Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Grande Artista e Goleador

Hoje joga o Sporting

Hoje luta-se pela liderança em Braga e, depois das vitórias de Porto e Benfica, veremos como reage o Sporting a mais um momento de alta pressão.

Uma coisa é certa; mantendo-se a tendência deste milénio, não haverá empate em Braga. Dos 19 jogos disputados entre ambas as equipas, na cidade dos arcebispos, 11 acabaram com vitória do Sporting (8 derrotas).

Não restam dúvidas que é uma saída tradicionalmente difícil até porque, mesmo as vitórias, são normalmente tangenciais. Aliás, apenas 5 destes 19 encontros não acabaram com diferenças tangenciais, sendo que 8 das 11 vitórias leoninas foram pela margem mínima.

 

Espera-nos um jogo difícil, frente a uma boa equipa e há que ter especial atenção aos cinco homens mais adiantados dos minhotos. Ricardo Esgaio, João Novais, Fábio Martins, Dyego Sousa e Wilson Eduardo têm argumentos para colocar a nossa defesa em dificuldades mas o mesmo se pode dizer dos jogadores do Sporting. 

Prevejo um golo com golos e emoção mas vejo o Sporting mais equilibrado defensivamente do que o Braga. Veremos qual o ataque que leva a melhor, sendo certo que teremos de ter atenção aos remates de meia e longa distância dos bracarenses, que são muito fortes em todos os lances de bola parada.

 

Acredito que podemos sair desta jornada por cima, acabando a repartir a liderança com o Benfica. Este campeonato é para fazer jogo a jogo e este primeiro terço é muito importante para incrementar a confiança da equipa no treinador e cimentar um grupo unido e confiante, também nas suas capacidades.

Eu acredito em mais uma vitória!

Vamos, Sporting!

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

SportTV, respeitem os atletas! Sejam imparciais!

Agora que já vi os três blocos de notícias dos últimos três dias, na SPORT TV (Últimas Notícias), atrevo-me a mostrar a minha indignação para com o desconhecimento (ou parcialidade) revelados, tanto pelo jornalista como pelo comentador de serviço.
 
Desde o primeiro dia que Telma Monteiro era apontada por estes senhores como a grande esperança nacional por uma medalha.
Ora, ou isto demonstra desconhecimento da realidade actual do judo português ou parcialidade (quem sabe, motivada pelos clubes que esta e outros atletas representam).
 
O post pretende apenas defender a honra, dignidade e o respeito pelo percurso e currículo dos restantes portugueses em prova, embora me vá centrar nos do Sporting Clube de Portugal (com todo o respeito para os restantes). Para além disso, serve para mostrar que, num campeonato do Mundo onde Portugal está tão bem representado (em qualidade e quantidade), a SportTV opta por promover uma atleta (que nem precisava) em vez da modalidade.
 
Telma Monteiro tem um percurso impressionante no judo português mas há anos que não é a nossa única esperança de medalhas em todas as competições e este mito tem de acabar, sobretudo porque tem sido constantemente negado pela realidade.
 
Comecemos pelos rankings, que reflectem aquilo que foi a época dos atletas e definem quem são os cabeças de série nos sorteios.
Telma Monteiro era, à partida para o Campeonato do Mundo, a 16ª posicionada na sua categoria (-57kg). Quanto aos atletas do Sporting: Joana Ramos era 26ª do ranking mundial, em -52kg; Anri Egutidze era 10º do ranking mundial, em -81kg; Jorge Fonseca era 6º do ranking mundial, em -100kg.
 
Telma Monteiro e Joana Ramos têm tido problemas com lesões e, por isso, fizeram uma época irregular, com prejuízo para Joana Ramos, que praticamente não competiu em 2018.
Já no caso de Anri Egutidze e Jorge Fonseca, chegam a Baku no seu melhor, após épocas recheadas de resultados relevantes e muitas medalhas.
Egutidze esteve em dez decisões para medalha nos últimos dois anos, em grandes provas internacionais, tendo conquistado seis medalhas.
Fonseca esteve oito decisões para medalha nos últimos dois anos, em grandes provas internacionais, tendo conquistado seis medalhas.
 
Sendo justo, eram Egutidze e Fonseca as maiores probabilidades de medalha em Baku. Ambos têm mais medalhas nestes últimos dois anos do que Telma Monteiro (e Joana Ramos) tem competições relevantes disputadas. Ambos se encontram num melhor momento de forma e ambos são, neste momento, mais reputados que os restantes atletas nacionais. Recordo, Anri Egutidze e Jorge Fonseca são os únicos atletas portugueses no top 10 mundial, nas suas categorias. Os únicos! E, atenção, isto não invalida que Telma Monteiro e Joana Ramos sejam grandes atletas, candidatas a medalhas e respeitadas por qualquer das oponentes nas suas categorias.
 
Sendo que a maior esperança de medalha para a SportTV foi ontem eliminada (e isso não me dá prazer algum, visto que até costumo torcer pela Telma, em competições internacionais), esperava que a estação de desporto emendasse a mão e desse aos restantes atletas em competição a verdadeira relevância que mereciam mas assim não aconteceu, pois foram apenas indicados como os atletas nacionais a restar na competição (algo que até nem é verdade, pois Portugal tem mais atletas em prova). Talvez eles quisessem dizer que eram os que restavam com hipóteses de sucesso mas, dizer isso de forma clara, como antes tinham feito com Telma Monteiro, exigiria um esforço adicional ao qual não se prestaram.
 
Com a eliminação de hoje de Anri Egutidze que, tal como Joana Ramos e Telma Monteiro, ficou a uma vitória de poder lutar pelas medalhas, vamos esperar por um brilharete do MELHOR e MAIS REPUTADO atleta português da actualidade. Força, Jorge Fonseca! Força, Portugal!

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Andebol vence na Rússia, no último suspiro

 

O jogo, ou os últimos minutos do mesmo, podiam resumir-se a isto mas foi muito mais do que o genial Ruesga que tornou possível a segunda vitória em dois jogos na EHF Champions League.

A cerca de cinco minutos do fim do encontro, Pedro Valdes foi excluído. O Sporting ficava com menos um, num momento crucial da partida mas, pior do que isso, perdia por quatro golos e a posse de bola estava do lado dos russos.

 

Há um pouco mais de dois anos atrás, Hugo Canela, ainda adjunto de Zupo, dizia sem rodeios que o problema do Sporting era mental. Zupo sairia do comando técnico meses depois e o Sporting apostou no treinador que já havia identificado o problema mas, melhor do que isso, que parecia capaz de o resolver.

A vitória de hoje é um claro reflexo de uma equipa capaz, mentalmente insuperável e com uma qualidade colectiva e individual extraordinária.

 

Voltando ao momento decisivo. Ruesga foi, mais uma vez, genial mas não fosse a garra da equipa a defender, as defesas de Skok, os contra-ataques concretizados por Chiuffa, as bombas de Pedro Valdes (que ainda veio a tempo de contribuir) ou até, porque não, o assumir de Carneiro no último timeout, num claro sinal de liderança e respeito entre todos os elementos do jogo. Ninguém, dentro ou fora do campo deixou de acreditar e fazer por acontecer. Afinal, só ganha quem acredita.

Esta vitória só acontece porque se transformou uma equipa perdedora e sem confiança num grupo de homens com tomates, que perderam o medo de se assumir e colheram daí os frutos da sua qualidade técnica, hoje alheada à sua força mental. São bi-campeões, procuram o "tri" e vão, sem medo, à conquista da Europa.

 

Pezinhos no chão, mas este Sporting pode vir a ser um caso sério nesta edição da Champions.

 

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Leão, rima com campeão...do Mundo!

 

Tiago Santos é campeão do mundo de juniores WAKO (kickboxing), na vertente lowkick (-63.5kg).

Brilhante, a prestação do atleta do Sporting Clube de Portugal, ao derrotar o anterior campeão do Mundo, o russo Nikita Gribincha, na final.

Parabéns, Tiago!

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Foi a 1 de abril...

Data da última visita do Sporting a Braga, a uma segunda-feira.

Porque raio me lembraria eu de uma coisa tão específica?!

Porque hoje, tal como nesse dia, o Sporting procurava virar a página.

Dia 1 de abril de 2013, primeiro jogo de Bruno de Carvalho, enquanto Presidente empossado. Vitória épica por 2-3, com um hat-trick do, na altura já vendido e saudoso Ricky van Wolfswinkel.

Hoje o Sporting é presidido por Frederico Varandas, que estava ao lado de Bruno de Carvalho, no banco de suplentes, na sua estreia. Hoje o Sporting também procura virar a página.

Tal como nessa altura, acredito que conseguiremos. Desta vez, peço um final feliz. Nós merecemos!

 

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

SPORTING CP 2-0 Qarabag: Três pontos, sem sobressaltos

 

O Sporting venceu o Qarabag e assume assim a liderança repartida do grupo E da Liga Europa, em igualdade pontual com o Arsenal.

São três pontos muito importantes, numa competição curta e que nos obriga à máxima competência nos jogos em casa, esperando depois pela conquista de alguns pontos fora que nos garantam o apuramento. Se vencermos os três jogos no nosso reduto, teremos meio caminho andado para os 16avos-de-final da Liga Europa.

 

Tão ou mais importantes do que os três pontos, foram os sinais positivos que a equipa voltou a revelar. A consistência defensiva é maior, a coesão também e, aos poucos, a equipa expressa-se melhor na hora de atacar.

Já se notam alguns dos princípios que identificam a ideia de jogo de José Peseiro, que confirmam assim a ideia do técnico ribatejano, que tinha afirmado que o conservadorismo inicial era transitório.

 

O jogo foi difícil mas o Sporting nunca perdeu o norte, assumindo sempre uma postura agressiva defensivamente, a pressionar alto sempre que possível. Foram sempre os leões quem mais oportunidades criaram e mais envolvimento ofensivo demonstraram. 

Foi evidente a tentativa dos azeris de defender também de forma agressiva, muitas vezes recorrendo à falta. A ideia seria intranquilizar o Sporting na sua fase inicial de construção, aproveitando um ou outro erro para materializar em golo mas os leões mostraram-se muito fortes e unidos, não entrando nunca em desespero.

 

O golo de Raphinha, que encostou ao segundo poste um cruzamento milimétrico de Nani, trouxe algum alívio e o golo tardio (mas rápido) de Jovane trouxe ao resultado alguma justiça.

O Sporting foi melhor e ganhou com naturalidade, evitando sobressaltos de maior, apesar das tentativas do adversário e arranca assim da melhor forma nas provas europeias, onde parte com natural ambição.

Interessante o facto de me ser novamente difícil nomear "um" man of the match, factor indicativo importante de que o que está a funcionar é o colectivo, sendo as individualidades potenciadas em seu benefício.

 

De resto, foi um dia de Sporting cheio de bons momentos, com boas prestações de Diogo Carvalho e Daniela Dodean, que se mantêm em prova nos Europeus de Ténis de Mesa, de Tiago Santos, que sábado lutará pelo título mundial WAKO, em kickboxing, na vertente lowkick (63,5kg) e da equipa de andebol, que venceu mais um jogo antecipado do campeonato, antes de mais uma jornada europeia.

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Hoje joga o Sporting (com agenda leonina)

Já é recorrente, sempre que se aproxima uma jornada europeia mas prometo só o fazer em momentos especiais. É o caso. O Sporting, 33º do ranking da UEFA (já depois dos resultados da Champions), estreia-se hoje em mais uma participação europeia, com o objectivo de fazer o melhor possível, sabendo que o futuro do Clube na Europa depende sobretudo das boas prestações europeias.

Claro que "basta" ser campeão para que o ranking seja quase secundário mas disputamos um campeonato com três galos para um poleiro, sabendo que o segundo classificado dependerá (e muito) do seu ranking para chegar aos milhões da Champions e o terceiro se ficará pelas migalhas da Liga Europa e o aliciante de chegar aos milhões por esta via (o vencedor da Liga Europa ganha entrada directa na Champions). Não dá para contar com o ovo no cu da galinha.

Sabendo que, para cimentar uma posição no top 20, são necessárias "campanhas" como a do ano passado de forma sucessiva e sabendo também que a época 2013/2014, onde não pontuámos, deixará de contar para o ranking, abrem-se boas perspectivas de subida no ranking. Ainda assim, não podemos demitir-nos das nossas responsabilidades. Se este ano chegarmos, no mínimo, aos oitavos-de-final, faremos uma prestação razoável. Tudo o que seja acima disso será bom ou muito bom e certamente proporcionará o salto no ranking que procuramos (aponto ao top 25 no início da próxima época).

 

O adversário de hoje é o Qarabag, 62º na hierarquia de clubes da UEFA. Os azeris são incontestavelmente inferiores a nós mas temos de ser competentes para cumprir as expectativas, que passam por uma vitória na primeira jornada do grupo E, onde defrontaremos mais tarde o Vorskla e o Arsenal, por esta ordem.

Peseiro convocou 21 jogadores e prometeu algumas mudanças. Bas Dost está fora e garantidamente não será utilizado precocemente, a fim de não comprometer o seu total restabelecimento.

 

 

O meu onze passaria pela manutenção de Bruno Gaspar na direita, com Coates e Mathieu no eixo defensivo e Jefferson à esquerda, como última protecção à baliza defendida por Salin.

Atendendo ao conservadorismo que Peseiro tem revelado, venha um meio-campo a três, com Battaglia, Gudelj e Bruno Fernandes, embora gostasse de ver tentado um novo figurino, admitindo que possa ser ainda cedo para isso e esperando que essa possibilidade esteja a ser trabalhada.

Na frente de ataque, optaria pelo regresso de Nani à titularidade, acompanhado por Raphinha e Montero, num onze que tenta equilibrar a minha vontade com aquilo que acho que Peseiro vai fazer.

É bom ver Mané de regresso às convocatórias e observar o nome de Miguel Luís na lista.

Termino dizendo que ganhar é importantíssimo, não apenas pelos motivos óbvios (pontos e ranking) mas também pela manutenção do estado anímico, mais ainda antes de um difícil embate com o Braga, na cidade dos arcebispos.

 

Fiquem ainda com a Agenda Leonina para hoje, onde há mais para ver e acompanhar:

 

Agenda Quinta.png

Acrescento a meia-final do Mundial WAKO (kickboxing), em juniores, onde Tiago Santos luta pelo acesso à final (Ringue 2 / Luta 38 / +/- 18:00h  - link)

Link para o ténis de mesa.

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

O que andam eles a fazer?

RAFAEL BARBOSA (Portimonense) - 1996-03-29 (22 anos) - Médio Ofensivo

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 45M€

07/09/2018 (Jogo de Preparação) - PORTIMONENSE 3-1 Portimonense Sub-23
Rafael Barbosa foi utilizado no onze titular.

12/09/2018 (Jogo de Preparação) - PORTIMONENSE 5-1 Louletano
Informação não disponível.

15/09/2018 (Jogo de Preparação) - PORTIMONENSE 2-0 Farense
Informação não disponível.

Jogos - 4 / 5 - 80%

Minutos - 61 / 450 - 14%

Golos - 0 / 3 - 0%

Assistências - 0 / 2 - 0%

Classificação -  18º na Liga NOS / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

GELSON DALA (Rio Ave) - 1996-07-13 (22 anos) - Avançado / Ponta de Lança

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

09/09/2018 (Qual. CAN 2019) - ANGOLA 1-0 Botswana
Gelson Dala foi a grande figura do triunfo da selecção angolana, ao marcar o único golo do jogo frente ao Botswana, rendendo os três primeiros pontos aos palancas negras na qualificação para a CAN de 2019. Mais um golaço de pé esquerdo, bem ao estilo do da semana passada, ao serviço do Rio Ave. Jogou os 90 minutos.
Resumo do Jogo

15/09/2018 (Taça da Liga) - Benfica 2-1 RIO AVE
Pela primeira vez esta época, Gelson Dala foi suplente. Devido ao desgaste e às viagens para estar o serviço da selecção, José Gomes abdicou do angolano no onze mas lançou-o aos 75 minutos, a fim de tentar pontuar na Luz. Dala agitou (e de que maneira...) o ataque com a sua velocidade e sempre com os olhos na baliza de Svilar. Ainda arriscou, com algum perigo, um remate de longe mas não teve sucesso.
(Record) Nota 2/5
(ABola) Nota 5/10
(OJogo) Nota 5/10
Resumo do Jogo

Jogos - 8 / 8 - 100%

Minutos - 618 / 740 - 84%

Golos - 3 / 13 - 25%

Assistências - 3 / 7 - 43%

Classificação -  7º na Liga NOS / Eliminado da Liga Europa / 4º no Grupo A da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

MAMA BALDÉ (Desp. Aves) - 1995-11-06 (22 anos) - Defesa / Extremo Direiro

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

08/09/2018 (Jogo de Preparação) - DESP. AVES 1-0 Varzim
Mama Baldé jogou 45 minutos, num encontro onde nenhum jogador actuou mais do que uma parte.

15/08/2018 (Taça da Liga) - P. Ferreira 0-0 DESP. AVES
Mama Baldé foi titular como extremo direito e emprestou alguma dinâmica à sua ala. Saiu aos 73 minutos.
(Record) Nota 3/5
(ABola) Nota 6/10
(OJogo) Nota 6/10
Resumo do Jogo

Jogos - 5 / 7 - 67%

Minutos - 326 / 650 - 50%

Golos - 0 / 6 - 0%

Assistências - 0 / 5 - 0%

Classificação -  17º na Liga NOS / Derrotado na Supertaça / 2º no Grupo A da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

IVANILDO FERNANDES (Moreirense) - 1996-03-26 (22 anos) - Defesa Central

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

07/09/2018 (Sub-21-Qual. Euro 2019) - PORTUGAL 1-2 Roménia
Ivanildo Fernandes ficou de fora das opções de Rui Jorge e nem foi para o banco de suplentes.
Resumo do Jogo

11/09/2018 (Sub-21-Qual. Euro 2019) - País de Gales 0-2 PORTUGAL
Ivanildo Fernandes voltou a não contar para Rui Jorge, e viu o jogo da bancada.
Resumo do Jogo

14/09/2018 (Jogo de Preparação) - Vitória SC 2-5 MOREIRENSE
Ivanildo foi titular no centro da defesa, num teste que acabou por dar goleada frente aos vizinhos e rivais de Guimarães.

Jogos - 3 / 5 - 60%

Minutos - 270 / 450 - 60%

Golos - 0 / 4 - 0%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  13º na Liga NOS / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

JOÃO PALHINHA (Sp. Braga) - 1995-07-09 (23 anos) - Médio Defensivo

Contrato (Junho 2023) Cl. Rescisão 60M€

15/08/2018 (Taça da Liga) - SP. BRAGA 2-1 Tondela
João Palhinha foi titular na posição mais recuada do meio-campo mas revelou algumas dificuldades em parar as investidas do Tondela. Saiu, sem brilho, aos 63 minutos, com o jogo empatado a uma bola.
(Record) Nota 3/5
(ABola) Nota 6/10
(OJogo) Nota 6/10
Resumo do Jogo

Jogos - 4 / 6 - 67%

Minutos - 253 / 540 - 47%

Golos - 1 / 15 - 7%

Assistências - 1 / 12 - 8%

Classificação -  3º na Liga NOS / Eliminado da Liga Europa / 1º no Grupo B da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

MATTHEUS OLIVEIRA (Vitória SC) - 1994-07-07 (24 anos) - Médio Centro

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

08/09/2018 (Jogo de Preparação) - VITÓRIA SC 1-1 Famalicão
Mattheus Oliveira jogou os segundos 45 minutos e deixou boas indicações.

14/09/2018 (Jogo de Preparação) - VITÓRIA SC 2-5 Moreirense
Mattheus Oliveira foi titular, no último teste antes do regresso à competição. O resultado só se avolumou quando Luís Castro mexeu na equipa, utilizando jogadores com menos relevância no plantel.

Jogos - 0 / 0 - 0%

Minutos - 0 / 0 - 0%

Golos - 0 / 0 - 0%

Assistências - 0 / 0 - 0%

Classificação -  8º na Liga NOS / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

IURI MEDEIROS (Genoa) - 1994-07-10 (24 anos) - Médio Ofensivo / Extremo

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

08/09/2018 (Jogo de Preparação) - Alessandria 0-4 GENOA
Sobre a direita do ataque, Iuri Medeiros foi titular e mostrou-se ao seu treinador. Executou de forma brilhante o livre directo que deu o 2-0. assistiu com classe para o 3-0 e fez a abertura que viria a originar o quarto golo. Mostrou qualidade.
Resumo do Jogo

16/09/2018 (Serie A) - GENOA 1-0 Bologna
Iuri Medeiros voltou a não sair do banco de suplentes, apesar das boas indicações deixadas no encontro de preparação.
Resumo do Jogo

Jogos - 0 / 4 - 0%

Minutos - 0 / 360 - 0%

Golos - 0 / 10 - 0%

Assistências - 0 / 8 - 0%

Classificação -  7º na Serie A / Na 4ª Eliminatória da Taça de Itália

 

* * *

FRANCISCO GERALDES (Eintracht Frankfurt) - 1995-04-18 (23 anos) - Médio Centro / Ofensivo

Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão 45M€

14/09/2018 (Bundesliga) - Borussia Dortmund 3-1 EINTRACHT FRANKFURT
Está desfeito o mistério em torno da inactividade competitiva de Francisco Geraldes pelo Eintracht Frankfurt. O criativo arrastava um problema antigo que o vinha limitando, fruto do desconforto que provocava, e apesar do sacrifício que assumiu no sentido de tentar não atrasar a integração no futebol alemão, o facto é que a situação tornou-se insustentável e os clínicos do clube, após o escrutínio de exames complementares, detectaram-lhe mesmo uma fractura numa das vértebras inferiores. Para já, está obrigado a uma paragem total de duas semanas. Seba Haller está de "pé quente" e voltou a marcar.
Resumo do Jogo

Jogos - 0 / 5 - 0%

Minutos - 0 / 450 - 0%

Golos - 0 / 5 - 0%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  12º na Bundesliga / Na fase de grupos da Liga Europa / Eliminado da DFB Pokal / Ainda não participou na Taça da Liga / Derrotado na Supertaça

* * *

MATHEUS PEREIRA (FC Nürnberg) - 1996-05-05 (22 anos) - Extremo Direito / Esquerdo

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

09/09/2018 (Jogo de Preparação) - Dukla Prag 0-4 FC NÜRNBERG
Matheus Pereira actuou na segunda parte mas fez 45 minutos discretos.
Resumo do Jogo

16/09/2018 (Bundesliga) - Werder Bremen 1-1 FC NÜRNBERG
Matheus Pereira estreou-se a titular, na extrema direita do ataque. Fez 60 minutos discretos e foi substituído com a sua equipa em desvantagem.
(Kicker) Nota 4/6 (1>6)
(WhoScored) Nota 6.52/10
(SofaScore) Nota 7/10
Resumo do Jogo

Jogos - 1 / 1 - 100%

Minutos - 60 / 90 - 67%

Golos - 0 / 1 - 0%

Assistências - 0 / 1 - 0%

Classificação -  14º na Bundesliga / Na 2ª Eliminatória da DFB Pokal / Ainda não participou na Taça da Liga

* * *

JONATHAN SILVA (Leganés) - 1994-06-29 (24 anos) - Defesa Esquerdo

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

01/09/2018 (La Liga) - LEGANÉS 0-1 Villarreal
Jonathan Silva foi titular na lateral esquerda e mostrou-se uma verdadeira locomotiva. Um sobe e desce constante, capaz de cansar até quem vê. Foi, sem dúvidas, dos melhores da sua equipa e um dos indiscutíveis dinamizadores ofensivos dos da casa. Nove tentativas de cruzamento e quatro passes para ocasião mostram-no bem. O jogador emprestado pelo Sporting, alinhou os 90 minutos e, apesar da última posição na Liga, os adeptos do Leganés bateram o recorde de venda de lugares anuais, acima dos dez mil.
(WhoScored) Nota 6.86/10
(SofaScore) Nota 7.3/10 *MVP Leganés*
Resumo do Jogo

Jogos - 4 / 4 - 100%

Minutos - 360 / 360 - 100%

Golos - 1 / 4 - 25%

Assistências - 0 / 2 - 0%

Classificação -  20º na La Liga / Ainda não participou na Taça de Espanha

* * *

ALAN RUIZ (Colón) - 1993-08-19 (24 anos) - Médio Ofensivo / Avançado

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 60M€

08/09/2018 (Taça da Argentina) - San Lorenzo 2-2 (3-1 g.p) COLÓN
Alan Ruiz foi titular nas costas de Leguizámon e rubricou uma boa exibição. Assistiu, de canto, para o 2-0 e foi o único entre todos os jogadores do Colón a conseguir marcar uma grande-penalidade no desempate, que ditou o afastamento da sua equipa da taça. Jogou os 90 minutos, mais o desempate (o jogo não teve prolongamento).
(SofaScore) Nota 7.3/10 *MVP Colón*
Resumo do Jogo

15/09/2018 (Primera División) - Independiente 3-0 COLÓN
Péssima exibição de Alan Ruiz. Titular novamente no apoio ao avançado, a exibição não só foi completamente desinspirada como acabou com uma expulsão por completa displicência, instantes antes do apito para o intervalo.
(WhoScored) Nota 4.78/10
(SofaScore) Nota 5.6/10
Resumo do Jogo

Jogos - 6 / 6 - 100%

Minutos - 434 / 540 - 80%

Golos - 0 / 5 - 0%

Assistências - 2 / 4 - 50%

Classificação -  22º na Primera División / Eliminado da Taça da Argentina

* * *

MERIH DEMIRAL (Alanyaspor) - 1998-03-05 (20 anos) - Defesa Central

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

07/09/2018 (Sub-21-Qual. Euro 2019) - TURQUIA 4-0 Chipre
Demiral foi titular no centro da defesa, num jogo em que a Turquia cumpriu o que se esperava e venceu sem problemas os cipriotas. O jogador do Sporting jogou os 90 minutos.

11/09/2018 (Sub-21-Qual. Euro 2019) - Suécia 0-1 TURQUIA
Demiral manteve a titularidade no eixo defensivo e a Turquia infligiu aos suecos a primeira derrota deste apuramento. Destaque para o foco da equipa que, já eliminada passou com distinção esta dupla jornada. 90 minutos de bom nível para Merih.

17/09/2018 (Spor Toto Super League) - ALANYASPOR 1-0 Trabzonspor
Merih Demiral fez o seu segundo jogo consecutivo como titular no centro da defesa e entrou no jogo da melhor forma, fazendo um grande golo de cabeça, na sequência de um livre lateral. No que restou dos 90 minutos, esteve exemplar e cortou tudo o que lhe apareceu pela frente, inclusive um lance em cima da linha e outro em que tira o pão da boca a Hugo Rodallega, num jogo em que efectuou 22 acções defensivas efectivas e só cometeu uma falta, ganhando quase todos os duelos disputados. Desde que entrou na equipa que esta não sofre golos e vai em quatro jogos (contando com os internacionais) sem sofrer qualquer tento.
(WhoScored) Nota 10/10 *MVP*
(SofaScore) Nota 9.3/10 *MVP*
Resumo do Jogo

Jogos - 2 / 4 - 50%

Minutos - 180 / 360 - 50%

Golos - 1 / 2 - 50%

Assistências - 0 / 2 - 0%

Classificação -  13º na Spor Toto Super League / Ainda não participou na Taça da Turquia

* * *

LEONARDO RUIZ (Zorya) - 1996-04-18 (22 anos) - Ponta-de-Lança

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

16/09/2018 (Pari-Match League) - ZORYA 1-1 Dynamo Kyiv
Leonardo Ruiz foi suplente mas a lesão de um companheiro ainda na primeira parte "atirou-o" para o jogo aos 39 minutos. Participou no início da jogada do golo, apenas cinco minutos depois de ter entrado e mostrou bastante disponibilidade física.
Resumo do Jogo

Jogos - 2 / 5 - 40%

Minutos - 71 / 450 - 15%

Golos - 0 / 8 - 0%

Assistências - 0 / 5 - 0%

Classificação -  4º na Pari-Match League / Eliminado da Liga Europa / Ainda não participou na Taça da Ucrânia

* * *

WALLYSON MALLMANN (Estoril) - 1994-02-16 (24 anos) - Médio Centro

Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão 45M€

17/09/2018 (Taça da Liga) - ESTORIL 1-2 Feirense
Wallyson foi suplente não utilizado.
Resumo do Jogo

Jogos - 1 / 4 - 25%

Minutos - 25 / 360 - 9%

Golos - 0 / 7 - 0%

Assistências - 0 / 5 - 0%

Classificação -  3º na Ledman LigaPro / 3º no Grupo D da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

RYAN GAULD (Farense) - 1995-12-16 (22 anos) - Médio Centro / Ofensivo

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 60M€

08/09/2018 (Jogo de Preparação) - Imortal 0-7 FARENSE
Ryan Gauld foi titular e jogou 60 minutos.

12/09/2018 (Jogo de Preparação) - Esperança Lagos 1-1 FARENSE
Em dia de jogo de treino, Ryan Gauld falou à Farense TV (link). Do jogo, sabe-se apenas que Gauld foi utilizado como suplente.

15/09/2018 (Jogo de Preparação) - Portimonense 2-0 FARENSE
Informação não disponível.

Jogos - 0 / 0 - 0%

Minutos - 0 / 0 - 0%

Golos - 0 / 0 - 0%

Assistências - 0 / 0 - 0%

Classificação -  6º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

RONALDO TAVARES (Cova da Piedade) - 1997-07-22 (21 anos) - Ponta de Lança

Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão (Desconhecida)

11/09/2018 (Jogo de Preparação) - COVA DA PIEDADE 4-0 Cova da Piedade (Sub-23)
Sem informação disponível.

14/09/2018 (Jogo de Preparação) - COVA DA PIEDADE 1-1 GS Loures
Sem informação disponível.

15/09/2018 (Liga Revelação) - Vitória FC (Sub-23) 1-2 COVA DA PIEDADE (SUB-23)
Ronaldo Tavares foi titular, jogou os 90 minutos e marcou o golo da vitória, já em tempo de compensação.
Resumo do Jogo

Jogos - 3 / 4 - 75%

Minutos - 237 / 360 - 66%

Golos - 1 / 4 - 25% (+1 golo, pelos sub-23)

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  13º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

GUIMA (Académica) - 1995-11-14 (22 anos) - Médio Centro

Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€

08/09/2018 (Jogo de Preparação) - ACADÉMICA 0-1 Tondela
Sem informação disponível.

12/09/2018 (Jogo de Preparação) - ACADÉMICA 5-1 U. Leiria
Guima foi utilizado e marcou um dos golos da partida.

15/09/2018 (Jogo de Preparação) - ACADÉMICA 1-0 FC Porto B
Sem informação disponível.

Jogos - 4 / 5 - 80%

Minutos - 272 / 450 - 60%

Golos - 0 / 2 - 0%

Assistências - 0 / 2 - 0%

Classificação -  14º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

GUILHERME RAMOS (Mafra) - 1997-08-11 (20 anos) - Defesa Central

Contrato (Junho 2019 + 2) Cl. Rescisão (Desconhecida)

08/09/2018 (Jogo de Preparação) - MAFRA 2-1 Belenenses SAD
Gui Ramos foi titular no centro da defesa.

12/09/2018 (Jogo de Preparação) - Real SC 2-1 MAFRA
Sem informação disponível.

Jogos - 4 / 5 - 80%

Minutos - 360 / 450 - 80%

Golos - 1 / 4 - 25%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  7º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

PEDRO FERREIRA (Mafra) - 1998-01-05 (20 anos) - Médio Centro

Contrato e Cl. Rescisão Desconhecidos

08/09/2018 (Jogo de Preparação) - MAFRA 2-1 Belenenses SAD
Pedro Ferreira foi titular no meio-campo.

12/09/2018 (Jogo de Preparação) - Real SC 2-1 MAFRA
Sem informação disponível.

Jogos - 4 / 5 - 80%

Minutos - 79 / 450 - 18%

Golos - 0 / 4 - 0%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  7º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

BUDAG NASIROV (FK Zira) - 1996-07-15 (22 anos) - Médio Centro

Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão 60M€

11/09/2018 (Sub-21-Qual. Euro 2019) - AZERBAIJÃO 1-3 Noruega
Nasirov foi titular no meio-campo e jogou os 90 minutos.
Resumo do Jogo

15/09/2018 (Topaz Premyer Liqasi) - FC Sebail 1-1 FK ZIRA
Nasirov foi titular mas acabou substituído ao intervalo.
Resumo do Jogo

Jogos - 3 / 3 - 100%

Minutos - 139 / 270 - 51%

Golos - 0 / 3 - 0%

Assistências - 0 / 2 - 0%

Classificação -  7º na Topaz Premyer Liqasi

* * *

DOMINGOS DUARTE (Deportivo) - 1995-03-10 (23 anos) - Defesa Central

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

09/09/2018 (La Liga 2) - DEPORTIVO 1-0 Sporting de Gijón
Domingos Duarte foi titular no centro da defesa e fez uma exibição sólida. Teve uma acção importante, ao provocar o segundo cartão amarelo e consequente expulsão a Cofie, que colocou o Depor em superioridade numérica no último quarto de hora. Jogou os 90 minutos.
(SofaScore) Nota 7.2/10
Resumo do Jogo

12/09/2018 (Copa del Rey) - Zaragoza 2-1 DEPORTIVO
Domingos Duarte não foi convocado.
Resumo do Jogo

15/09/2018 (La Liga 2) - Alcorcón 1-0 DEPORTIVO
Domingos Duarte foi titular mas não conseguiu evitar a derrota,. em casa do Alcorcón. Jogou os 90 minutos.
(SofaScore) Nota 6.6/10
Resumo do Jogo

Jogos - 5 / 6 - 83%

Minutos - 419 / 540 - 78%

Golos - 1 / 6 - 17%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  8º na La Liga 2 / Eliminado da Copa del Rey

* * *

ANDRÉ GERALDES (Sporting de Gijón) - 1991-05-02 (27 anos) - Defesa Direito / Esquerdo

Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€

09/09/2018 (La Liga 2) - Deportivo 1-0 SPORTING DE GIJÓN
André Geraldes foi titular na lateral direita e fez uma exibição segura, tendo mesmo sido dos melhores do sector mais recuado dos de Gijón. Jogou os 90 minutos.
(SofaScore) Nota 6.7/10
Resumo do Jogo

13/09/2018 (Copa del Rey) - Numancia 1-2 SPORTING DE GIJÓN
André Geraldes não foi convocado.
Resumo do Jogo

16/09/2018 (La Liga 2) - SPORTING DE GIJÓN 1-1 Numancia
André Geraldes foi suplente não utilizado.
Resumo do Jogo

Jogos - 3 / 6 - 50%

Minutos - 270 / 540 - 50%

Golos - 0 / 7 - 0%

Assistências - 1 / 3 - 33%

Classificação -  9º na La Liga 2 / Na 3ª Eliminatória da Copa del Rey

* * *

ARY PAPEL (1º de Agosto) - 1994-03-03 (24 anos) - Extremo Direito / Esquerdo

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 45M€

15/09/2018 (Liga dos Campeões) - 1º DE AGOSTO 0-0 TP Mazembe
Ary Papel não foi convocado.
Resumo do Jogo

Jogos - 0 / 1 - 0%

Minutos - 0 / 90 - 0%

Golos - 0 / 0 - 0%

Assistências - 0 / 0 - 0%

Classificação -  1º no Girabola / Nos Quartos-de-Final da Liga dos Campeões

* * *

EDU PINHEIRO (Cesarense) - 1997-11-08 (20 anos) - Médio Defensivo / Centro

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

09/09/2018 (Taça de Portugal) - CESARENSE 1-0 Sp. Mêda
Edu Pinheiro estreou-se a titular e cumpriu os 90 minutos.

16/09/2018 (Campeonato de Portugal - B) - GD Gafanha 2-1 CESARENSE
Edu Pinheiro não saiu do banco de suplentes.
Resumo do Jogo

Jogos - 2 / 6 - 25%

Minutos - 109 / 540 - 20%

Golos - 0 / 9 - 0%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  9º no Campeonato de Portugal (B) / Na 2ª Eliminatória da Taça de Portugal

* * *

BRUNO FERNANDES (GD Gafanha) - 1997-06-30 (21 anos) - Ponta-de-Lança

Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão (Desconhecida)

09/09/2018 (Taça de Portugal) - Salgueiros 0-2 GD GAFANHA
Bruno Fernandes foi titular e marcou o segundo golo do encontro, após excelente recepção a um passe longo do seu guarda-redes. Jogou os 90 minutos.
Resumo do Jogo

16/09/2018 (Campeonato de Portugal - B) - GD GAFANHA 2-1 Cesarense
Bruno Fernandes foi titular no apoio ao ponta de lança e assistiu para o 2-0. Jogou os 90 minutos e mostrou estar num excelente momento.
Resumo do Jogo

Jogos - 4 / 6 - 67%

Minutos - 360 / 540 - 67%

Golos - 3 / 12 - 25%

Assistências - 1 / 8 - 13%

Classificação -  3º no Campeonato de Portugal (B) / Na 2ª Eliminatória da Taça de Portugal

* * *

GONÇALO VIEIRA (Santa Iria) - 1998-01-31 (20 anos) - Defesa Central

Contrato e Cl. Rescisão Desconhecidos

09/09/2018 (Taça de Portugal) - Gafetense 0-7 SANTA IRIA
Chegado há poucos dias, Gonçalo Vieira não foi convocado.

16/09/2018 (Campeonato de Portugal - C) - Anadia 5-0 SANTA IRIA
Gonçalo Vieira foi suplente não utilizado.
Resumo do Jogo

Jogos - 0 / 2 - 0%

Minutos - 0 / 180 - 0%

Golos - 0 / 7 - 0%

Assistências - 0 / 0 - 0%

Classificação -  18º no Campeonato de Portugal (C) / Na 2ª Eliminatória da Taça de Portugal

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

SPORTING CP 3-1 Marítimo: Defesa do título começa com três pontos

É apenas um dado curioso mas o Sporting já conseguiu nesta edição da taça da Liga tantas vitórias como na edição do ano passado, onde vencemos a prova. Num começo que nos colocou novamente pela frente o Marítimo, o Sporting fez melhor do que o nulo da temporada passada e venceu por 3-1.

Peseiro optou por não mexer muito na estrutura da equipa, promovendo poucas alterações. Apenas Nani (limitado fisicamente) e Ristovski (desgastado após a dupla jornada pelo seu país) foram poupados, sendo que Bruno Gaspar e Jovane Cabral foram promovidos para os seus lugares.

 

Os leões entraram bem no encontro, com o domínio da partida mas ainda com algumas dificuldades em organização ofensiva. As dinâmicas não são ainda as melhores nem as mais eficazes e acabou por ser sobretudo o conservadorismo do Marítimo que nos facilitou a tarefa no primeiro tempo. O primeiro golo acaba por nascer de uma incursão com bola de Battaglia e com um passe falhado deste, ao qual a equipa respondeu, tentando condicionar a saída do Marítimo para o ataque. Há que valorizar a boa reacção à perda, apesar de terem sido os insulares a complicar a sua própria tarefa. Jovane aproveitou o trabalho defensivo dos companheiros, recuperou a bola e serviu Montero que esperou pelo timing certo para entregar a bola a Raphinha que, com o seu pior pé e uma ajudinha conseguiu fazer o golo.

De realçar que o bom comportamento defensivo do Sporting potenciou os primeiros 45 minutos de sentido único. A atitude e disponibilidade para defender compensou um ou outro momento em que a equipa não se soube posicionar e nota-se, de facto, que as individualidades se comprometem com o colectivo. O Sporting, dominando completamente o encontro, acabou por criar mais perigo em transição do que em organização ofensiva e este aspecto do jogo é o que mais se nota que evoluiu desde a época passada, onde a obsessão exagerada pelo controlo do jogo pouco permitia situações de ataque rápido e contra-ataque.

A primeira parte termina com uma grande oportunidade para Coates, na sequência de um canto cobrado por Jefferson. A bola saiu ligeiramente ao lado.

 

A segunda parte começou com um Marítimo mais agressivo defensivamente e a tentar condicionar mais cedo o ataque organizado do Sporting. O resultado foram duas boas oportunidades de golo nos primeiros cinco minutos e um "golo" anulado que, bem vistas as coisas, parece acontecer precedido de falta sobre Battaglia, que é empurrado por Rodrigo Pinho aquando da recuperação de bola. Apesar do fora-de-jogo não existir, é bom ter isto em conta.

O bom momento do Marítimo é contrariado da melhor forma. Na jogada imediatamente a seguir ao tal "golo" anulado, Jovane sofre a penalidade que Bruno Fernandes viria a concretizar no 2-0, numa jogada onde, mais uma vez, Montero é preponderante. Movimento de apoio e rotura no mesmo lance, que permitem a Jefferson servir Jovane (que fez bem mais no lance do que "apenas" sofrer a penalidade) já dentro da área.

O Marítimo voltou a tentar pegar no jogo e Correa proporcionou a Salin a defesa da noite. Remate forte com uma "sapatada" vistosa do francês. O mesmo Correa viria a marcar instantes depois, após uma estupidez que Acuña que, com Jovane sozinho para receber na frente, entregou a bola ao adversário com um passe para trás.

 

Mas o Sporting voltou a reagir da melhor forma às tentativas do Marítimo em reentrar no encontro; pontapé longo de Salin, Bruno Fernandes ganha a "segunda bola", tabela com Montero (preponderante nos três golos) e finaliza com qualidade, rasteiro e ao poste mais próximo.

O Marítimo mexeu, continuou a tentar marcar. Danny esteve muito perto do 3-2, instantes após as entradas de Joel Tagueu e Edgar Costa.

Peseiro respondeu com as entradas de Wendel e Gudelj, para os lugares de Jovane e Acuña. O Sporting reformulava o meio-campo e Bruno Fernandes passou a actuar nas alas, dando a Wendel a oportunidade de jogar mais liberto no "miolo", antes de Montero definir mal um lance que poderia ter terminado com um golo que seria mais do que merecido para o colombiano.

Raphinha tentou bisar de fora da área, num lance bem contrariado pelo guarda-redes do Marítimo, que negou também o hat-trick a Bruno Fernandes. Boa leitura de jogo do treinador do Sporting, que voltou a controlar e dominar o jogo nos últimos quinze minutos, que serviram ainda para observar pormenores muito interessantes de Gudelj, quer no capítulo defensivo, quer ofensivamente.

Confirmando as minhas expectativas, Diaby acabou também por se estrear, num jogo que terminou com um lance aparatoso, em que Lucas Áfrico entrou violentamente sobre Wendel, vendo imediatamente (e justamente) a cartolina vermelha.

 

Sendo praticamente impossível nomear apenas um homem do jogo, destaco os jogadores que me pareceram em melhor plano: Montero, Bruno Fernandes e Raphinha, sendo que gostei da tranquilidade e assertividade de André Pinto e da estreia de Bruno Gaspar (que precisa de mais minutos para ganhar confiança), para além do já mencionado Gudelj, que deixou muito boa impressão.

Mais do que a vitória, ficam no ar boas impressões da qualidade do grupo e da variabilidade táctica que alguns elementos poderão trazer em alguns momentos do jogo, sendo que alimento em mim a curiosidade de ver se este Sporting poderá evoluir também numa sistema que contemple dois avançados, com Montero nas costas de Dost ou até mesmo Diaby.

Nota final para os sinais vindos da bancada; união entre Sportinguistas (e foram quase trinta mil), com candidatos à presidência junto do presidente eleito, na tribuna.

Destaco ainda o fair-play no final do jogo, com o pedido de desculpas de Áfrico a Wendel, que lhe ofereceu a sua camisola.

 

 

Quinta-feira há mais, para a Liga Europa, com o Qarabag. 

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Hoje joga o Sporting

Regresso à competição para a equipa principal de futebol na competição mais modesta e menos cotada das nacionais mas onde o Sporting tem a responsabilidade de defender o título alcançado na época passada.

Não que a taça que todos os anos muda de nome tenha agora grande importância ou relevo mas ganhar é sempre o objectivo, mesmo que este seja o menos prioritário dos objectivos para esta temporada.

 

O fim-de-semana já vai longo e as várias equipas leoninas não defraudaram as expectativas. 

- O andebol arrancou na Champions com uma vitória clara sobre o Metalurg, no Pavilhão João Rocha (34-26);
- O hóquei em patins venceu um torneio de pré-temporada, derrotando o HA Cambra por 3-2;
- O futsal entrou a golear na Liga SportZone e, sob olhar atento de Frederico Varandas e Nani, "despachou" o Belém com um inequívoco 8-2;
- O futebol feminino mostrou que a derrota na Supertaça já lá vai e entrou no campeonato a golear o recém-promovido Ovarense por 7-0;
- Destaques no atletismo, com presenças muito positivas de Carla Salomé Rocha, na maratona de Berlim e José Moreira e Susana Godinho na meia-maratona do Porto;
- As seniores femininas de voleibol marcaram presença na final do torneio Cidade de Famalicão mas não conseguiram sair com a vitória frente às anfitriãs (3-1).

 

Entre a formação:

- No futebol, vitórias dos iniciados, juvenis e juniores, sendo que apenas os sub-23 não ultrapassaram o Vitória SC, tendo mesmo saído goleados;
- A equipa B de hóquei em patins venceu o SC Torres, no seu jogo de apresentação (3-5).
As juniores do atletismo arrecadaram a medalha de bronze na primeira participação na Taça dos Campeões europeus (grupo B) da categoria;
- O judo ficou representado ao mais alto nível nos europeus de juniores, onde João Francisco arrecadou a medalha de prata.

 

Voltando ao início do post, Peseiro promoverá certamente as estreias de Gudelj, Diaby e Bruno Gaspar, sendo que Dost, Mathieu e Nani não vão a jogo por problemas físicos.

O Marítimo arrancou no ano passado um empate em Alvalade, para esta mesma taça da Liga, facto que não impediu o Sporting de levantar o caneco, numa edição cheia de empates e desempates favoráveis.

O que é certo é que as vitórias do Sporting no seu reduto são o mais habitual frente aos insulares, que não vencem em Alvalade desde 2013.

Espero uma vitória e ritmo para alguns dos eventuais reforços. Precisaremos de todos para uma temporada que se quer longa e vitoriosa.

Já há onze. Vamos lá, Sporting!

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Manifesto

Frederico Varandas saberá tão bem como nós que assumiu a presidência do Sporting numa altura complicada. Não por questões financeiras ou de programação/controlo das épocas desportivas das mais variadas equipas mas sobretudo pelo conflito interno em que todos nos vemos neste momento.

O tal Sporting fracturado a que se referiu não o vai deixar descansado enquanto que o seu trabalho não fale (e tem de falar bem) por si.

E se há muitos dispostos a unir, não deixam de haver outros, provavelmente ainda habituados a métodos que infelizmente se tornaram comuns nos últimos anos, dispostos a continuar a promover a divisão e a promover o conflito por questões que em nada beneficiam o Clube.

A verdadeira caça à bruxas promovida nos mandatos de Bruno de Carvalho trouxe o condão de nos acordar para algumas realidades, infelizmente terá distorcido outras e instituiu em muitos de nós a procura incessante por culpados de tudo e mais alguma coisa. Teremos passado a achar normal esta espécie de guerrilha que tanto nos obrigou a perseguir rivais como elementos da nossa "família".

Não podemos confundir esse estado de alerta, de exigência com perseguição e se há uma coisa que tem de ser dita é que a chegada de Varandas à presidência do Sporting tem tido tanto de aglutinadora como o oposto. Sobretudo porque continuam a haver pessoas que, nas redes sociais (onde as coisas se propagam da forma que sabemos), não se cansam de poluir a opinião pública com insinuações (até ver falsas, por carecerem de prova) que visam minar o universo leonino e perturbar a tranquilidade que a direcção recentemente eleita merece.

 

Fiz-me sócio no primeiro mandato de Bruno de Carvalho e se há coisa que fiz, sobretudo nos primeiros anos, foi dar-lhe o benefício da dúvida, tranquilidade para trabalhar e confiança. Defendi-o enquanto pude e enquanto a minha consciência o ordenou. Fi-lo muitas vezes ignorando pormenores que para mim eram incómodos, a bem do Sporting e da união que precisávamos e de certa forma criámos. Nunca abdiquei (nem abdicarei) da exigência que, enquanto adepto e depois sócio, o ex-Presidente nos pediu e incutiu.

Com Varandas não será diferente e o facto de ter votado nele não fará de mim mais benevolente (como não fez no passado, com Bruno de Carvalho, que ajudei a reeleger). O recém eleito Presidente do Sporting Clube de Portugal terá em mim um sócio atento, exigente mas que não deixará de lhe dar tranquilidade e tempo para implementar as suas ideias e o seu programa. Estarei, como antes, atento ao cumprimento das medidas propostas para um mandato que, recordo, será de quatro anos e não obriga à implementação de todas elas imediatamente.

Mais do que isso, aproveitarei a abertura da actual direcção para endereçar as minhas ideias sugestões de melhoria em algumas vertentes do Clube, não me arrogando a "meter o bedelho" em assuntos que não domino.

 

Não são as guerras internas que vão parar a união do Sporting mas certamente a atrasarão e, como unidos seremos mais fortes, peço aos interessados que parem e pensem. Baixemos as armas sem deixar de estar alerta. Sejamos o mais unidos possível, respeitando quem nos lidera, exigindo-lhe o máximo e ajudando na medida em que cada um possa, seja com ideias ou o simples apoio num jogo de qualquer modalidade.

O Sporting precisa de todos nós para cumprir os seus desígnios e o esforço, dedicação e devoção não deve caber apenas aos que nos representam mas a todos nós, em nosso benefício. Só assim atingiremos a glória plena e seremos vencedores em tudo. 

 

Viva o Sporting Clube de Portugal!

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Eu aceito!

 

Frederico Varandas é o novo Presidente do Sporting!

Durante a campanha eleitoral propôs-se a unir o Sporting e deixou ontem no ar um desafio a todos nós.

É hora de trabalhar e a tarefa de unir a família leonina será nossa. De facto, só nós podemos unir-nos em torno do Clube.

Cabe a cada um assumir esse compromisso, assumindo diferenças e esquecendo-as na hora de apoiar e defender o Sporting Clube de Portugal.

Naturalmente, trataremos de nos unir sem perder o espírito crítico e a exigência que nos caracteriza. Só assim o Presidente sentirá que não pode vacilar no caminho escolhido e maioritariamente sufragado.

Saibamos todos colocar o Sporting acima de tudo e seremos mais fortes, mais rápidos e mais certeiros em tudo.

Eu aceito o desafio! E tu?

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Dia De Sporting

Não deixando de reafirmar o meu voto (já enviado por correspondência) em Frederico Varandas, afirmo hoje a vontade de ver mais um grande Dia De Sporting.

Um dia como já tantos temos dedicado ao nosso Clube, exclusivamente a ele e ao seu futuro.

Não é hoje o dia de unir finalmente o Sporting mas é o dia de manifestarmos a nossa opinião e respeitar a da maioria.

No final do dia, seja quem for o escolhido, será o Presidente de todos nós. É aí que teremos de começar a unir-nos, aceitando e apoiando quem quer que seja o vencedor destas eleições. Não será um acto imediato mas algo que teremos de trabalhar, juntos, a curto/médio prazo.

Não deverá faltar, para além do apoio, a exigência que nos caracteriza. Mas exigir não é passar os dias a comparar com os anteriores nem a projectar o que seria com uma escolha diferente.

O que passou, passou e tudo o que o novo Presidente não precisa de fazer nem que lhe façam são caças às bruxas.

Saibamos ser exigentes com aquilo que é o cumprimento das propostas da lista eleita e aquilo que são os verdadeiros desígnios do nosso Sporting; vencer está no nosso ADN e temos também de ser nós a contribuir para isso, com a união possível.

Viva o Sporting!

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

O que andam eles a fazer?

RAFAEL BARBOSA (Portimonense) - 1996-03-29 (22 anos) - Médio Ofensivo

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 45M€

02/09/2018 (Liga NOS) - Rio Ave 2-1 PORTIMONENSE
Ainda não foi desta que Rafael Barbosa conquistou a titularidade. Voltou a entrar a poucos minutos do fim e nos mais ou menos 15 minutos que jogou, tentou "agitar as águas".
(Record) Nota 1/5
(ABola) Nota 4/10
(OJogo) Nota 4/10
(MaisFutebol) Nota 3/5
(GoalPoint) Nota 5.2/10
(WhoScored) Nota 6.1/10
(SofaScore) Nota 6.5/10
Resumo do Jogo

Jogos - 4 / 5 - 80%

Minutos - 61 / 450 - 14%

Golos - 0 / 3 - 0%

Assistências - 0 / 2 - 0%

Classificação -  18º na Liga NOS / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

GELSON DALA (Rio Ave) - 1996-07-13 (22 anos) - Avançado / Ponta de Lança

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

02/09/2018 (Liga NOS) - RIO AVE 2-1 Portimonense
Gelson Dala voltou a ser titular nas costas de Bruno Moreira, com a responsabilidade de organizar o jogo ofensivo dos de Vila do Conde. Apesar dos três passes para ocasião de golo, não esteve especialmente inspirado no último passe, onde falhou algumas vezes. Mas os grandes jogadores sobressaem mesmo quando não estão no seu melhor dia. No último dos minutos de desconto, numa jogada individual, ultrapassou vários adversários e rematou colocado, de pé esquerdo, para o golo que haveria de dar os três pontos aos da casa.
(Record) Nota 4/5 *MVP*
(ABola) Nota 7/10
(OJogo) Nota 7/10 *MVP*
(MaisFutebol) Nota 4/5
(GoalPoint) Nota 6.6/10 *MVP Rio Ave*
(WhoScored) Nota 7.67/10 *MVP*
(SofaScore) Nota 6.5/10 *MVP Rio Ave*
Resumo do Jogo

Jogos - 7 / 7 - 100%

Minutos - 603 / 650 - 93%

Golos - 3 / 12 - 25%

Assistências - 3 / 6 - 50%

Classificação -  7º na Liga NOS / Eliminado da Liga Europa / Na fase de grupos da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

MAMA BALDÉ (Desp. Aves) - 1995-11-06 (22 anos) - Defesa / Extremo Direiro

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

02/09/2018 (Liga NOS) - DESP. AVES 0-1 Marítimo
Mama Baldé foi titular como extremo direito e assumiu-se como principal impulsionador dos lances de perigo do ataque avense. Pujante fisicamente, foi dele o primeiro remate enquadrado do Aves. Tudo fez para que a sua equipa não acabasse a zeros e por três vezes colocou os colegas em boa posição para finalizar. Na mais clara ocasião criada, Braga atirou ao lado. Fez 90 minutos de grande nível e foi, indiscutivelmente, o melhor elemento do Desportivo das Aves.
(Record) Nota 3/5
(ABola) Nota 6/10 *MVP Desp. Aves*
(OJogo) Nota 6/10
(MaisFutebol) Nota 3/5
(GoalPoint) Nota 7/10 *MVP Desp. Aves*
(WhoScored) Nota 7.31/10 *MVP Desp. Aves*
(SofaScore) Nota 7.4/10 *MVP Desp. Aves*
Resumo do Jogo

Jogos - 4 / 6 - 67%

Minutos - 253 / 540 - 36%

Golos - 0 / 6 - 0%

Assistências - 0 / 5 - 0%

Classificação -  17º na Liga NOS / Derrotado na Supertaça / Na fase de grupos da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

IVANILDO FERNANDES (Moreirense) - 1996-03-26 (22 anos) - Defesa Central

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

02/09/2018 (Liga NOS) - FC Porto 3-0 MOREIRENSE
Ivanildo foi titular no centro da defesa do Moreirense e rubricou uma das boas exibições dos cónegos. Eficaz nos duelos aéreos, destacou-se também nos desarmes e nas inúmeras dobras, sobretudo ao lateral esquerdo. Fez o que pôde, em 90 minutos esforçados e globalmente competentes.
(Record) Nota 3/5
(ABola) Nota 6/10
(OJogo) Nota 5/10
(MaisFutebol) Nota 2/5
(GoalPoint) Nota 6.3/10 *MVP Moreirense*
(WhoScored) Nota 6.76/10
(SofaScore) Nota 6.9/10
Resumo do Jogo

Jogos - 3 / 5 - 60%

Minutos - 270 / 450 - 60%

Golos - 0 / 4 - 0%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  13º na Liga NOS / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

JOÃO PALHINHA (Sp. Braga) - 1995-07-09 (23 anos) - Médio Defensivo

Contrato (Junho 2023) Cl. Rescisão 60M€

31/08/2018 (Liga NOS) - Desp. Chaves 0-1 SP. BRAGA
Palhinha manteve a titularidade na posição mais recuada do "miolo" e foi um dos mais importantes do conjunto de Abel Ferreira. Remou sempre contra a maré, num jogo que mais parecia de sentido único, mas nunca se deu por vencido. Os poucos lances em que o Sp. Braga se aproximou da baliza de Ricardo, tiveram sempre a sua marca. Se no ataque foi bom também se tornou muito importante nas tarefas defensivas e a vitória dos arsenalistas deve-se em parte à forma como o meio-campo soube auxiliar a defender. O desvio no lance do golo, que acabou por assistir Pablo revelou-se decisivo. Jogou os 90 minutos.
(Record) Nota 3/5
(ABola) Nota 6/10 *MVP*
(OJogo) Nota 7/10 *MVP*
(MaisFutebol) Nota 3/5
(GoalPoint) Nota 6.4/10
(WhoScored) Nota 8.06/10
(SofaScore) Nota 7.4/10
Resumo do Jogo

Jogos - 3 / 5 - 60%

Minutos - 190 / 450 - 42%

Golos - 1 / 13 - 8%

Assistências - 1 / 11 - 9%

Classificação -  3º na Liga NOS / Eliminado da Liga Europa / Na fase de grupos da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

MATTHEUS OLIVEIRA (Vitória SC) - 1994-07-07 (24 anos) - Médio Centro

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

Mattheus viu oficializado o seu regresso a Guimarães no último dia de mercado e estará assim disponível para Luís Castro no próximo encontro, após a paragem para as selecções.

Jogos - 0 / 0 - 0%

Minutos - 0 / 0 - 0%

Golos - 0 / 0 - 0%

Assistências - 0 / 0 - 0%

Classificação -  8º na Liga NOS / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

IURI MEDEIROS (Genoa) - 1994-07-10 (24 anos) - Médio Ofensivo / Extremo

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

02/09/2018 (La Liga) - Sassuolo 5-3 GENOA
Iuri Medeiros voltou a não sair do banco de suplentes.
Resumo do Jogo

Jogos - 0 / 3 - 0%

Minutos - 0 / 270 - 0%

Golos - 0 / 9 - 0%

Assistências - 0 / 7 - 0%

Classificação -  15º na Serie A / Na 4ª Eliminatória da Taça de Itália

 

* * *

FRANCISCO GERALDES (Eintracht Frankfurt) - 1995-04-18 (23 anos) - Médio Centro / Ofensivo

Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão 45M€

01/09/2018 (Bundesliga) - EINTRACHT FRANKFURT 1-2 Werder Bremen
Francisco Geraldes continua sem sequer "aquecer" o banco. Voltou a ficar de fora da convocatória.
Resumo do Jogo

06/09/2018 (Jogo Amigável) - Ederbergland 0-5 EINTRACHT FRANKFURT
Francisco Geraldes foi titular e saiu aos 58 minutos, com o resultado em 0-2.

Jogos - 0 / 4 - 0%

Minutos - 0 / 360 - 0%

Golos - 0 / 4 - 0%

Assistências - 0 / 3 - 0%

Classificação -  9º na Bundesliga / Na fase de grupos da Liga Europa / Eliminado da DFB Pokal / Ainda não participou na Taça da Liga / Derrotado na Supertaça

* * *

MATHEUS PEREIRA (FC Nürnberg) - 1996-05-05 (22 anos) - Extremo Direito / Esquerdo

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

Matheus Pereira viu também o seu futuro próximo definido no último dia da janela de transferências e vai ser companheiro de equipa do ex-Sporting, Ewerton.

Jogos - 0 / 0 - 0%

Minutos - 0 / 0 - 0%

Golos - 0 / 0 - 0%

Assistências - 0 / 0 - 0%

Classificação -  13º na Bundesliga / Na 2ª Eliminatória da DFB Pokal / Ainda não participou na Taça da Liga

* * *

JONATHAN SILVA (Leganés) - 1994-06-29 (24 anos) - Defesa Esquerdo

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

01/09/2018 (La Liga) - Real Madrid 4-1 LEGANÉS
Jonathan Silva foi titular na lateral esquerda mas teve dificuldades em travar uma ala muito povoada, onde Carvajal actua quase como extremo e muitos derivam para aquela zona do terreno. Desde Bale, passando por Isco, Benzema e o próprio lateral direito merengue, todos caíram em cima de Silva, que se safou como pôde. Os dois primeiros golos foram pelo seu lado e podia ter feito melhor em ambos mas já se sabe que isto pode sempre acontecer, dadas as suas características mais ofensivas e o seu fraco posicionamento. Em compensação, foi o jogador do Leganés com mais ocasiões de golo criadas (3) e fez das tripas coração para não deixar de importunar o último reduto adversário. Jogou os 90 minutos.
(WhoScored) Nota 6.39/10
(SofaScore) Nota 6.4/10
Resumo do Jogo

Jogos - 3 / 3 - 100%

Minutos - 270 / 270 - 100%

Golos - 1 / 4 - 25%

Assistências - 0 / 2 - 0%

Classificação -  19º na La Liga / Ainda não participou na Taça de Espanha

* * *

ALAN RUIZ (Colón) - 1993-08-19 (24 anos) - Médio Ofensivo / Avançado

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 60M€

02/09/2018 (Primera División) - COLÓN 0-0 Unión
Alan Ruiz manteve a titularidade e, apesar de ter sido dos mais esclarecidos da sua equipa, fez um jogo bastante aquém daquilo que dele se espera em Santa Fé. Nota para os três passes para ocasião de golo e, surpreendentemente, para zero tentativas de remate. Jogou os 90 minutos mas o Colón não venceu, à semelhança dos três jogos anteriores do campeonato.
(WhoScored) Nota 6.76/10
(SofaScore) Nota 6.6/10
Resumo do Jogo

Jogos - 4 / 4 - 100%

Minutos - 299 / 360 - 83%

Golos - 0 / 3 - 0%

Assistências - 1 / 2 - 50%

Classificação -  20º na Primera División / Ainda não participou na Taça da Argentina

* * *

MERIH DEMIRAL (Alanyaspor) - 1998-03-05 (20 anos) - Defesa Central

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

01/09/2018 (Spor Toto Super League) - ALANYASPOR 1-0 Goztepe
Com nove golos sofridos em três jogos e zero marcados, chegou a oportunidade de Demiral. Foi titular no centro da defesa e fez uma exibição sólida, com algumas boas intervenções defensivas. A equipa venceu pela primeira vez no campeonato, com o primeiro e único golo até ao momento na prova. Demiral jogou os 90 minutos.
(WhoScored) Nota 7.05/10
(SofaScore) Nota 6.9/10
Resumo do Jogo

Jogos - 1 / 3 - 33%

Minutos - 90 / 270 - 33%

Golos - 0 / 1 - 0%

Assistências - 0 / 1 - 0%

Classificação -  15º na Spor Toto Super League / Ainda não participou na Taça da Turquia

* * *

LEONARDO RUIZ (Zorya) - 1996-04-18 (22 anos) - Ponta-de-Lança

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

30/08/2018 (Liga Europa) - RB Leipzig 3-2 ZORYA
Leonardo Ruiz não foi convocado no jogo que ditou a eliminação europeia dos ucranianos.
Resumo do Jogo

02/09/2018 (Pari-Match League) - Arsenal Kyiv 0-5 ZORYA
Leonardo Ruiz estreou-se nos convocados e foi chamado a intervir nos últimos 20 minutos do encontro, num momento em que o Zorya já vencia por 0-5.
Resumo do Jogo

Jogos - 1 / 4 - 25%

Minutos - 20 / 360 - 6%

Golos - 0 / 7 - 0%

Assistências - 0 / 5 - 0%

Classificação -  5º na Pari-Match League / Eliminado da Liga Europa / Ainda não participou na Taça da Ucrânia

* * *

WALLYSON MALLMANN (Estoril) - 1994-02-16 (24 anos) - Médio Centro

Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão 45M€

01/09/2018 (Ledman LigaPro) - Cova da Piedade 0-4 ESTORIL
Wallyson foi suplente não utilizado.
Resumo do Jogo

Jogos - 1 / 3 - 33%

Minutos - 25 / 270 - 9%

Golos - 0 / 6 - 0%

Assistências - 0 / 5 - 0%

Classificação -  3º na Ledman LigaPro / Na fase de grupos da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

RYAN GAULD (Farense) - 1995-12-16 (22 anos) - Médio Centro / Ofensivo

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 60M€

O Sporting Farense foi a solução encontrada para Ryan Gauld, no último dia de mercado. Que jogue. É do que precisa.

Jogos - 0 / 0 - 0%

Minutos - 0 / 0 - 0%

Golos - 0 / 0 - 0%

Assistências - 0 / 0 - 0%

Classificação -  6º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

RONALDO TAVARES (Cova da Piedade) - 1997-07-22 (21 anos) - Ponta de Lança

Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão (Desconhecida)

01/09/2018 (Ledman LigaPro) - COVA DA PIEDADE 0-4 Estoril
Ronaldo Tavares não foi convocado.
Resumo do Jogo

02/09/2018 (Liga Revelação) - COVA DA PIEDADE (SUB-23) 0-3 Sp. Braga (Sub-23)
Ronaldo Tavares foi titular e jogou os 90 minutos.
Resumo do Jogo

Jogos - 3 / 4 - 75%

Minutos - 237 / 360 - 66%

Golos - 1 / 4 - 25%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  13º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

GUIMA (Académica) - 1995-11-14 (22 anos) - Médio Centro

Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€

01/09/2018 (Ledman LigaPro) - ACADÉMICA 1-1 Benfica B
Guima não foi convocado.
Resumo do Jogo

Jogos - 4 / 5 - 80%

Minutos - 272 / 450 - 60%

Golos - 0 / 2 - 0%

Assistências - 0 / 2 - 0%

Classificação -  14º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

GUILHERME RAMOS (Mafra) - 1997-08-11 (20 anos) - Defesa Central

Contrato (Junho 2019 + 2) Cl. Rescisão (Desconhecida)

01/09/2018 (Ledman LigaPro) - MAFRA 1-1 UD Oliveirense
Guilherme Ramos foi titular no centro da defesa e jogou os 90 minutos.
(Record) Nota 2/5
Resumo do Jogo

Jogos - 4 / 5 - 80%

Minutos - 360 / 450 - 80%

Golos - 1 / 4 - 25%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  7º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

PEDRO FERREIRA (Mafra) - 1998-01-05 (20 anos) - Médio Centro

Contrato e Cl. Rescisão Desconhecidos

01/09/2018 (Ledman LigaPro) - MAFRA 1-1 UD Oliveirense
Pedro Ferreira foi a primeira opção a "saltar" do banco mafrense. Entrou aos 61 minutos, para a meia-hora final.
(Record) Nota 2/5
Resumo do Jogo

Jogos - 4 / 5 - 80%

Minutos - 79 / 450 - 18%

Golos - 0 / 4 - 0%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  7º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

BUDAG NASIROV (FK Zira) - 1996-07-15 (22 anos) - Médio Centro

Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão 60M€

Neste momento assiste-se a uma paragem no campeonato azeri, que só regressará perto do final do mês. O Qarabag, adversário do Sporting na Liga Europa, será o próximo oponente da equipa onde actua Nasirov.

Jogos - 2 / 2 - 100%

Minutos - 94 / 180 - 52%

Golos - 0 / 2 - 0%

Assistências - 0 / 2 - 0%

Classificação -  8º na Topaz Premyer Liqasi

* * *

DOMINGOS DUARTE (Deportivo) - 1995-03-10 (23 anos) - Defesa Central

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

01/09/2018 (La Liga 2) - Tenerife 2-2 DEPORTIVO
Domingos Duarte foi titular no centro da defesa e fez uma exibição bastante segura. Eficaz nos duelos, bloqueou muitas das acções ofensivas do Tenerife. Jogou os 90 minutos e foi um dos melhores da sua equipa.
(SofaScore) Nota 7.2/10
Resumo do Jogo

Jogos - 3 / 3 - 100%

Minutos - 239 / 270 - 83%

Golos - 1 / 4 - 50%

Assistências - 0 / 2 - 0%

Classificação -  8º na La Liga 2 / Ainda não participou na Copa del Rey

* * *

ANDRÉ GERALDES (Sporting de Gijón) - 1991-05-02 (27 anos) - Defesa Direito / Esquerdo

Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€

02/09/2018 (La Liga 2) - SPORTING DE GIJÓN 2-0 Extremadura
André Geraldes foi titular na lateral direita e a expulsão de um adversário por volta da hora de jogo permitiu-lhe explorar mais o flanco ofensivamente. Acabou por se destacar mais no ataque, fazendo mesmo a assistência para o segundo golo, que sentenciou a partida. Jogou os 90 minutos.
(SofaScore) Nota 7.1/10
Resumo do Jogo

Jogos - 2 / 3 - 66%

Minutos - 180 / 270 - 66%

Golos - 0 / 5 - 0%

Assistências - 1 / 2 - 50%

Classificação -  2º na La Liga 2 / Ainda não participou na Copa del Rey

* * *

ARY PAPEL (1º de Agosto) - 1994-03-03 (24 anos) - Extremo Direito / Esquerdo

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 45M€

Estranha a opção de fazer regressar Ary Papel já a Angola. O campeonato só começará em Fevereiro e será antecedido pelo início da participação na Champions africana.

Jogos - 0 / 0 - 0%

Minutos - 0 / 0 - 66%

Golos - 0 / 0 - 0%

Assistências - 0 / 0 - 50%

Classificação -  Girabola

* * *

EDU PINHEIRO (Cesarense) - 1997-11-08 (20 anos) - Médio Defensivo / Centro

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

02/09/2018 (Campeonato de Portugal - B) - CESARENSE 0-0 L. Lourosa
Edu Pinheiro foi suplente e estreou-se finalmente no Campeonato de Portugal, actuando os últimos 20 minutos do encontro. Excelente acção ofensiva ao minuto 78, numa das melhores oportunidades de golo do encontro.
Jogo Completo

Jogos - 1 / 4 - 25%

Minutos - 19 / 360 - 5%

Golos - 0 / 7 - 0%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  4º no Campeonato de Portugal (B) / Ainda não participou na Taça de Portugal

* * *

BRUNO FERNANDES (GD Gafanha) - 1997-06-30 (21 anos) - Ponta-de-Lança

Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão (Desconhecida)

02/09/2018 (Campeonato de Portugal - B) - Penalva Castelo 0-3 GD GAFANHA
Bruno Fernandes voltou a assumir a titularidade, actuando nas costas do homem mais adiantado e voltou a marcar, novamente de grande-penalidade. Antes disso, participou no início da jogada do primeiro golo do encontro e sofreu o penalti que havia dado o 0-2, para além de ter sido um dos principais agitadores do jogo durante os 90 minutos. Foi um dos homens do jogo.
Resumo do Jogo

Jogos - 2 / 4 - 50%

Minutos - 180 / 360 - 50%

Golos - 2 / 8 - 25%

Assistências - 0 / 4 - 0%

Classificação -  5º no Campeonato de Portugal (B) / Ainda não participou na Taça de Portugal

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Eu voto D

Apesar da minha expectativa por uma candidatura de João Benedito à presidência do Sporting, acabou por não recair nele a minha preferência.

A maior identificação com o modelo (sobretudo para o futebol) de Frederico Varandas e o facto deste se ter disponibilizado imediatamente como uma alternativa fez-me olhar para a sua candidatura com seriedade.

Confesso que esperei que durante a campanha eleitoral Benedito conquistasse o meu voto, sobretudo pelo seu carisma. Mas nem só de carisma e paixão (que nem sempre identifiquei, como esperava) vive um candidato.

O aprofundado conhecimento de Varandas do futebol e uma equipa bem planeada e com extenso currículo nunca deixaram que vacilasse na minha escolha.

Assumo que sempre fui admirador da competência de Frederico Varandas e sempre lhe reconheci enorme paixão e entrega na defesa dos interesses do Clube.

Ao contrário de muitos, vejo-o como um lutador e não como um desertor. Em vez de fugir alinhou-se e afirmou-se como solução imediata e isso é de líder.

Apesar do meu voto convicto (já enviado por correspondência), tenho confiança também nas capacidades de João Benedito mas, mais do que isso, nas suas boas intenções. Falo apenas nestes dois por me parecerem claramente as duas opções viáveis para o futuro do Sporting e espero que, caso não vença Frederico Varandas, a escolha recaia numa das maiores lendas do futsal do Sporting.

Acima de tudo, espero um Sporting novamente no rumo certo a todos os níveis.

Sporting Sempre!

 

A publicidade neste blog destina-se apenas a fins solidários.
Sigam-me no facebook e no twitter.

Mais sobre mim

imagem de perfil