Como está a onda verde?
Tenho vindo a registar as assistências dos três grandes nas várias competições. Estamos a meio do campeonato e parece-me útil fazer um balanço. Farei a média com e sem os jogos grandes, pois Porto e Sporting beneficiam nos jogos fora do facto do Estádio da Luz ter uma lotação superior aos Estádios José Alvalade e do Dragão.
Hoje, vou limitar a análise aos jogos da liga, depois de já ter feito o mesmo no final da fase de grupos da Liga dos Campeões, onde o Sporting foi o líder em assistências no seu próprio estádio.
SPORTING
Nº total de jogos: 17
Jogos em casa: 9
Jogos fora: 8
Média de espectadores em casa: 33456
Média de espectadores fora: 18063
Média de espectadores em casa, excepto grandes: 32888
Média de espectadores fora, excepto grandes: 11801
PORTO
Nº total de jogos: 17
Jogos em casa: 9
Jogos fora: 8
Média de espectadores em casa: 34135
Média de espectadores fora: 11076
Média de espectadores em casa, excepto grandes: 32388
Média de espectadores fora, excepto grandes: 7299
BENFICA
Nº total de jogos: 17
Jogos em casa: 8
Jogos fora: 9
Média de espectadores em casa: 43840
Média de espectadores fora: 14053
Média de espectadores em casa, excepto grandes: 41260
Média de espectadores fora, excepto grandes: 9796
Confirma-se, mais uma vez que a onda verde percorre o país. O Sporting é, até ao momento, a equipa que mais adeptos leva aos jogos fora de casa.
No entanto, nos últimos 3 jogos em casa, a nossa média de espectadores tem vindo a descer (nos primeiros seis jogos em casa era superior a 35000), estando inclusive ligeiramente abaixo da que o Porto apresenta, fazendo de nós o grande com pior assistência no seu estádio.
Incluí as médias sem os jogos grandes, pois é aí que se verifica a verdadeira militância e não nos jogos de grande cartaz. Aí, não só ultrapassamos a média registada pelo Porto, como nos aproximamos daquela que regista o Benfica.
Estes são números que ficam aquém das minhas expectativas. Esperava que fosse possível ter uma média de espectadores entre os 35000 e os 40000 e apelo a todos os sportinguistas para que apoiem a equipa em todos os estádios e sobretudo para que marquem presença mais vezes no nosso, fazendo dele o verdadeiro 'covil de leões' que nos pode tornar ainda mais fortes.