Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

Alexis no encalce de Yokochi

Os nacionais de natação vieram mostrar que Alexis Santos está no bom caminho para se vir a tornar no maior nadador português de sempre.

Depois da boa prestação olímpica, onde bateu o recorde nacional dos 400 metros estilos, Alexis traçou novos objectivos, com Tóquio 2020 como alvo final.

Este fim de semana melhorou o seu próprio recorde nos 200m livres e resgatou para si o recorde nacional dos 400m estilos.

A próxima grande paragem são os Mundiais de Budapeste, a disputar entre 14 e 30 de Julho.

 

Alexandre Yokoshi, antigo nadador do Benfica tem a si associado o feito único de ter disputado uma final olímpica (1984), sendo que foi também vice-campeão da Europa (1985) e, embora tenha competido até 1992, nunca voltou a subir a um pódio numa importante competição internacional.

 

Alexis, aos 25 anos, continua o seu percurso ascendente, rumo a uma carreira sólida e de sucesso. Depois do bronze nos Europeus de Londres, no ano passado, e do 12º lugar nos Jogos Olímpicos (ambos os resultados nos 200m estilos), o nadador do Sporting, detentor de quatro recordes nacionais (200m livres, 50m costas, 200m e 400m estilos) procura agora subir o nível e provar que pode bater-se de forma consistente com os melhores.

 

Ao nadador leonino falta a tão ambicionada final olímpica sendo que, até lá, terá várias oportunidades de rechear o currículo.

Não sei até que ponto Alexis pode disputar provas num único estilo e muito menos sei se seria competitivo fazendo-o em simultâneo com aquela que parece ser a sua "especialidade". Bater-se com os melhores do Mundo já é difícil numa prova e não sei até que ponto está nas ambições do melhor nadador português da actualidade a possibilidade de se bater em provas internacionais em mais provas do que os habituais 200m e 400m estilos.

 

Talvez seja aqui que Alexis possa vir a marcar a diferença para Yokochi, afirmando-se em definitivo, ainda antes dos "Jogos" de Tóquio, como o melhor português de sempre.

É que Yokochi desde cedo se especializou a nadar bruços e Alexis tem a "vantagem" de ser forte em mais do que um estilo. Talvez possa marcar uma era, sobretudo nas competições continentais e, assim, encarar Tóquio com um balão motivacional que lhe permita atingir a tão desejada final, onde todos sonham estar.

 

Que as lesões não o fustiguem e a sorte o bafeje. O resto virá do trabalho e Alexis já mostrou que, força de vontade não lhe falta.

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

imagem de perfil