Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Grande Artista e Goleador

À conquista da Europa (Guia do Campeonato da Europa de Judo)

Realiza-se de hoje a domingo o Europeu de judo individual e colectivo. Portugal parte para a Polónia (Varsóvia) com um lote de treze judocas e o Sporting é o clube mais representado na convocatória. São seis os judocas leoninos presentes no certame, metade da comitiva nacional (considerando que Tiago Rodrigues participa a expensas próprias, facto que acaba por permitir a Portugal integrar a competição por equipas masculina - a equipa feminina não apresenta em prova todas as categorias de peso necessárias para o efeito).

 

Joana Ramos, Maria Siderot, Sergiu Oleinic, Luís Carmo, Anri Egutidze e Jorge Fonseca são os judocas do Sporting com a responsabilidade de lutar em nome próprio, por Portugal e pelo nosso clube pela melhor classificação possível.

 

Maria Siderot (-48kg), Joana Ramos (-52kg) e Sergiu Oleinic (-66kg) serão os responsáveis por abrir as hostilidades, competindo hoje, no primeiro dia de prova. 

As eliminatórias começam às 10 horas e as fases finais às 15 horas, com transmissão em directo na Sport TV 3.

Maria Siderot, de apenas 20 anos e 26ª do ranking mundial na sua categoria (embora a fazer o primeiro ano como sénior), começará as eliminatórias frente à romena Alexandra Pop, 48ª do Mundo. Caso passe, terá de imediato a nº 6 do Mundo pela frente (Milica Nikolic).

Joana Ramos, a mais experiente da comitiva portuguesa e uma das maiores esperanças de medalha, terá pela frente a norueguesa Madelene Rubinstein (107ª do ranking mundial). Acredito que Joana Ramos demonstrará as diferenças evidentes entre ambas, que as mais de 80 posições no ranking demonstram (Joana é 20ª da hierarquia mundial). O sorteio não foi amigo da judoca leonina e, na segunda ronda, terá pela frente a romena Andreea Chitu, 9ª do ranking mundial. Para vencer a sua poule e ter acesso à luta pelo ouro, Joana terá ainda pela frente outra romena, 8ª na tabela mundial.

Sergiu Oleinic, 11º do ranking mundial em -66kg é o melhor dos colocados no ranking da equipa Portuguesa e terá de fazer valer a sua experiência e bom momento de forma frente a um jovem sérvio que apenas competiu a nível júnior (embora com alguns resultados interessantes). A medalha de bronze, em dezembro, na Golden League e os recentes quintos lugares em provas da elite mundial podem ter sido apenas aperitivos para algo melhor. Terá como grande adversário na sua poule o georgiano Vazha Margvelashvili, 10º do ranking mundial, que o derrotou este ano na meia-final do Grand Slam de Paris (LINK) mas com quem tem um confronto directo positivo (2 vitórias e 1 derrota).

 

Na 6ª feira entrarão em acção Luís Carmo (-73kg) e Anri Egutidze (-81kg) e, tal como no dia anterior, as eliminatórias disputam-se a partir das 10 horas, tendo lugar a fase final a partir das 15 horas, também com transmissão em directo na Sport TV 3.

Luís Carmo é, entre todos os judocas do Sporting, o que apresenta o ranking mais modesto. É apenas 108º na sua categoria de peso e parte para a competição sem grande pressão. Terá pela frente na primeira eliminatória um perfeito desconhecido de 22 anos, o albanês Armando Mallosmani. Se passar a eliminatória inaugural, apanhará Tohal Butbur, israelita e 10º do ranking mundial.

Anri Egutidze, 65º do ranking mundial, procura esta época afirmar-se entre a elite europeia e mundial. Tem potencial para vir a singrar entre os melhores do mundo mas o sorteio foi perigoso para o português. Calhou-lhe em sorte o belga Sami Chouchi (158º do mundo) que vem de um bronze numa prova europeia e que tem um bom palmarés júnior. O português de 21 anos terá de roer este "osso" belga de 24, antes de se bater com Alan Khubetsov, o 8º do ranking mundial. Esta é talvez a categoria masculina mais imprevisível e na qual, não lhe sendo exigido, Anri pode surpreender. 

 

Para o sábado sobra Jorge Fonseca, a competir em -100kg. Desta feita as eliminatórias arrancam apenas às 11 horas, enquanto que os blocos finais estão guardados para as 15 horas. A Sport TV 5 apenas transmitirá o melhor do dia às 21:50 horas (no entanto, toda a competição, em todos os dias poderá ser acompanhado via live streaming - AQUI).

A competição começa na segunda ronda das eliminatórias, frente ao croata Zlatko Kumric (29º do ranking mundial). Fonseca, 18º da tabela, começará assim com um adversário de grande nível, antes do combate que dá acesso à final de poule, onde poderá apanhar Kiril Denisov (russo, 23º do ranking) ou Oleksandr Romanyuk (ucraniano, 116º). Convém frisar que Jorge Fonseca integra a poule do líder do ranking mundial, o azeri Elmar Gasimov, adversário que só na final de poule se poderá atravessar no seu caminho. O caminho para as medalhas não é fácil mas Jorge Fonseca já mostrou antes que, para ele, não há impossíveis.

 

A todos os judocas do Sporting e também aos restantes portugueses em prova (Joana Diogo, Leandra Freitas, Yahima Ramirez, João Crisóstomo, Jorge Fernandes, João Martinho e Tiago Rodrigues) desejo a melhor das sortes e que consigam superar-se, dando o seu melhor.

No domingo, realiza-se a competição colectiva, com eliminatórias às 11 horas e bloco final às 15 horas (23:40 horas, em diferido, na Sport TV 3).

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal