Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

SPORTING CP 2-1 Porto: A despedida esperada

Começo pelo fim. Nunca fui o maior fã de Slimani. A famosa birra há dois anos acabou por agravar essa ligeira "antipatia" pelo argelino.

Apesar disso, nunca tive nada a apontar-lhe em campo. Desde o primeiro dia, até ontem, verteu cada pingo de suor necessário ao seu sucesso e ao do Sporting. 

Na época passada, acabou por me conquistar dentro de campo. Fez aquilo que eu sempre disse que nunca faria e acabou uma temporada com mais de 30 golos, bem longe do potencial demonstrado em épocas anteriores.

Fora isso, empenhou sempre em cada lance semelhante entrega como aquela que sempre demonstrou em melhorar as suas condições salariais.

Será difícil a Bas Dost apresentar semelhante rendimento. Slimani sai de Alvalade com a sua "aura" a pairar por lá. Por lá continuará, enquanto o holandês não mostrar porque foi o "escolhido".

A despedida foi em lágrimas. Não acredito que seja amor mas, não será a gratidão um sentimento tão bonito quanto o amor?

Se tu estás grato, eu também estou. Obrigado Sli - Sli - Slimani!

 

Vamos ao jogo...

 

Começámos mal, com o Porto ousado a pressionar no interior do nosso meio-campo e os nossos jogadores a errarem demasiados passes (mesmo os fáceis e sem oposição).

A coisa melhorou assim que sofremos o golo (de uma falta inexistente). O Porto tranquilizou e nós passámos a dominar o jogo.

A vantagem dos dragões durou 6 minutos e, em 18, estava anulada. Aproveito já para analisar as queixas dos azuis-e-brancos (e dos vermelhos, que só devem ver os jogos dos rivais). No lance do primeiro golo a bola nem toca no braço de Gelson e, no segundo golo, embora a bola ressalte no braço de Ruiz, este não se movimenta para interceptar a bola. Aliás, o braço está numa posição natural, encostado ao tronco, e o jogador até esta numa posição algo lateral em relação à zona de onde provém o ressalto. É, todavia, uma questão de critério por parte do árbitro que, a meu ver, decidiu bem.

 

Quanto aos golos propriamente ditos...No primeiro, o livre é bem cobrado por Bruno César e depois há grande mérito na reacção de Gelson e Slimani. Gelson estava ali para aquilo e tentou fazer o golo. O resto? O resto é algo em que só Slimani acreditava. Ele era o único que "sabia" que a bola não ia entrar e, aparentemente, que ainda estava jogável, pois todos os jogadores do Porto se entretiveram a pedir algo que não existiu. O segundo golo começa em mais uma recuperação de bola de William, seguida de uma grande lição de variação entre jogo interior e exterior, com Bruno César e Bryan Ruiz como principais protagonistas. A bola acaba por sobrar para Ruiz que, após cruzamento do brasileiro e assistiu Gelson para fulminar a baliza do espanhol chorão, que acabou por ver amarelo.

 

A partir daqui foi um domínio quase total do jogo, com o Porto a viver das bolas directas em André Silva.

 

Destaque para a forma segura com que gerimos os 10 minutos finais do encontro, sem que a bola não se acercasse sequer da nossa área. Ah...e parem com essa merda dos "olés" sem que estejam 5 golos de diferença. Parece que nunca mais aprendemos.

 

Mais uma vez, terei de destacar o meu melhor em campo. Rúben Semedo deve ter feito corar de vergonha Fernando Santos. Um dos melhores defesas-centrais a actuar em Portugal e, sem dúvida, um dos quatro melhores Portugueses. Mais uma exibição de encher o olho, quase imaculada, que a juntar à actuação decisiva de Gelson nos golos, faz deles o meu top 2 em campo. Mais houve, que se exibiram a grande nível, mas fico-me por estes dois.

 

Duas notas finais. Gelson e Campbell, sendo ambos diferentes de João Mário, acredito que farão com que nunca sintamos a falta do nosso "Pantufas". Bruno Paulista tem perfume de grande jogador e, não volte a lesionar-se, e será em breve um jogador muito importante.

 

Deixo-vos os ratings WhoScored e GoalPoint e os melhores em campo (desta vez as estatísticas não concordam comigo):

WhoScored SCP-FCP.png

Sigam-me no facebook e no twitter.

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal