A onda verde e a bazófia do costume
Tenho vindo a registar as assistências dos três grandes nas várias competições. Não era suposto fazer este balanço agora mas...
Farei a média com e sem os jogos grandes, pois Porto e Sporting beneficiam nos jogos fora do facto do Estádio da Luz ter uma lotação superior aos Estádios José Alvalade e do Dragão.
Vou limitar a análise aos jogos da liga, depois de já ter feito o mesmo no final da fase de grupos da Liga dos Campeões, onde o Sporting foi o líder em assistências no seu próprio estádio.
SPORTING
Nº total de jogos: 20
Jogos em casa: 11
Jogos fora: 9
Média de espectadores em casa: 35268
Média de espectadores fora: 16291
Média de espectadores em casa, excepto grandes: 33431
Média de espectadores fora, excepto grandes: 10590
PORTO
Nº total de jogos: 20
Jogos em casa: 10
Jogos fora: 10
Média de espectadores em casa: 33152
Média de espectadores fora: 9988
Média de espectadores em casa, excepto grandes: 31490
Média de espectadores fora, excepto grandes: 6876
BENFICA
Nº total de jogos: 20
Jogos em casa: 9
Jogos fora: 11
Média de espectadores em casa: 43451
Média de espectadores fora: 16541
Média de espectadores em casa, excepto grandes: 41146
Média de espectadores fora, excepto grandes: 9419
Confirma-se, mais uma vez que a onda verde percorre o país. O Sporting é, até ao momento, a equipa que mais adeptos leva aos jogos fora de casa se excluirmos os jogos entre os grandes, onde o Benfica beneficia do facto de já se ter deslocado ao Dragão e a Alvalade.
Incluí as médias sem os jogos grandes, pois é aí que se verifica a verdadeira militância e não nos jogos de grande cartaz. Aí, não só ultrapassamos a média registada pelo Porto, como nos aproximamos daquela que regista o Benfica.
Espero que seja possível manter até ao final da temporada esta média superior a 35000 espectadores, nos jogos em casa.
NOTA: Apenas porque me fartei de ouvir durante a semana a bazófia habitual por parte dos lampiões, com bocas do género, "Só enchem o estádio quando jogam contra nós", aqui vão uns dados estatísticos irrefutáveis.
Apenas uma vez o Benfica conseguiu pôr no seu próprio estádio mais do que os 49076 espectadores que se deslocaram a Alvalade e...adivinhem com quem foi?! Para além disso, o estádio José Alvalade, no derby, registou uma taxa de ocupação superior ao derby jogado na Luz na primeira volta (98.07%, contra 95.75%).