Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

Jesus, Palhinha e as redes sociais

No sábado, fiquei de tal forma chateado, triste e desiludido com mais uma derrota que nem ouvi nada relativo ao pós-jogo. Assim sendo, soube das declarações de Jorge Jesus pelo eco das redes sociais. A maioria entendeu que Jesus se libertou de responsabilidades, "sacudindo a água do capote", colocando assim o ónus da critica nos jogadores.

Penso pela minha cabeça mas até admiti a opinião exacerbada de alguns relativamente ao que disse Jesus. Conhecendo-lhe o histórico, não seria de enjeitar um "ataque" a Palhinha e à formação do Sporting em geral.

Dentro do que li e ouvi, poucos foram aqueles que não caíram na tentação de atacar o treinador do Sporting mas, os poucos que tiveram uma visão diferente da maioria são pessoas que considero, respeito a opinião e, na maioria das vezes, com quem concordo. Assim sendo, resolvi ouvir e tirar as minha próprias conclusões.

 

Os jornais de hoje falam todos em assunção de erro por parte de Jesus, algo que acaba por bater certo com a ideia com que fiquei do que ouvi.

Jesus disse: "Palhinha não levou o guião certo" e "isto paga-se caro", referindo-se à utilização dos jovens da formação no onze e na convocatória, referindo depois que "estamos a dar um passo atrás para depois dar dois em frente".

Terei de ter em conta que Soares foi titular e que, tal como eu referi na publicação de análise ao jogo, Jesus foi surpreendido por isso.

Tendo tudo isto em conta, parece-me que Jesus, de alguma forma, até desculpabiliza Palhinha. O treinador do Sporting não tem o dom da palavra e nem sempre é fácil entendê-lo mas julgo estar certo na análise.

Palhinha levou o guião errado (entregue por Jesus, que não contava com Soares na manobra ofensiva portista) e andou perdido durante meia hora, o tempo que terá levado até reajustar a estratégia, que depois seria corrigida ao intervalo com a entrada de Alan Ruiz, precisamente para explorar o espaço interior que eu já havia referido que ficou por explorar na 1ª parte, fruto da inclusão de Soares por parte de Nuno, em vez de mais um médio.

 

Poderei criticar ligeiramente o facto de Jesus dizer que jogar com jovens se paga caro, mas não acho justo dizer que Palhinha foi responsabilizado (mais do que devia) pelo mau resultado.

Mais do que os jovens da formação, têm sido outros jogadores a estar sob critica constante dos adeptos. Serão mais admissíveis os erros de Marvin, Schellotto ou qualquer outro mais experiente relativamente aos de Semedo ou Palhinha? Não me parece. Aliás, seguindo a lógica, seriam até menos admissíveis. Mas nunca vi Jesus dizer que jogar com laterais destes se paga caro. E está à vista de todos que eles são fracos.

Ora, para terminar, acho que Jesus não culpou Palhinha de nada e que até assumiu culpa pelo erro estratégico dos primeiros 45 minutos.

Sobre a aposta na formação, que não me parece de sua vontade nem do seu agrado, espero que tenha de a engolir, até porque acho que dará os dois passos à frente mais rápido do que pensa e, quem sabe, até mais rápido do que daria com outros, sobretudo aqueles que aconselhou a sua contratação.

 

Siga!

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal