Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

Que tal está a Onda Verde?

Segue mais uma actualização das médias de assistência e taxas de ocupação dos três grandes, em casa e fora de casa.

Para se ter uma melhor percepção da realidade, vou comparar as médias de assistência em casa com e sem os jogos grandes, tal como as taxas de ocupação no próprio estádio. Fora, não vale a pena comparar a média de assistência, desde lodo porque os estádios onde cada um jogou têm lotações diferentes e, ainda por cima, há o já recorrente 'caso' de Arouca, onde Sporting e Porto jogaram, enquanto que o Benfica o fez em Aveiro.

Média em casa.png

A média de assistência no José Alvalade tem subido sustentadamente e nem a uma 2ª feira deixaram de estar quase 40 mil 'leões' no apoio à equipa.
No Dragão, sentem-se já os efeitos dos resultados. A média tem caído a pique.
Na Luz há um ligeiro decréscimo desde o derby com o Sporting, embora a tendência de descida tenha sido contrariada no último jogo em casa.

Média em casa sem grandes.png

É aqui que se vê a verdadeira militância. Os adeptos de jogo grande ficam de fora e é esta a análise que nos dá a perspectiva mais aproximada da 'realidade'. 
Sem os jogos grandes, neste momento, o Sporting tem uma média superior à de toda a época passada. A tendência crescente, volta a verificar-se.
No Dragão, nada de novo relativamente à análise anterior. A 'curva' do gráfico é idêntica mas os valores estão também acima da média de toda a época transacta.
Na Luz o valor sobe e desce ultimamente num intervalo curto. Ainda assim, os dois últimos jogos cifram as médias mais baixas da época e o Benfica é mesmo o único dos três grandes que cifra neste momento este valor médio específico inferior à média global do ano passado.

Percentagem ocupação em casa.png

A subida sustentada das médias coloca neste momento o estádio José Alvalade como o mais lotado do país (75% de taxa de ocupação média).
No Dragão, como é natural, a taxa de ocupação tem seguido a tendência da média de assistências. Depois de terem passado a maior parte da época como os que mais lotavam o estádio, os adeptos do Porto estão descrentes e são agora os que menos enchem as bancadas.
Na Luz, a taxa de ocupação está apenas ligeiramente acima da do Porto, num valor que tem oscilado sobretudo entre os 70/75%.

Percentagem ocupação em casa sem grandes.png

 

Passado o 'frenezim' de início de época dos rivais, o Sporting vem-se assumindo como o que maior percentagem de lugares ocupa no seu estádio nos jogos com os ditos 'pequenos'.
Benfica e Porto registam exactamente a mesma taxa de ocupação nos seus estádios.

Percentagem ocupação fora.png

 

Nos jogos fora, têm sido difícil contrariar a tendência. Os adeptos do Benfica são os que mais lotam os estádios dos adversários, os do Sporting têm seguido quase sempre na vice-liderança e os do Porto são os que têm demonstrado menos militância nos jogos fora.

Percentagem ocupação fora sem grandes.png

Não contabilizando os jogos grandes, a tendência de ocupação dos estádios adversários não se altera e os valores decrescem apenas ligeiramente.

Em jeito de conclusão, ha continuar a crescer e aumentar o apoio em casa mas, sobretudo, fora de casa. A Onda Verde quer o Sporting campeão!

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil