Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

Um esboço interessante para a equipa B

A minha curiosidade sobre aquilo que poderá ser a temporada 2016/17 da nossa equipa B levou-me a acompanhar via streaming o jogo de preparação entre o Portimonense e a nossa equipa B.

 

Recordo, para os mais desatentos, que o Portimonense é um dos mais fortes candidatos à subida tendo mesmo, para atingir o objectivo, contratado Vítor Oliveira, o 'papa-subidas' da 2ª Liga.

 

Gostei de ver que, tal como no final da época passada, João de Deus pretende usar o esquema de jogo da equipa principal, num modelo que inclui dinâmicas diferentes e mais adequadas ao futebol da 2ª Liga e às equipa que defrontaremos nessa mesma competição. Gostei também de observar a entrega de todos ao jogo e a vontade de mostrar serviço.

 

Este foi o onze apresentado por João de Deus:

 

GR: Guilherme Oliveira (21 anos)
DD: Mama Baldé (20 anos)
DC: Fidel Escobar (21 anos)
DC: Ivanildo Fernandes (20 anos)
DE: David Sualehe (19 anos)
MC: Ricardo Guimarães (20 anos)
MC: Fábio Martins (20 anos)
MD: Filipe Chaby (22 anos)
ME: Jovane Cabral (18 anos)
AV: Juan Cordoba (não conheço o jogador nem vi qualquer informação sobre ele na CS)
AV: Ronaldo Tavares (18 anos)

 

Ainda na 1ª parte, Ronaldo Tavares fez aquele que acabou por ser o único golo da partida, após um belo cruzamento de Fábio Martins. A finalização de pé direito, de primeira e de ângulo difícil é de elevado grau de dificuldade e foi executada com grande qualidade. Veremos se Ronaldo cumpre aquilo que prometeu na equipa de juniores e, quem sabe, não temos ali uma opção de futuro para a equipa principal. Vejo em Ronaldo Tavares qualidades que podem e devem ser potenciadas e aproveitadas por nós.

 

Não vou analisar detalhadamente a exibição de cada um, mas posso dizer que nenhum me deixou desiludido ou desanimado.

 

Aos 56', Fidel Escobar e Juan Cordoba deram lugar Guilherme Ramos (18 anos) e Bubacar Djaló (19 anos), tendo passado momentaneamente Fábio Martins por uma posição de apoio mais directo a Ronaldo Tavares. Este novo posicionamento de Fábio Martins durou pouco tempo pois, aos 61', Cristian Ponde entrou para o seu lugar e passou a formar dupla com Ronaldo.

 

Nesta fase do jogo, sentiu-se que a equipa do Sporting levou o teste demasiado a sério e preocupou-se apenas em segurar a vantagem, tentando explorar (sem sucesso) o contra-ataque. Nada contra e,na verdade, até gostei da atitude competitiva demonstrada.

 

Aos 67', David Sualehe e Ricardo Guimarães deram lugar a Diogo Nunes (19 anos) e Luís Elói (20 anos) e o figurino mudou para um surpreendente 3-5-2, nunca apresentado desde que João de Deus treina a nossa equipa secundária. O trio de centrais passou a ser formado por Guilherme Ramos (à direita), Ivanildo (ao centro) e Diogo Nunes à esquerda. Bubacar Djaló e Chaby seguraram o 'miolo' e Mama Baldé e Luís Elói tomaram conta das alas. A transição meio-campo / ataque era assegurada alternadamente por Jovane ou Ponde, enquanto Ronaldo se mantinha como referência da equipa.


Aos 79', Mama Baldé, ligeiramente tocado por uma entrada mais ríspida, deu o lugar a Bruno Paz (18 anos), que se encarregou de fazer a ala direita. 
Os últimos minutos foram de algum sufoco e pontapé para a frente e algum anti-jogo da nossa parte, mas conseguimos segurar a vitória sobre uma das melhores equipas da 2ª Liga.

 

Um excelente teste, que me deixou mais descansado relativamente à composição do plantel e a sua qualidade. O jogo, se quiserem, podem vê-lo no vídeo abaixo, onde também é possível ver individualmente os melhores momentos.

 

Sigam o GAG no facebook e no twitter.

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal