Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grande Artista e Goleador

10 anos de formação nos 3 grandes

Fiz um pequeno estudo das últimas 10 épocas dos 3 grandes e da utilização dada a jogadores formados nos respetivos clubes.

As conclusões são elucidativas, quanto ao clube que mais aposta na formação e, consequentemente, mais dá à seleção nacional.

Contabilizei apenas jogadores que tenham feito, pelo menos, 450 minutos (o correspondente a 5 jogos completos), pois parece-me irrelevante contabilizar jogadores que entraram uma vez num jogo, por acaso.

É importante dizer, que contabilizei jogadores que tenham passado, no mínimo, 1 época pelos escalões de base de cada clube.

SPORTING

30 jogadores da formação, usados nas 10 épocas

Total de 146805 minutos

A época de 2009/2010, foi aquela em que mais minutos foram dados aos jogadores formados no clube (20336)

No total, os 30 jogadores utilzados viriam a acumular nas seleções principais 372 internacionalizações

É importante dizer que destes 30 jogadores, apenas 2 não são jovens em início de carreira (Marco Caneira e Beto)

Durante as últimas 10 temporadas, o Sporting conquistou 4 títulos nacionais (2 taças de Portugal e 2 supertaças)

BENFICA

12 jogadores da formação, usados nas 10 épocas

Total de 30900 minutos

A época de 2004/2005, foi aquela em que mais minutos foram dados aos jogadores formados no clube (6221)

No total, os 12 jogadores utilzados viriam a acumular nas seleções principais 171 internacionalizações (é interessante ver que Rui Costa tem mais internacionalizações que os outros 11 juntos - 95)

Dos 12 jogadores usados, 3 não foram jovens a quem estava a ser dada oportunidade de afirmação (Rui Costa, Rúben Amorim e Sílvio)

Durante as últimas 10 temporadas, o Benfica conquistou 10 títulos nacionais (3 campeonatos, 1 taça de Portugual, 1 supertaça e 5 taças da Liga)

PORTO

11 jogadores da formação, usados nas 10 épocas

Total de 40117 minutos

A época de 2004/2005, foi aquela em que mais minutos foram dados aos jogadores formados no clube (10627)

No total, os 11 jogadores utilzados viriam a acumular nas seleções principais 343 internacionalizações

É importante dizer que destes 30 jogadores, 2 não são jovens em início de carreira (Vítor Baía e Jorge Costa)

Durante as últimas 10 temporadas, o Porto conquistou 17 títulos nacionais (7 campeonatos, 4 taças de Portugal e 6 supertaças)

Destes números, pode concluir-se que:

O Sporting é, sem surpresa, o clube que mais aposta nos jovens da sua formação

O Sporting é o clube que mais jogadores dá à Seleção Nacional Portuguesa (Falo de jogadores na seleção A. Tenho ouvido LFV falar nos escalões de base da seleção cheios de jovens do SLB. Isso de nada vale, quando nenhum deles passa de um projeto de jogador, em parte por culpa do próprio clube, que não lhe dá oportunidade de evoluir num grande clube e, em vez disso os atira para evoluir em clubes que lutam por não descer, que como se sabe, não é a mesma coisa. Basta olhar para o caso de Nélson Oliveira para perceber como um jogador que foi o 2º melhor jogador de um Mundial de sub-20 se pode perder, com o acompanhamento errado)

O Porto é o clube que conseguiu vencer mais títulos

No que ao Sporting diz respeito, pode concluir-se que a competência a contratar no estrangeiro, tem sido o principal motivo para a não conquista de títulos, o que aliado à "dança de treinadores" não têm contribuído para a estabilidade que o clube precisa, para ser mais competente.

Felizmente, vivem-se tempos de mudança e, quem sabe, mantendo a política de clube formador e critério a contratar no estrangeiro o nosso clube (que tem neste momento estabilidade diretiva) festeje mais títulos que nas últimas épocas.

 

Nota: Não divulguei os jogadores utilizados nem os minutos que cada um jogou mas se alguém achar pertinente essa informação, posso divulgá-la em comentário ao post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal