Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grande Artista e Goleador

Hoje joga o Sporting

Há vários pontos de contacto entre Sporting e Borussia de Dortmund. Ambos têm uma massa adepta fiel e apaixonada, ambos são dos clubes mais titulados do seu país, ambos venceram uma Taça das Taças na década de 60 e ambos têm uma ligação à Bola de Ouro, o Sporting com dois formados em sua casa (Figo e Ronaldo), o Borussia com um vencedor em sua representação (Sammer).

 

Na maior competição de clubes da Europa nem há comparação. Embora o Sporting tenha mais participações em ambos os formatos da prova (16 vs 14), tem muito menos jogos (68 vs 110) e a história dos alemães na prova é incomparavelmente mais bem sucedida. O melhor que o Sporting fez foi uma presença nos 1/4 no formato antigo e nos 1/8 no formato actual, enquanto que os germânicos levam já cinco 1/2 finais e duas finais (uma delas coroada com o título, em 1996/97).

 

Curioso que nunca antes Sporting e Borussia se defrontaram. O histórico do Sporting não é positivo frente a clubes alemães. Em 12 recepções a equipas germânicas apenas vencemos duas vezes (Hertha, em 2009/10 e Schalke em 2014/15), tendo empatado cinco e perdido outros tantos. Curiosamente, em Portugal, o Borussia perdeu 3 dos 4 confrontos. Esperemos que seja para manter o registo negativo, até porque há indicadores positivos para o nosso lado. Há nove jogos que o Sporting vence sempre em casa e segue com uma série de 3 vitórias consecutivas em casa para a Champions. Quanto aos momentos actuais de ambas as equipas, o Sporting segue há 4 jogos sem perder, enquanto que o Borussia não vence há 3.

 

Abandonando os factos históricos e abordando o jogo em si e as expectativas por nós criadas, é impossível negar que só a vitória nos interessa. Depois do jogo em Madrid todos nos convencemos de vez que podemos fazer frente a qualquer equipa da Europa, sabendo que não bastará anular o colectivo de uma grande equipa mas também sabendo condicionar as individualidades, sob pena delas nos fazerem sofrer, como acabou por acontecer no Santiago Bernabéu.

 

Ao que parece, Rúben Semedo estará apto, facto que me parece fundamental para o equilíbrio defensivo, ainda mais num momento em que as laterais (sobretudo a esquerda) não nos dão a segurança desejada. Espero o quarteto defensivo que defrontou o Real e um onze muito próximo do desse jogo.

Pese embora as baixas da parte do Borussia, não podemos ignorar o poderio do trio de ataque, formado por Götze, Aubameyang e Dembélé, bem como a profundidade das laterais.

 

Só um jogo perto da perfeição nos dará os tão preciosos três pontos que alimentarão as nossas expectativas de estar presentes na fase a eliminar.

Eu acredito!

SPOOOOOOOOOOOOORTING!

 

NOTA: Não esquecer que antes, às 15 horas (directo SportTV 1), jogam os juniores para a Youth League, onde o Sporting procura a primeira vitória e a possibilidade de se estabelecer nos lugares de acesso à fase seguinte.

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal