não só aproximar-nos deles como garantir vantagem no confronto directo, que pode mesmo ser decisivo para o fecho das contas do grupo.

 

É natural que Tiago Fernandes não abdique dos 3 sub-21 que pode chamar para ajudar a equipa de sub-19. As escolhas têm caído sobre Bubacar Djaló (3 jogos), Pedro Silva (2 jogos) e Pedro Empis (1 jogo) e é provável que seja este o trio a voltar a ajudar a nossa equipa de juniores, depois de terem sido muito importantes na Alemanha.

 

Como vem sendo habitual, mais uma vez, os holofotes estarão em cima de Pedro Marques e muitos dos problemas ofensivos poderão mesmo ser resolvidos por ele mas são vários os jogadores que me têm enchido as medidas, não só nesta competição mas em toda a temporada. 

No sector defensivo, Pedro Silva, João Ricciuli e Abdu Conté. O Sporting apresentou três duplas de centrais diferentes nos jogos anteriores e Ricciuli é o único denominador comum em todas elas. Abdu Conté é um lateral de grande qualidade mas já mostrou grande competência como defesa-central, algo cada vez mais raro nos jogadores de hoje. Pedro Silva é um guarda-redes de grande qualidade que tem crescido imenso desde a sua integração da equipa B, onde poderá cometer os erros que Rui Patrício teve de dar na equipa principal.

No meio-campo a qualidade é tanta que quase me vejo forçado a nomear todos. Bubacar é fortíssimo defensivamente, tanto no posicionamento como nos duelos, Enquanto têm frescura física, Bruno Paz e Pedro Ferreira chamam a si quase todas as responsabilidades do jogo e Daniel Bragança e Miguel Luís emprestam ao jogo uma disponibilidade física e mental impressionante, juntando a isto uma meia-distância interessante, sobretudo o segundo.

Na frente, temos um matador e dois agitadores, um deles com um faro pelo golo assinalável. Pedro Marques é o "matador", Elves Baldé o agitador e Rafael Leão a arma-secreta.

 

Pelas suas características e por ser um jogador que entusiasma, tanto a partir da ala como num sistema de dois avançados, confesso especial atenção da minha parte em Rafael Leão. Não é dos mais falados mas parece-me dos que mais potencial apresenta. Estampa física, velocidade, técnica e boa finalização, tanto pelo ar como pelo chão. "Afinado", pode vir a ser "máquina".

 

Só a vitória interessa, mesmo sabendo que o empate nos coloca igualmente na fase seguinte da competição. O jogo é às 13 horas, na Academia, com transmissão em directo na SportTV 1.

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Mais sobre mim

imagem de perfil