Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Grande Artista e Goleador

E tu, tens Coração de Leão?

Coração de Leão.jpg

A ideia está na gaveta há quatro meses e tenho pensado na melhor altura de a lançar. Vai hoje, dia do terceiro aniversário do blog.

 

Sempre identifiquei no Sporting uma responsabilidade social acrescida. O clube tem na sua génese valores importantes e preocupa-se em incutir aos seus atletas essa matriz de carácter. 

O Sporting e, mais concretamente, os Sportinguistas são (com as devidas e infelizes excepções) educados, respeitadores, verdadeiros, cooperantes e solidários. No desporto e na vida, lutámos, empenhamo-nos e ajudamo-nos. O próprio exemplo da Fundação Sporting é bem elucidativo disso.

Dentro desta base, pensei lançar a minha primeira iniciativa social, que espero que o ainda curto alcance do blog e das suas redes sociais não trave. Para isso, conto com a ajuda de todos, partilhando a ideia e, mais importante que isso, praticando-a.

 

Passo a explicar:

Todos nós temos uma vida atarefada. Preocupamo-nos com o nosso bem-estar e com o bem estar da nossa famílias. Temos o tempo contado, que ocupámos entre o trabalho, os hobbies e as dinâmicas familiares de cada um. Mas, quanto tempo dedicamos aos outros?

Teremos, cada um de nós, uns minutos da nossa semana para ajudar um vizinho, uma associação, uma instituição, um sem-abrigo... Teremos tempo para fazer voluntariado, dar sangue (ou, mais importante ainda, ser dador de medula) ou qualquer outro acto solidário?

Creio que sim! Com vontade e a dispensa de algum do nosso tempo, podemos marcar a diferença na sociedade. Muitos já o fazem mas, será que podemos alargar o espectro e fazer com mais ajudem ainda mais.

 

Aquilo que vos proponho é uma corrente de boas acções. Que cada um use a hashtag #CoraçãodeLeão e conte a sua história ou partilhe uma fotografia da acção social a que se prestou. Usemos para isto as redes sociais e tentemos também desafiar outros a fazer, ao bom estilo de um "Ice Bucket Challenge".

O objectivo não é a banalização do auto-elogio da boa acção. Não pretendo com isto que cada um apenas se vanglorie pelo que dá aos outros (mesmo que isso seja motivo para tal). A ideia é que o acto de partilha de uma acção solidária contagie outros a fazer o mesmo.

 

Naturalmente, sendo este um blog afecto ao Sporting Clube de Portugal, centrei a iniciativa nos adeptos do nosso Clube mas, como é evidente, qualquer um é livre de usar a hashtag para o mesmo fim. O mais importante é que a ajuda chegue ao máximo de lugares possível, sejam os beneficiários de que clube foram bem como os praticantes da boa acção.

 

Agora, vem a parte mais importante. Saber quem de vocês está disposto a ajudar e a criar comigo esta corrente solidária. Prometo dar o exemplo nos próximos dias, e já tenho duas/três coisas que quero fazer. Espero não ser o primeiro a partilhar a história de um #CoraçãodeLeão e conto com as vossas para depois partilhar.

 

Obrigado a todos!

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil