Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grande Artista e Goleador

À conquista da Europa

Foto de Judo Sporting Clube de Portugal.

 

Respeitando a ordem da foto: Anri Egutidze, Jorge Fonseca, Joana Ramos e Sergiu Oleinic são os representantes do Sporting nos campeonatos da Europa de judo, que hoje começam a disputar-se em Tel Aviv (Israel).

A prova disputa-se até sábado, com Joana Ramos e Sergiu Oleinic a estrearem-se hoje, no primeiro dia de provas, nas cetegorias de -52kg e -66kg, respectivamente.

Sexta-feira será a vez de Anri Egutidze se fazer aos tatamis, na categoria -81kg, enquanto que, para sábado, fica reservado a Jorge Fonseca o último dia de competição, nos -100kg.

 

Joana Ramos, nº 23 do ranking mundial e medalhada de bronze nos últimos campeonatos da Europa, há um ano, em Varsóvia (à qual junta a prata, em 2011), está de volta à competição após uma época, até ao momento, muito complicada.

A atleta do Sporting não compete desde Tóquio, em dezembro do ano passado e tem recuperado, desde então, de uma pneumonia. Previa-se que tivesse regressado à competição mas diria que guardou os trunfos todos para esta competição.

O seu momento de forma é uma completa incógnita para as adversárias, que certamente não deixarão de respeitar uma atleta do seu nível e com o seu currículo.

Joana Ramos começa frente à austríaca Agata Perenc, 20ª do ranking mundial e, naturalmente, não é uma das candidatas às medalhas.

 

Sergiu Oleinic, nº 17 do ranking mundial, é um atleta com prestações bastante consistentes mas que, por azar, não tem conseguido melhores resultados, dos quais, julgo eu, já seja merecedor.

O histórico de quintos e sétimos lugares é longo e há sempre a expectativa de ver qual a prova em que supera esses resultados e atinge o pódio, onde não está desde o Grand Prix de Zagreb, em setembro de 2017.

Desde então foram muitas as vezes que Oleinic não passou das rondas preliminares, embora mostrando-se sempre um osso duro de roer para todos os adversários, mesmo os mais fortes.

Entrará em competição frente ao espanhol Alberto Gaitero Martin, nº 21 mundial e acredito que, passando a primeira ronda, lutará até ao fim pelas medalhas. Embora não seja encarado como um sério candidato, diria que é um bom outsider em quem apostar.

 

Anri Egutidze, primeiro ano de sénior, vem de dois meses fantásticos em que competiu ao mais alto nível e nos quais conquistou duas medalhas (prata e bronze) em provas do circuito mundial. É 17º do ranking mundial na sua categoria e o outsider com maiores possibilidades de ser feliz em Tel Aviv, na prova de -81kg.

Pela frente terá o cipriota Phedias Konnaris (358º do mundo) que, se tudo correr normalmente, derrotará sem problemas, embora estejamos a falar da categoria mais competitiva e imprevisível do judo masculino

Embora como outsider, pelos seus resultados recentes, a sua ambição, potencial e capacidade, Egutidze é encarado como um dos mais fortes candidatos a furar o favoritismo de outros atletas.

 

Por fim, Jorge Fonseca, 7º da hierarquia mundial é, sem dúvida, um dos mais explosivos e tecnicamente desenvolvidos do Mundo, na sua categoria. O seu judo é entusiasmante e apreciado um pouco por toda a parte.

As múltiplas medalhas em competições do circuito mundial impõem respeito e é rara a competição em que não o vemos no top 5.

Não há dúvidas que Fonseca é um dos mais fortes candidatos às medalhas, não só entre os Sportinguistas como em toda a comitiva nacional e é inegável que essa expectativa existe, mais ainda no próprio Jorge, sempre ambicioso e muito seguro de si e da sua qualidade.

Pela frente, na primeira ronda, terá Laurin Boehler, austríaco e 17º do ranking Mundial. O caminho para as meias-finais não será, contudo, tranquilo. Na final de poule espera-se um electrizante embate com um de dois gigantes da categoria; o húngaro Miklos Cirjenics e o francês Cyrille Maret.

 

A competição terá total cobertura da European Judo Union, no seu canal de youtube (link), os resultados têm actualização em directo (link) e a prova começa hoje, às 10 horas.

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal