Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

Iuri ao nível dos melhores da Liga

Iuri Medeiros esteve mais uma vez em destaque neste fim-de-semana e parece-me oportuno comparar o seu desempenho com o dos extremos mais influentes da Liga.

Começo por fazer a comparação quase injusta com os extremos mais influentes dos três grandes:

Iuri Medeiros Comp.png

Está aqui comparado o registo ofensivo de Iuri Medeiros, Gelson Martins, Eduardo Salvio e Yacine Brahimi. Comparei também o registo defensivo mas não se verificam discrepâncias nos registos que justifiquem a sua amostragem. E não, Iuri não peca por defeito relativamente a nenhum no aspecto defensivo.

Como se vê, o registo de golos e assistências está ao nível de Gelson Martins. Ambos suplantam os registos de Salvio e Brahimi, mas o argelino tem bastantes minutos a menos jogados.

Aquilo que me salta à vista é uma característica do jogo de Iuri que o distingue dos restantes; Medeiros não é um driblador. É um jogador de equipa que privilegia a progressão sem bola e o passe, inclusive o longo, que usa o dobro das vezes dos jogadores apresentados para comparação. Iuri é um "passador" e, por esse motivo, perde muito menos vezes a posse que os restantes, no entanto, acerta menos ao nível do passe, sobretudo porque arrisca mais.

 

Mantendo a bitola num nível médio/alto, porque não comparar o açoriano com os extremos mais influentes das equipas de segunda linha do nosso campeonato (grupo do qual o Boavista inicialmente não fazia parte). Ressalvo que todos eles, em conjunto com os anteriores, são dos que mais têm atraído a atenção dos adeptos da Liga Portuguesa. 

Vamos a isso:

Iuri Medeiros Comp1.png

Marega não é bem um extremo, eu sei. Mas foi na ala que jogou a maior parte das vezes, fruto do posicionamento mais central de Soares no Vitória SC.
A verdade é que, mesmo numa equipa com objectivos mais modestos, num plantel menos apetrechado, Iuri não deixa de se destacar, sobretudo nas assistências, onde partilha com Wilson Eduardo (outro produto da formação do Sporting) o protagonismo no capítulo do último passe.

Por fim, há coisas que as estatísticas não mostram. Iuri queima linhas com uma facilidade impressionante, fruto da sua qualidade de passe e, sobretudo no último terço, não tem medo de arriscar e de ser criativo na procura de soluções. Alia à sua qualidade de passe e visão de jogo uma aptidão praticamente ímpar no nosso campeonato para a marcação de bolas paradas. Não fosse o facto de dividir a marcação dos livres e cantos com Fábio Espinho e os seus números teriam ainda maior expressão. Para além disso, e embora tenha essa capacidade, não marca grandes penalidades.

Espero que seja vontade de Jorge Jesus ter um jogador com a sua qualidade e características no nosso plantel. Iuri tem valências diferentes dos demais extremos e poderá acrescentar opções que hoje não existem. Tem a palavra o "Mestre".

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

imagem de perfil