Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

Hoje é o vosso dia. O dia em que o Sporting buscará a glória.

Entre o muito que há para acompanhar e ver ao longo do dia de hoje, naturalmente, dois desafios saltam à vista.

Às 16 horas, em futebol, as seniores femininas enfrentam o Boavista no seu reduto e uma vitória no Parque Desportivo de Ramalde fará das leoas campeãs nacionais, no ano do regresso da modalidade no Clube.

Sim, já se ouve ao fundo o hino da Champions Feminina mas, antes disso, há a realidade da nossa Liga para enfrentar, com um recinto certamente cheio de fervor leonino em torno das mais que prováveis novas campeãs nacionais de futebol.

A vitória não só selará as contas como será um importante aporte de confiança para a final da Taça de Portugal, a jogar no Estádio Nacional do Jamor a 4 de Junho, frente ao Sporting de Braga, o grande rival desta temporada.

 

Muito há a dizer sobre estas mulheres. Todas, sem excepção, honraram o símbolo que transportaram ao peito nos últimos 10 meses. Em todo este período tiveram de adaptar-se a uma nova realidade, conhecer-se enquanto companheiras, criar uma equipa e montar um modelo de jogo que pudesse fazer frente a todos os rivais, em especial ao mais forte entre todos.

Sempre de sorriso nos lábios e com um profissionalismo, empenho e entrega de fazer inveja a muitos profissionais muito mais bem pagos na área, enfrentaram e ultrapassaram todas as batalhas.

Até agora, uma época sem derrotas, praticamente imaculada. Agora, uma pressão estranha a que deveriam estar habituadas mas que pesa mais por trazer toda uma nação leonina aos ombros.

Tenho a certeza que, neste momento, lhes pesa a responsabilidade de representar um Clube com a dimensão do Sporting mas tenho ainda mais certeza que, hoje, não faltará força, raça e entrega para fazer cumprir o lema do Clube, garantindo que não faltará glória a um percurso cheio de esforço, dedicação e devoção.

 

Miúdas, vocês merecem tudo e acreditem que, passo a passo, dia a dia, não vos faltarão leões a empurrar para mais uma vitória, mais um título.

Força!

 

 

Mas há mais...

Uma hora mais tarde (17 horas), na Academia Sporting, em Alcochete, os juniores de Tiago Fernandes poderão carimbar o segundo título nacional do dia.

Também aqui um exemplo de competência a todos os níveis, de empenho e excelência. 

Mesmo com o fracasso na Youth League, esta equipa nunca se desviou do caminho do sucesso nas competições nacionais. Apenas uma derrota em 33 jogos oficiais, precisamente em casa do adversário de hoje, o Vitória Sport Clube, de Guimarães.

 

Nesta que é a última etapa da evolução de um jovem jogador onde disputa as competições frente a jovens da mesma faixa etária, o mais importante nem são as vitórias, porém, desde cedo o plantel comandado pelo filho do eterno Manuel Fernandes mostrou a sua superioridade relativamente à concorrência da zona sul. 

Uma primeira fase com 21 vitórias em 22 jogos era, sem dúvida, um excelente cartão de visita para a fase decisiva da temporada, onde se juntariam os melhores do sul com os melhores do norte, que têm levado a melhor nos últimos três anos (Porto é actual bi-campeão e foi o Braga a vencer o campeonato de há três épocas atrás).

Dois empates (ambos muito injustos) com o Benfica e a derrota em Guimarães não foram entraves suficientes para a qualidade de jogadores como Luís Maximiano, Merih Demiral, Gonçalo Vieira, Thierry Correia, Tiago Djaló, João Ricciuli, Bruno Paz, Pedro Ferreira, Daniel Bragança, Miguel Luís, Rafael Leão, Elves Baldé ou Pedro Marques, apenas para citar os que mais me enchem as medidas desta excelente geração de jogadores, a maioria deles com mais um ano de júnior pela frente.

 

 

Pena que não dê para nenhum destes dois plantéis festejar o título em pleno Estádio José Alvalade mas certamente terão em breve a possibilidade de se consagrarem no maior palco do Clube, aquele onde todos querem um dia pisar a cada "domingo" (sim, até elas merecem o esforço de um acerto de calendário que permita alternar os jogos com os do futebol masculino, afim de termos jogos todos os fins-de-semana em Alvalade).

A expectativa é enorme para ver o sucesso de ambos os conjuntos, amplificada pelo desejo de ver os jovens crescer em breve no Clube e de as ver a elas crescer dentro de um projecto, também ele em crescimento e, a meu ver, com naturais ambições, até mesmo além fronteiras.

 

Boa sorte a ambos para hoje e para o futuro de todos/as, individualmente e dentro do nosso Sporting Clube de Portugal.

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal