Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Grande Artista e Goleador

SPORTING CP 0-0 Porto: Rei Patrício segura o empate

No dia em que Adrien finalmente se despediu dos sócios e adeptos do Sporting foi outro dos símbolos da nossa formação a brilhar; Rui Patrício manteve a baliza inviolável e segurou o nulo que permite ao Sporting manter a distância para o Porto (1º) e para o Benfica (3º).

 

Não pude ver a primeira meia-hora que, segundo me pareceu pelos comentários que li e ouvi, foi o pior período do Sporting no jogo.

A verdade é que o Porto demonstrou em Alvalade que é um adversário forte. Moralizados por um início de época quase imaculado e onde perderam ontem os primeiros pontos na Liga, os comandados de Sério Conceição tomaram conta das operações a meio-campo, ganhando a maior parte dos duelos, mantendo assim durante um período largo o ascendente no jogo.

 

A verdade é que chegar ao intervalo com um nulo foi um bom resultado para o Sporting. Havia assim a possibilidade de corrigir posicionamentos e aumentar a intensidade.

Assim foi. O Sporting entrou melhor na segunda parte e começou a aproximar-se mais do último reduto dos portistas.

Mesmo sem criar claras oportunidades de golo, começámos a fazer sentir ao Porto que também tínhamos capacidade para assustar Casillas.

 

A verdade é que os lances de maior perigo (ainda que hipotético) saíram dos pés de Jonathan Silva, que com dois/três cruzamentos bem medidos obrigou a defesa portista a aplicar-se para impedir que Bas Dost finalizasse (o holandês podia e devia ter sido mais "rato" no aproveitamento destes lances).

A melhor oportunidade do jogo acaba por surgir numa recuperação de bola de Bruno Fernandes, após um lançamento lateral a favor do Porto. Na cara de Casillas, o português atirou muito por cima e perdeu-se assim uma boa possibilidade para somar os três pontos.

 

Enquanto isso, Patrício ia salvando tudo o que lhe aparecia no raio de acção em mais uma noite quase perfeita, não fosse um lance em que coloca a bola nos pés de um jogador do Porto, travado posteriormente por Coates.

 

A verdade é que, como já disse, o Porto se mostrou um rival forte e num jogo de futebol muito bem disputado, com entrega e intensidade de ambas as partes, ninguém conseguiu desfazer o nulo com que viríamos a chegar ao final do encontro.

 

Confesso alguma estranheza pela demora de Jorge Jesus a mexer na equipa e até pelas opções tomadas. Bruno Fernandes foi bem substituído, na minha opinião. Estava visivelmente cansado e era necessário refrescar o meio-campo ofensivo. Jesus foi conservador, optando por Bruno César em vez de Podence.

Depois disso até entendo o receio de JJ em mexer. A equipa estava bem e, embora cansados, alguns jogadores continuavam a render o suficiente para serem úteis. Mesmo assim, exigia-se mais algum rasgo, se queríamos atacar os três pontos. A entrada de Podence para o lugar de Acuña (também podia ter sido para o lugar de Gelson) não só é tardia como, feita aos 90 minutos, poucos resultados práticos poderia ter no jogo.

 

Agora vem aí a pausa para as selecções e, como disse Jesus, é esperar que aqueles que mais vão viajar joguem pouco, para não virem ainda mais cansados do que foram.

 

Nota de destaque, mais uma vez, para os adeptos do Sporting que quase lotaram o Estádio e nunca faltaram com o apoio à equipa.

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Hoje joga o Sporting

Assumo; estou confiante para hoje.

Normalmente apresentamo-nos fortes nos duelos com o Porto. Há 11 jogos que o Porto não vence em Alvalade e, desde a chegada de Jesus que vencemos sempre os dragões em casa para o campeonato.

 

O foco da equipa nos jogos mais mediáticos abre também boas possibilidades para o duelo de hoje à noite.

Nem as previsíveis baixas de Fábio Coentrão e Doumbia afectam a minha fé, embora tornem a equipa menos forte.

 

Apesar da confiança, não falta o nervosismo e a ansiedade que a bola role. O jogo é importante, não o podemos negar.

Ganhar é o único resultado que interessa. O empate pode dar um importante balão de confiança ao Benfica (que não podemos ser nós a moralizar) e a derrota, para além do que já mencionei ainda afasta o Porto para uma distância considerável.

 

Jesus terá isso em mente. Estudou bem este Porto e conhece bem o Sérgio Conceição. 

O treinador do Porto também conhece bem o modelo de Jesus e o jogo tem tudo para ser interessante, embora seja previsível um receio mútuo inicial que durará até ao primeiro golo.

Marcando primeiro, tenho a certeza que ganharemos. Ganhando, tenho a certeza que Bas Dost "molhará a sopa".

 

Vamos, Sporting!

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Os golos do regresso às vitórias da equipa B

Hat-trick de Gelson Dala, que ainda assistiu Paulinho para o golo da vitória derrota os líderes da 2ª Liga.

O angolano mostra que está num nível acima dos companheiros e Paulinho teve uma estreia com pormenores interessantes.

Sporting B ascende ao 7º lugar.

Sigam-me no facebook e no twitter.

Talismã Capeta resolve no 1º de Maio

 

Foi só um jogo mas significa mais do que isso.

Depois do que se verificou na temporada passada, certamente que se percebe que o projecto de futebol feminino do Sporting continua no bom caminho.

A deslocação a Braga era a mais difícil da temporada e, mais uma vez, o Sporting saiu vencedor de um duelo com as minhotas, averbando a primeira vitória no campo do adversário directo na luta pelo título (no ano passado havia-se registado um empate sem golos).

 

Para não variar, Diana Silva marcou e Ana Capeta (quem mais?) decidiu.

Começa a ser recorrente e um indicador claro da qualidade colectiva e individual da equipa do Sporting.

Em 5 jogos, o Sporting venceu 4 e empatou 1 frente às bracarenses.

A equipa do Braga ainda não tinha sofrido golos e, pela primeira vez, o Sporting marcou dois golos a este adversário nos 90 minutos (as vitórias na Taça de Portugal e na Supertaça apareceram no prolongamento).

 

Espero que, sem a concorrência da Solange Carvalhas, que infelizmente está lesionada para vários meses (força, leoa!), a Ana Leite finalmente relaxe e justifique o valor que tem e que levou o Sporting a avançar para a sua contratação. Até ver, tem-se demonstrado aquém das expectativas (acredito em ti, leoa!).

 

Quem nunca fica aquém das expectativas é Ana Capeta. A mulher dos golos. Dos importantes mas não só, tem-se assumido nestas duas temporadas como a terceira melhor marcadora da equipa, sendo a única do top 3 sem claro estatuto de titular.

Capeta voltou a saltar do banco para resolver a contenda em grande estilo, como não podia deixar de ser.

Já o disse depois da Supertaça e volto a repetir. Ana Capeta justifica e faz por merecer mais do que o seu estatuto de "arma secreta". Tem golo, é decisiva, tem alma, tem qualidade e irreverência. Vai crescer na mesma medida em cresçam o número de minutos jogados e pode até vir a ser um caso sério no futebol feminino internacional. Falta-lhe por vezes algum equilíbrio emocional. Quando controlar esse aspecto importante do jogo, será imparável.

 

À terceira jornada o Sporting lidera isolado o Campeonato Feminino Allianz e tem tudo para mais uma época de sucesso.

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

3ª Supertaça consecutiva para o Sporting

"Diante do São Cosme, o parcial não deixa dúvidas: 3-0, partida que não ultrapassou sequer a hora de jogo.

No primeiro encontro, Diogo Carvalho derrotou Vítor Carvalho por 11-7, 11-5 e 11-3. De seguida, Aruna Quadri, número 45 do Mundo bateu João Carmelita em novo 3-0, com os parciais de 11-5, 11-6 e 11-8. Bode Abiodun quebrou a resistência do oponente, triunfando ante Hugo Pinto por triplo 11-4."

Texto: sporting.pt

Sigam-me no facebook e no twitter.

Agenda Leonina

Agenda 1.png

Agenda 2.png

Agenda 3.png

Agenda 4.png

Agenda 5.png

Agenda 6.png

Agenda 7.png

 

BOXE - Live Streaming (link)

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Ténis de Mesa entra a ganhar na Champions

O Sporting não defrontou ontem um adversário qualquer. O Pontoise Cergy foi campeão europeu há dois anos e semi-finalista da Liga dos Campeões no ano passado.

Com o português Marcos Freitas nos seus quadros, os franceses contavam com o melhor cotado dos dois conjuntos (17º do ranking mundial).

Aruna Quadri (33º) é o melhor posicionado no ranking mundial da equipa do Sporting mas João Monteiro (48º) em nada lhe fica a dever no que à experiência internacional diz respeito. 

Sem ser um expert na modalidade, parecia-me que Diogo Carvalho (278º) tinha qualidade suficiente para vencer o seu oponente e era evidente que tudo se decidiria nos duelos com Marcos Freitas, sendo necessário chegar vivo ao segundo.

 

O Sporting cumpriu com distinção aquilo que me pareceu a estratégia adoptada. 

Aruna Quadri perdeu o primeiro encontro para Marcos Freitas por claros 3-0 mas, de seguida, com alguma dificuldade e nervosismo à mistura, João Monteiro empatou a partida após vitória por 2-3 sobre Can Akkuzu, francês, 123º do Mundo.

Diogo Carvalho beneficiou da ausência de Tristan Flore, 44º do ranking mundial, e impôs-se sobre Niagol Stoyanov (154º) em mais um duelo equilibrado que pendeu para nós com mais um 2-3.

O Pontoise decidia a continuidade na disputa do encontro num electrizante duelo de portugueses. Marcos Freitas defrontou João Monteiro que, ao contrário do primeiro encontro com Can Akkuzu, se mostrou muito seguro e a jogar um ténis de mesa de grande qualidade. Notava-se o profundo conhecimento que ambos tinham um do outro. Monteiro ganhou o primeiro set com facilidade (5-11) mas o equilíbrio seria a nota dominante dos seguintes. Ao fazer o 0-2, com 9-11 no segundo set, João Monteiro deixou Marcos Freitas muito pressionado. O nº17 mundial teve de esforçar-se para se manter vivo no jogo. Venceu o terceiro set por 11-9 mas Monteiro ainda estava em vantagem. O quarto set era fundamental para o Sporting. Caso João Monteiro falhasse, Freitas viria para o quinto e último set com ascendente no plano psicológico. O quarto set seria então decidido nas diferenças, com João Monteiro a salvar dois pontos de set antes de cifrar o 12-14 final que faria história.

 

O Sporting, estreante na competição, venceu 1-3 em casa de um dos candidatos ao título que nos últimos 13 encontros em casa, na Champions, perdeu apenas pela terceira vez e iniciou assim da melhor forma a sua temporada de estreia entre os maiores clubes da Europa. Um orgulho enorme para qualquer Sportinguista. Curioso que em futebol, andebol e ténis de mesa, todas as equipas leoninas entraram a ganhar na condição de visitante na Liga dos Campeões.

 

Este fim-de-semana joga-se a Supertaça portuguesa e o Sporting, enquanto detentor de todas as provas nacionais, defrontará o São Roque TMC, finalista vencido da última taça de Portugal.

 

A fechar, deixo-vos os vídeos dos 4 sets do encontro de ontem:

Marcos Freitas 3-0 ARUNA QUADRI

Can Akkuzu 2-3 JOÃO MONTEIRO

Niagol Stoyanov 2-3 DIOGO CARVALHO

Marcos Freitas 2-3 JOÃO MONTEIRO

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Quinta-feira de Sporting

Isto nunca pára.

Ontem o futebol, hoje o ténis de mesa e o andebol.

 

Às 18:30h a equipa de ténis de mesa, liderada por Chen Shi Chao, estreia-se na Liga dos Campeões.

O Sporting desloca-se a França para defrontar o AS Pontoise Cergy, semi-finalista em 2016/17, que conta nas suas fileiras com o português Marcos Freitas, 14º do ranking mundial.

Os leões contam nas suas fileiras com Aruna Quadri, o 35º do ranking mundial, João Monteiro, recém-regressado ao clube e 45º da hierarquia mundial, Diogo Carvalho, também ele regressado, após ter saído para o rival e Bode Abiodun.

Somos uma equipa menos cotada que os nossos adversários mas temos valor individual para contrariar o favoritismo dos franceses.

A estreia poderá ser acompanhada via streaming, no site da ETTU (link).

 

Já a equipa de Hugo Canela recebe o Porto e, em caso de vitória, ascenderá provisoriamente à liderança do campeonato andebol 1.

Benfica e Belenenses estão 100% vitoriosos e, em jornada antecipada, o Sporting pode colocar pressão sobre os dois rivais de Lisboa.

O Porto termina agora um ciclo verdadeiramente terrível no campeonato. Depois da estreia em casa com um empate diante do ABC, os dragões perderam na Madeira e na Luz. Vêm de uma vitória em casa frente ao São Bernardo, último classificado e podem hoje ficar a 6 pontos da liderança, que poderão passar a 8 no fim-de-semana.

Posto isto, apesar da carga enorme de jogos que o Sporting tem enfrentado, em virtude da participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, a verdade é que o Porto vem ao João Rocha tremendamente pressionado. Um resultado que atrase os portistas dará um alento importante para novo jogo da Champions, no sábado, na Macedónia.

Será dificílimo para Hugo Canela fazer a gestão física do grupo mas era muito importante não perder pontos, pois este ano não teremos um campeonato a dois.

O jogo começa às 19:30h e tem transmissão em directo, simultaneamente na SportingTV e na TVI24.

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

SPORTING CP 0-1 Barcelona: Battaglia inglória

É difícil evitar que esta não pareça, à semelhança dos duelos com o Real Madrid na temporada passada, mais uma vitória moral.

A verdade é que fomos quase perfeitos frente a uma das melhores equipas do Mundo e mesmo a "quase perfeição" não foi suficiente para arrecadar um ponto que fosse.

 

Se o Acuña não faz aquela falta completamente desnecessária...

Se tivéssemos evitado que aquela bola chegasse ao Suárez...

Se não tivéssemos tido o azar do remate desviar no Coates...

Se o Bas Dost tivesse rematado à baliza...

Se o árbitro não nos tentasse condicionar desde o apito inicial com uma gritante dualidade de critério...

 

Mas o futebol não é feito de "ses" e a atitude fantástica demonstrada durante todo o jogo continua a deixar-me a pensar onde ficou esta vontade na visita a Moreira de Cónegos...

Não quero parecer azedo mas a injustiça deste resultado depois do que lutámos não só me deixa frustrado como aumenta ainda mais a minha azia, depois do empate para o campeonato.

No entanto, o grande jogo realizado ontem deixa-me uma certeza quase absoluta de duas coisas:

- Vamos ganhar ao Porto

- O Bas Dost marca dois

Posto isto...jogo incrível de Battaglia. Fui dos que o achou caro, no preço e nas contrapartidas. Hoje começo a engolir tudo isso. O argentino é um enorme jogador e, neste momento, parece mais fácil vendê-lo por 30 milhões em julho do que vender o William por 45. E isto em nada belisca a qualidade do William, que vai ficando e ontem voltou a mostrar que é top. 45 milhões por ele, como está o mercado, seria uma pechincha.

Mathieu...que jogo fantástico do francês, que deve ter deixado interrogações em Valverde sobre o porquê da sua dispensa. Nós agradecemos. Para mim foi, a par de Battaglia o melhor em campo.

Não menos importante foi Rui Patrício. Enorme entre os postes e sem responsabilidades no golo. Não foi por ele que perdemos.

 

Em contraponto...Coates.

Gelson não fez um jogo ofensivamente inspirado mas pelo que ajudou Piccini (e a tarefa de acompanhar Alba não é pêra doce) merece crédito. Já Coates esteve desastrado e pareceu o destino a ditar que fosse ele a enviar a bola para o fundo das redes de Rui Patrício. Esta Mathieu não pôde salvar.

 

Agora é esperar que todo este desgaste físico e emocional não condicione a equipa para o jogo que realmente importa. No domingo recebemos o Porto e uma certeza eu tenho. Com esta atitude, concentração, comprometimento e qualidade, os dragões vão sair de Alvalade sem sequer cuspir fumo, quanto mais fogo.

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Hoje joga o Sporting

Época 2008/2009, a única em que Sporting e Barcelona se cruzaram na Liga dos Campeões. Leões e blaugrana acabariam por passar aos oitavos-de-final, com os catalães a levantar o troféu no final. A nossa prestação terminou em Munique de forma humilhante mas com o mérito de uma passagem inédita no novo formato da prova, após uma fase de grupos de grande qualidade, onde o Barça nunca nos envergonhou.

Nessa fase de grupos, com Barcelona, Shakhtar e Basileia, quando o nosso ranking ainda nos permitia encarar os sorteios com algum optimismo, apenas os espanhóis nos haveriam de marcar golos. 3 em Espanha e 5 em Alvalade. O Sporting averbou quatro vitórias nos restantes jogos e marcou sempre ao Barça. 1 em Espanha e 2 em Portugal, em jogos onde o Sporting chegou a discutir o resultado.

Nesse tempo o treinador era Paulo Bento, o Sporting haveria de ser mais uma vez segundo no campeonato (a quatro pontos do Porto de Jesualdo) e a nossa equipa era Liedson, os miúdos e pouco mais.

 

Hoje temos mais recursos financeiros, um orçamento triplicado (ou perto disso) e teremos de igualar em vontade e empenho para discutir o resultado, já agora de forma a roubar pontos a uma das melhores equipas do Mundo.

 

A equipa tanto me faz. Hoje não dou palpites nem "conselhos" a Jesus. É escolher onze, apenas sem inventar em demasia. Não é o tipo de jogo em que a motivação possa estar em causa. Hoje até o Alan corria, porque é o Barcelona e é esta mentalidade que tem de se mudar para se ser feliz internamente.

O jogo de hoje é pare desfrutar, com entrega e responsabilidade, sabendo que o favoritismo não estará do nosso lado, mesmo que tenhamos o factor casa a favor e Alvalade cheio.

 

Há quase 10 anos recebemos o Barcelona de Guardiola numa fase diferente. De realçar que o Barcelona utilizou 7 jogadores da sua cantera, tantos quanto o Sporting, que os fez alinhar todos de início. À 5ª jornada e já com o apuramento para os oitavos-de-final garantido, entrámos mal e aos 17 minutos o Barça já vencia por 0-2. Messi fez o 0-3 no início do segundo tempo, o Barça baixou o ritmo e nós acreditámos. Veloso e Liedson reduziram para 2-3, com quase meia hora para jogar mas um auto-golo de Caneira e uma grande-penalidade cometida por Rui Patrício voltaram a distanciar o adversário no marcador. 2-5, foi o resultado final (resumo).

 

Detalhes...

 

Mesmo que "a feijões" (que não o era, pois estavam em jogo o prestígio e os milhões), o último duelo mostrou que qualquer erro pode ser fatal frente aos melhores do Mundo e, depois, há Messi.

No entanto, é aqui que se experimenta e se tenta surpreender. É nos jogos em que nada esperam de nós que podemos espantar o Mundo.

É aproveitar para relaxar e fazer o melhor, porque no domingo volta a responsabilidade máxima de não poder falhar.

 

A eles, leões!

Sigam-me no facebook e no twitter.

O que andam eles a fazer?

JEFFERSON (Sp. Braga) - 1988-07-05 (29 anos) - Defesa Esquerdo

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 45M€

24/09/2017 (Liga NOS) - Tondela 1-2 SP. BRAGA
Jefferson não foi convocado.
Resumo do Jogo

Jogos - 8

Minutos - 750

Golos - 0

Assistências - 1

Classificação - 5º na Liga NOS / 1º na fase de grupos da Liga Europa / 1º na fase de grupos da Taça CTT

* * *

MAMA BALDÉ (Desp. Aves) - 1995-11-06 (21 anos) - Defesa Direito

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

24/09/2017 (Liga NOS) - DESP. AVES 0-0 Rio Ave
Mama Baldé foi titular na lateral direita e esteve sempre ligado à corrente. A profundidade que ofereceu ao seu flanco deu muita dinâmica à equipa mas falhou demasiados passes para ser efectivo nas acções ofensivas. Pulmão incrível e uma capacidade atlética invejável permitem-lhe parecer omnipresente mas falta mais tranquilidade em algumas acções. Rematou duas vezes (ambas com perigo) e conseguiu anular muitas das acções que se acercaram da sua zona de influência. Jogou os 90 minutos.
(Record) Nota 3/5
(MaisFutebol) Nota 3/5
(GoalPoint) Nota 6/10
(WhoScored) Nota 7.31/10
Resumo do Jogo

Jogos - 3

Minutos - 206

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 18º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT

* * *

RYAN GAULD (Desp. Aves) - 1995-12-16 (21 anos) - Médio Centro / Avançado

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 60M€

24/09/2017 (Liga NOS) - DESP. AVES 0-0 Rio Ave
Lesionado, Ryan Gauld não foi convocado.
Resumo do Jogo

Jogos - 6

Minutos - 225

Golos - 1

Assistências - 0

Classificação - 18º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT

* * *

DOMINGOS DUARTE (Desp. Chaves) - 1995-03-10 (22 anos) - Defesa Central

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€

23/09/2017 (Liga NOS) - Estoril 0-2 DESP. CHAVES
Domingos Duarte está a fazer-se o patrão da defesa do Chaves. Autoritário, sereno e eficaz. Efectuou mais desarmes do que qualquer outro jogador em campo. Na verdade, foram 10 desarmes, o dobro dos que lhe seguiram neste dado estatístico. Uma verdadeira muralha na retaguarda flaviense, no segundo jogo consecutivo sem sofrer golos.
(MaisFutebol) Nota 3/5
(GoalPoint) Nota 5.7/10
(WhoScored) Nota 7.44/10
Resumo do Jogo

Jogos - 7

Minutos - 630

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 11º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT

* * *

MATHEUS PEREIRA (Desp. Chaves) - 1996-05-05 (21 anos) - Extremo Direito / Esquerdo

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

23/09/2017 (Liga NOS) - Estoril 0-2 DESP. CHAVES
Matheus Pereira regressou após castigo e foi suplente. Entrou aos 59 minutos para o lugar de Perdigão, com o intuito de emprestar criatividade ao jogo dos flavienses. O Chaves acabou por marcar o segundo golo já com o jogador do Sporting em campo mas este não teve interferência directa no lance.
(MaisFutebol) Nota 2/5
(GoalPoint) Nota 4.9/10
(WhoScored) Nota 6.14/10
Resumo do Jogo

Jogos - 5

Minutos - 276

Golos - 0

Assistências - 1

Classificação - 11º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT

* * *

LEONARDO RUIZ (Boavista) - 1996-04-18 (21 anos) - Ponta-de-Lança

Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€

25/09/2017 (Liga NOS) - Vitória FC 1-1 BOAVISTA
Leonardo Ruiz voltou a não ser convocado e parece ter perdido o seu espaço. Com Bulos e Mateus como opções primordiais, não sei se não teremos de equacionar novo empréstimo ou o regresso à equipa B do avançado colombiano.
Resumo do Jogo

Jogos - 5

Minutos - 320

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 12º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT

* * *

FRANCISCO GERALDES (Rio Ave) - 1995-04-18 (22 anos) - Médio Centro / Ofensivo

Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão 45M€

24/09/2017 (Liga NOS) - Desp. Aves 0-0 RIO AVE
Chico foi titular como médio mais ofensivo do triângulo do meio-campo e entrou a todo o gás. Rematou por cima no segundo minuto e obrigou Quim a desviar para canto pouco depois. Demonstrou sempre intenção de dar opções de passe aos colegas mas nem sempre foi solicitado. Esforçou-se mas acabou por se mostrar cada vez menos à medida que o tempo passava, muito fruto da incapacidade da equipa em criar jogo. Saiu aos 83 minutos.
(Record) Nota 3/5
(MaisFutebol) Nota 3/5
(GoalPoint) Nota 5.5/10
(WhoScored) Nota 6.48/10
Resumo do Jogo

Jogos - 7

Minutos - 511

Golos - 1

Assistências - 0

Classificação - 6º na Liga NOS / Apurado para a fase de grupos da Taça CTT

* * *

ANDRÉ GERALDES (Belenenses) - 1991-05-02 (26 anos) - Defesa Esquerdo / Direito

Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€

24/09/2017 (Liga NOS) - Feirense 1-4 BELENENSES
André Geraldes foi titular na lateral direita, esteve muito bem no capítulo defensivo e mostrou-se um pouco mais do que o habitual no plano ofensivo. Ajudou o jogo desinspirado dos da Feira, num jogo com golos muito bonitos. Geraldes alinhou os 90 minutos.
(Record) Nota 3/5
(MaisFutebol) Nota 2/5
(GoalPoint) Nota 6.2/10
(WhoScored) Nota 7.42/10
Resumo do Jogo

Jogos - 5

Minutos - 358

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 7º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT

* * *

ORIOL ROSELL (Portimonense) - 1992-07-07 (25 anos) - Médio Centro

Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€

22/09/2017 (Liga NOS) - FC Porto 5-2 PORTIMONENSE
Rosell entrou apenas aos 69 minutos, já com o resultado em 5-1. Tentou dar mais coesão ao meio-campo e conseguiu também emprestar algum critério no passe, onde teve 100% de eficácia.
(A Bola) Nota 4/10
(MaisFutebol) Nota 3/5
(GoalPoint) Nota 5/10
(WhoScored) Nota 6.45/10
Resumo do Jogo

Jogos - 3

Minutos - 51

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 15º na Liga NOS / Apurado para a fase de grupos da Taça CTT

* * *

HÉLDON (Vitória SC) - 1988-11-14 (28 anos) - Extremo / Avançado

Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€

24/09/2017 (Liga NOS) - VITÓRIA SC 2-1 Marítimo
Era uma questão de tempo. Com o Vitória aos soluços, era natural que a hora de Héldon chegasse. Chegou e foi um dia em grande. O cabo-verdiano estreou-se como titular, assistiu primorosamente para o primeiro golo e marcou o segundo com um desvio de cabeça ao segundo poste. Isto fora mais alguns lances de qualidade, sempre com simplicidade e qualidade. Saiu ovacionado aos 81 minutos e foi o homem do jogo. A imprensa noticiou ontem um eventual acordo relativamente ao valor de 1.5 milhões de euros, caso o Vitória queira ficar com o jogador. Acho demasiado ambicioso mas nunca se sabe. Que tudo lhe corra bem, é o que espero.
(Record) Nota 5/5 *MVP
(MaisFutebol) Nota 4/5 *MVP
(GoalPoint) Nota 7.8/10 *MVP
(WhoScored) Nota 8.82/10 *MVP
Resumo do Jogo

Jogos - 4

Minutos - 157

Golos - 1

Assistências - 1

Classificação - 8º na Liga NOS / 3º na fase de grupos da Liga Europa / Na fase de grupos da Taça da Liga

* * *

PEDRO EMPIS (Académica) - 1997-02-01 (20 anos) - Defesa Esquerdo / Direito

Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€

23/09/2017 (Taça de Portugal) - Mirandela 1-2 ACADÉMICA 
Pedro Empis foi suplente não utilizado.
Resumo do Jogo

Jogos - 5

Minutos - 289

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 8º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Apurado para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal

* * *

RICARDO GUIMARÃES "GUIMA" (Académica) - 1995-11-14 (21 anos) - Médio Centro

Contrato (Junho 2019)

23/09/2017 (Taça de Portugal) - Mirandela 1-2 ACADÉMICA 
Guima foi titular mas, com a equipa em desvantagem, acabou substituído aos 65 minutos para a entrada de Tozé Marreco. Guilherme Oliveira, que esta época se vinculou em definitivo à Briosa, estreou-se como titular.
Resumo do Jogo

Jogos - 7

Minutos - 534

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 8º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Apurado para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal

* * *

FABRICE FOKOBO (Real SC) - 1994-01-25 (23 anos) - Defesa Central / Médio Defensivo

Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€

24/09/2017 (Taça de Portugal) - Merelinense 3-1 REAL SC
Fokobo foi titular na estreia e, simultaneamente, a despedida do Real da Taça de Portugal. Kikas, formado no Sporting, também jogou. Fokobo alinhou os 90 minutos.
1º Golo do Jogo

Jogos - 3

Minutos - 270

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 17º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga / Eliminado da Taça de Portugal

* * *

LUÍS ELÓI (Sintrense) - 1996-03-10 (21 anos) - Extremo Esquerdo / Direito

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 45M€

24/09/2017 (Taça de Portugal) - Trofense 0-1 SINTRENSE
Luís Elói foi titular na extrema esquerda e esteve bastante em jogo. Foi ele o protagonista do primeiro remate perigoso do jogo, embora depois já não tenha sido tão incisivo. Saiu em cima do minuto 90.
Resumo do Jogo

Jogos - 7

Minutos - 362

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 13º na Série D do Campeonato de Portugal / Eliminado do Torneio de Abertura da AFL / Apurado para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal

* * *

JEFFERSON ENCADA (Olhanense) - 1998-04-17 (19 anos) - Extremo Esquerdo / Direito

Contrato (Junho 2022)

24/09/2017 (Taça de Portugal) - OLHANENSE 4-1 Sp. Lamego
Jefferson Encada estreou-se enquanto titular. Colocado na extrema esquerda, surpreendeu sempre os adversários graças à sua técnica e velocidade. É veloz a correr mas também a pensar e incorpora-se muito bem neste Olhanense, que parece ter uma ideia de jogo muito interessante, bem mais apelativa que a da maioria das equipas da 2ª Liga. Jefferson demonstrou grande sentido colectivo, sem nunca deixar de mostrar as suas qualidades individuais e marcou na sequência de um canto, num bom remate de primeira. Jogou os 90 minutos.
Resumo do Jogo

Jogos - 3

Minutos - 208

Golos - 2

Assistências - 1

Classificação - 2º na Série E do Campeonato de Portugal / Apurado para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal

* * *

BRUNO FERNANDES (AD Oliveirense) - 1997-06-30 (20 anos) - Avançado / Ponta de Lança

Contrato (Junho 2021)

24/09/2017 (Taça de Portugal) - AD OLIVEIRENSE 2-1 Mafra
Bruno Fernandes entrou apenas aos 76 minutos, para refrescar uma das alas, num momento em que o resultado já era o que se viria a verificar no final.
Resumo do Jogo

Jogos - 5

Minutos - 309

Golos - 2

Assistências - 0

Classificação - 15º na Série A do Campeonato de Portugal / Apurado para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal

* * *

LUKAS SPALVIS (Kaiserslautern) - 1994-07-27 (22 anos) - Ponta-de-Lança

Contrato (Junho 2018 + 3 épocas opção) Cl. Rescisão 60M€

25/09/2017 (2. Bundesliga) - Union Berlin 5-0 KAISERSLAUTERN
Spalvis não fez parte dos 18 convocados.
5º Golo

Jogos - 5

Minutos - 143

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 18º na 2. Bundesliga / Apurado para a 2ª Eliminatória da DFB Pokal

* * *

CARLOS MANÉ (Stuttgart) - 1994-03-11 (22 anos) - Extremo / Avançado

Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 60M€

23/09/2017 (Bundesliga) - STUTTGART 0-0 Augsburg
Mané está lesionado.

Jogos - 0

Minutos - 0

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 12º na Bundesliga

* * *

LUC CASTAIGNOS (Vitesse) - 1992-09-27 (24 anos) - Ponta-de-Lança

Contrato (Junho 2019 + 2 épocas opção) Cl. Rescisão 60M€

24/09/2017 (Eredivisie) - Ajax 1-2 VITESSE
Luc Castaignos foi suplente e entrou aos 63 minutos, na fase de maior pressão do Ajax. Esteve pouco em jogo mas a sua equipa segurou a vitória e ascendeu ao 3º lugar no campeonato.
(WhoScored) Nota 5.86/10
Resumo do Jogo

Jogos - 8

Minutos - 249

Golos - 1

Assistências - 0

Classificação - 3º na Eredivisie / Derrotados na Supertaça Holandesa / 3º na fase de grupos da Liga Europa / Eliminado da Taça da Holanda

* * *

SIMEON SLAVCHEV (Lechia Gdansk) - 1993-09-25 (23 anos) - Médio Centro

Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€

23/09/2017 (Ekstraklasa) - Termalica Nieciecza 2-1 LECHIA GDANSK
Slavchev foi titular mas esteve discreto, em mais um jogo pobre do 2º classificado da temporada passada. O Lechia parece ter descido à terra e é 12º. Slavchev jogou os 90 minutos.
(SportInteria) Nota 2.1/6
Resumo do Jogo

Jogos - 3

Minutos - 220

Golos - 0

Assistências - 0

Classificação - 12º na Ekstraklasa / Eliminado da Taça da Polónia

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Bons indicadores do fim-de-semana

Para além de todos os resultados (muitos positivos mas também alguns negativos) há duas equipas que se destacaram no fim-de-semana em torneios de pré-temporada, dando assim sinais muito positivos para as respectivas temporadas oficiais, prestes a começar.

 

O Sporting venceu o segundo torneio de pré-temporada. Em Lamego, depois de vencer o Vitória SC nas meias-finais, o Sporting derrotou o Benfica na final do Torneio das Vindimas por 3-1, com parciais de 25-23; 23-25; 25-18; 25-20.

Com uma equipa completamente nova onde ainda se nota que as peças estão a encaixar-se, o Sporting demonstrou que não falta qualidade individual para formar um colectivo forte.

A duas semanas de iniciar o campeonato, a equipa está evidentemente no bom caminho. Assim se espera que continue.

Sporting vence Torneio das Vindimas.jpg

Jogo Completo / Ponto da Vitória / Declarações de Hugo Silva

 

Em Cascais, jogava-se a final-four do Torneio Jesus Correia, em hóquei em patins. O Sporting apresentou-se com a equipa B, recém-promovida à 2ª divisão e mostrou um nível muito interessante, frente a equipas com muita experiência na 2ª divisão.

Ontem, depois de ter eliminado o Alenquer e Benfica nas meias-finais, a equipa de Nuno Lopes tinha pela frente o AE Física, que no ano passado discutiu a subida à 1ª divisão até ao último jogo (perdeu 7-6 no payoff de subida, frente ao Infante Sagres). Os de Torres Vedras haviam vencido o Benfica B por 6-1 na meia-final mas acabaram derrotados pelos bravos leões no prolongamento, onde Facundo Navarro fez o 5-4 final, com que o Sporting se sagrou vencedor do torneio.

sporting_vencedor_jesus_correia_grande.gif

Jogo Completo / Golo da Vitória / Declarações de José Costa e Nuno Lopes

 

Por fim, realço também a meritória participação do ténis de mesa no Torneio Internacional de Lagos, onde Bode Abiodun (seniores masculinos) e Patrícia Santos (cadetes e juniores femininas) venceram individualmente e o Sporting venceu colectivamente as competições de cadetes masculinos e femininos, entre muitas outras presenças no pódio.

 

Seta à direita para ver mais fotos

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Moreirense 1-1 SPORTING CP: A carroça à frente dos bois

Detesto dizer, "eu avisei".

 

Embora se tenha "cansado" de frisar que só pensava num jogo de cada vez, foi Jesus a passar à equipa o sinal de que já se jogavam os próximos dois jogos em Moreira de Cónegos.

Frente a uma equipa que ia entregar a bola e a iniciativa de jogo e que ia defender junta e agressiva no seu meio campo, pedia-se um onze com maior dinâmica e mais capacidade para desmobilizar o bloco defensivo dos cónegos.

Não tenho dúvidas da utilidade de Bruno César em alguns momentos mas o brasileiro nunca pode ser opção inicial para uma das alas ofensivas. Não quando há melhores opções para oferecer a tal dinâmica e a criatividade que faltam ao "chuta-chuta", que ultimamente já nem à alcunha faz jus.

Juntar Alan Ruiz a Bruno César é meio caminho andado para dar uma parte de avanço ao adversário, como acabou por acontecer.

 

Juntando a isto um Bruno Fernandes com funções que não lhe assentam tão bem e que caem que nem uma luva ao suplente Battaglia, tivemos a receita para 45 minutos de pura desinspiração, "mastigados" e até algo enfadonhos.

 

Ao intervalo entrou Doumbia para o lugar de Alan Ruiz mas, só por si, isso não resolvia todos os nossos problemas. Havia pressa mas teimavam em faltar ideias. Ideias que surgiriam muito mais fluidas se Bruno Fernandes jogasse mais "solto" e se Bruno César tivesse também ficado no balneário (nada contra o brasileiro, atenção).

 

O Moreirense acabou por ser o primeiro a marcar, colocando ainda mais pressão sobre o Sporting, que passaria a jogar mais rápido mas nem sempre tomando as melhores decisões. 

O golo do empate acaba por surgir num lance de bola parada em que me parece, verdade seja dita, que não deveria ter sido assinalado pontapé de canto a nosso favor.

 

A talhe de foice, aproveito para comentar a péssima arbitragem de Luís Godinho e seus pares (os que estavam em campo, já que os outros nada podiam fazer para a evitar).

À semelhança do que vem acontecido noutros jogos, foi demasiado permissivo com as entradas do nosso adversário e acabou por distribuir todos os cartões na segunda parte (a maioria na parte final do jogo), a maior parte deles para o Sporting (!!!).

Mal auxiliado no lance em que corta o ataque ao Moreirense, com dois jogadores com meio campo e apenas Rui Patrício pela frente (convém ressalvar que, embora a bola entre na baliza, há muito que o árbitro tinha apitado e que Rui Patrício se havia alheado do lance).

Mal no lance de Bas Dost com Jhonatan, em que o holandês não faz qualquer falta, antes de Alan Ruiz cabecear para o fundo das redes (também aqui o árbitro apita antes da bola entrar mas, caso não o tivesse feito, teríamos um golo anulado pois aquela bola entraria sempre).

Volta a estar mal no já descrito lance que dá o golo do Sporting.

 

Depois do golo do empate, na minha opinião, Jesus volta a estar mal. Quando parecia ainda mais importante a presença de Bruno Fernandes em campo (mesmo que até ao momento não parecesse inspirado) e quando se impunha a, já de si tardia, saída de Bruno César, foi o português que saiu para a entrada de Battaglia (gestão para quarta-feira, quando o jogo nem estava na nossa mão?!).

Ganhámos agressividade mas não houve acréscimo de criatividade e clarividência na frente. Doumbia não é um "armador" de jogo e, percebendo que Jesus não quis abdicar de Bas Dost, até pelo que ofereceu sempre nos duelos aéreos, eu digo que "nem sempre é com mais avançados em campo que se chega ao golo" (as palavras até são do próprio mestre da táctica).

 

A entrada de Iuri para o lugar de Bruno César aos 73 (!!) minutos já é mais em desespero de causa. Admitindo sem qualquer problema que Iuri podia ter feito melhor nos 20 minutos que esteve em campo, recuso-me a apontar-lhe o dedo por ter falhado alguns passes, que tantos outros falharam antes dele ter entrado.

Sim, é verdade que tivemos ocasiões para ganhar o jogo (Gelson, porra!) mas não é menos verdade que acabámos com o resultado que merecíamos.

 

Nada está perdido e estamos apenas à sétima jornada mas continuo a achar que são nestes jogos que se ganham ou perdem os campeonatos

Agora, já que colocou a carroça à frente dos bois, espero que o Barça saia "atropelado" (1-0 chega) de Alvalade e que isso não prejudique a abordagem à recepção ao Porto.

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Assumido o erro, faltou um pedido de desculpas

Está levantado o meu bloqueio na página oficial do facebook do Sporting Clube de Portugal.

Vou assumir que houve um espertinho qualquer que, na tentativa de "mostrar serviço", meteu os pés pelas mãos.

Não houve pedido de desculpas mas houve bom senso. O erro foi "assumido".

Perdoado mas não esquecido. Siga!

 

PS: Do jogo em Moreira de Cónegos falo mais tarde.

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Hoje joga o Sporting

É nestes jogos que se ganham os campeonatos. 

Frente a um adversário do fundo da tabela e sobretudo por ser antes do jogo com o Barcelona para a Champions, o perigo é enorme.

Perigo de haver quem, por inconscientemente não querer perder um jogo como a recepção ao Barça, não coloque toda a intensidade nos duelos ou não dê tudo naquele último pique.

Claro que isto não pode acontecer mas, em alguns casos, é algo que foge ao controlo dos jogadores.

 

Uma equipa mentalmente preparada, não facilitará e será segura defensivamente o suficiente para que um golo baste para trazer os três pontos de Moreira de Cónegos.

A tal mentalidade de campeão que Jesus tanto fala tem de estar lá hoje, bem presente e vincada.

 

Tenho a certeza que o nosso treinador irá gerir todos quantos se encontrem com algum tipo de limitação, mesmo que mínima. É importante que, quem jogue, esgote as reservas de energia, entrega e querer.

É nestes jogos que se fazem os campeões!

 

Vamos, Sporting!

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Agenda Leonina

Agenda 1.png

Agenda 2.png

Agenda 3.png

Agenda 4.png

Agenda 5.png

VOLEIBOL - Vólei TV (LINK)

 HÓQUEI EM PATINS - HP TV (LINK)

Sigam-me no facebook e no twitter.

O que andam eles a fazer?

JEFFERSON (Sp. Braga) - 1988-07-05 (29 anos) - Defesa Esquerdo
Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 45M€
14/09/2017 (Liga Europa) - Hoffenheim 1-2 SP. BRAGA
Num jogo em que Ricardo Esgaio assistiu para ambos os golos do Braga, Jefferson não foi convocado.
Resumo do Jogo
17/09/2017 (Liga NOS) - SP. BRAGA 2-1 Vitória SC
Jefferson voltou a ficar de fora dos eleitos de Abel.
Resumo do Jogo
20/09/2017 (Taça da Liga) - Benfica 1-1 SP. BRAGA
Jefferson regressou aos convocados e foi titular na lateral esquerda. Assistiu, na marcação de um pontapé de canto, Ricardo Ferreira, que marcou o único golo dos bracarenses na partida. Jogou os 90 minutos.
Resumo do Jogo
Jogos - 8
Minutos - 750
Golos - 0
Assistências - 1
Classificação - 6º na Liga NOS / 1º na fase de grupos da Liga Europa / 1º na fase de grupos da Taça CTT
* * *
MAMA BALDÉ (Desp. Aves) - 1995-11-06 (21 anos) - Defesa Direito
Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€
16/09/2017 (Liga NOS) - Marítimo 2-1 DESP. AVES
Mama Baldé foi titular como lateral direito e, pese embora as más condições do terreno, não se acanhou na hora de subir e descer pelo terreno. Deu profundidade ao seu flanco mas, curiosamente nunca tentou o cruzamento, tendo rematado por quatro vezes. Jogou os 90 minutos.
(Record) Nota 3/5
(MaisFutebol) Nota 3/5
(GoalPoint) Nota 5.7/10
(WhoScored) Nota 6.34/10
Resumo do Jogo
Jogos - 2
Minutos - 116
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 18º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT
* * *
RYAN GAULD (Desp. Aves) - 1995-12-16 (21 anos) - Médio Centro / Avançado
Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 60M€
16/09/2017 (Liga NOS) - Marítimo 2-1 DESP. AVES
Com apenas 1:30min de jogo, Gauld tenta fazer um cruzamento na ala esquerda e fica imediatamente agarrado à face posterior da coxa esquerda. Acabou por sair apenas aos 8 minutos mas, para ele, o jogo acabou bem antes disso.
(Record) Nota 0/5
(MaisFutebol) Nota 3/5
(GoalPoint) Nota -/10
(WhoScored) Nota 6.13/10
Resumo do Jogo
Jogos - 6
Minutos - 225
Golos - 1
Assistências - 0
Classificação - 18º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT
* * *
DOMINGOS DUARTE (Desp. Chaves) - 1995-03-10 (22 anos) - Defesa Central
Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 45M€
18/09/2017 (Liga NOS) - DESP. CHAVES 3-0 Moreirense
Domingos Duarte foi titular e, durante os 90 minutos foi o espelho do rigor, da concentração e da autoridade no centro da defesa flaviense. Sem exuberância mas com eficácia, limpou praticamente tudo o que lhe apareceu pela frente.
(Record) Nota 3/5
(A Bola) Nota 6/10
(MaisFutebol) Nota 3/5
(GoalPoint) Nota 5.4/10
(WhoScored) Nota 6.91/10
Resumo do Jogo
Jogos - 6
Minutos - 540
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 17º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT
* * *
MATHEUS PEREIRA (Desp. Chaves) - 1996-05-05 (21 anos) - Extremo Direito / Esquerdo
Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€
18/09/2017 (Liga NOS) - DESP. CHAVES 3-0 Moreirense
Matheus Pereira cumpriu o último jogo de castigo.
Resumo do Jogo
Jogos - 4
Minutos - 245
Golos - 0
Assistências - 1
Classificação - 17º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT
* * *
LEONARDO RUIZ (Boavista) - 1996-04-18 (21 anos) - Ponta-de-Lança
Contrato (Junho 2022) Cl. Rescisão 60M€
16/09/2017 (Liga NOS) - BOAVISTA 2-1 Benfica
Leonardo Ruiz não foi opção no primeiro jogo de Jorge Simão e ficou de fora dos convocados.
Resumo do Jogo
Jogos - 5
Minutos - 320
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 13º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT
* * *
FRANCISCO GERALDES (Rio Ave) - 1995-04-18 (22 anos) - Médio Centro / Ofensivo
Contrato (Junho 2021) Cl. Rescisão 45M€
17/09/2017 (Liga NOS) - RIO AVE 1-2 FC Porto
Francisco Geraldes cumpriu castigo, após expulsão na jornada anterior.
Resumo do Jogo
Jogos - 6
Minutos - 428
Golos - 1
Assistências - 0
Classificação - 5º na Liga NOS / Apurado para a fase de grupos da Taça CTT
* * *
ANDRÉ GERALDES (Belenenses) - 1991-05-02 (26 anos) - Defesa Esquerdo / Direito
Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€
17/09/2017 (Liga NOS) - BELENENSES 2-1 Estoril
André Geraldes foi titular na lateral direita e fez um jogo modesto. Escondeu-se em demasia, pareceu sempre retraído e deu pouca profundidade ofensiva deu à sua ala. Foi substituído por Tiago Caeiro aos 71 minutos e o avançado marcou dois minutos depois. Uma alteração que se revelou acertada.
(A Bola) Nota 5/10
(MaisFutebol) Nota 3/5
(GoalPoint) Nota 5.2/10
(WhoScored) Nota 6.49/10
Resumo do Jogo
Jogos - 4
Minutos - 268
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 8º na Liga NOS / Eliminado da Taça CTT
* * *
ORIOL ROSELL (Portimonense) - 1992-07-07 (25 anos) - Médio Centro
Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€
18/09/2017 (Liga NOS) - PORTIMONENSE 2-1 Feirense
Rosell ficou no banco de suplentes e foi chamado por Vítor Oliveira aos 71 minutos para equilibrar o meio-campo e segurar a magra vantagem perante um Feirense que estava a arriscar tudo na procura do empate. Objectivo conseguido.
(Record) Nota 1/5
(A Bola) Nota 5/10
(MaisFutebol) Nota 2/5
(GoalPoint) Nota 4.9/10
(WhoScored) Nota 5.92/10
Resumo do Jogo
Jogos - 2
Minutos - 30
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 13º na Liga NOS / Apurado para a fase de grupos da Taça CTT
* * *
HÉLDON (Vitória SC) - 1988-11-14 (28 anos) - Extremo / Avançado
Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€
14/09/2017 (Liga Europa) - VITÓRIA SC 1-1 Red Bull Salzburg
Héldon começou no banco e foi chamado aos 66 minutos. Entrou bem, veloz e tirou um cruzamento cheio de veneno ao qual ninguém chegou para a emenda.
(Record) Nota 3/5
(WhoScored) Nota 5.91/10
Resumo do Jogo
17/09/2017 (Liga NOS) - Sp. Braga 2-1 VITÓRIA SC
Héldon entrou ao intervalo mas a sua chegada ao jogo não teve o efeito que Pedro Martins esperaria. Sem rasgo.
(A Bola) Nota 4/10
(GoalPoint) Nota 5.1/10
(WhoScored) Nota 6.29/10
Resumo do Jogo
Jogos - 3
Minutos - 76
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 9º na Liga NOS / 3º na fase de grupos da Liga Europa / Na fase de grupos da Taça da Liga
* * *
PEDRO EMPIS (Académica) - 1997-02-01 (20 anos) - Defesa Esquerdo / Direito
Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€
16/09/2017 (Ledman LigaPro) - ACADÉMICA 4-2 Sporting B
Pedro Empis não pôde ser opção, por se encontrar emprestado pelo Sporting.
Resumo do Jogo
Jogos - 5
Minutos - 289
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 8º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga
* * *
RICARDO GUIMARÃES "GUIMA" (Académica) - 1995-11-14 (21 anos) - Médio Centro
Contrato (Junho 2019)
16/09/2017 (Ledman LigaPro) - ACADÉMICA 4-2 Sporting B
Vinculado ao Sporting, Guima também ficou de fora dos convocados.
Resumo do Jogo
Jogos - 6
Minutos - 469
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 8º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga
* * *
FABRICE FOKOBO (Real SC) - 1994-01-25 (23 anos) - Defesa Central / Médio Defensivo
Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€
17/09/2017 (Ledman LigaPro) - REAL SC 3-1 Penafiel
Fokobo foi titular e jogou os 90 minutos.
Jogos - 2
Minutos - 180
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 17º na Ledman LigaPro / Eliminado da Taça da Liga
* * *
LUÍS ELÓI (Sintrense) - 1996-03-10 (21 anos) - Extremo Esquerdo / Direito
Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 45M€
17/09/2017 (Campeonato de Portugal) - SINTRENSE 1-2 Vilafranquense
Luís Elói foi suplente a entrou aos 72 minutos para o lugar de Pipas. A entrada logo após o golo do empate, por parte do Vilafranquense acabou por não levar a equipa rumo à vitória e acabaram por ser os forasteiros a fazer a festa.
Resumo do Jogo
Jogos - 6
Minutos - 272
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 13º na Série D do Campeonato de Portugal / Eliminado do Torneio de Abertura da AFL / Apurado para a 2ª Eliminatória da Taça de Portugal
* * *
JEFFERSON ENCADA (Olhanense) - 1998-04-17 (19 anos) - Extremo Esquerdo / Direito
Contrato (Junho 2022)
17/09/2017 (Campeonato de Portugal) - Lusitano VRSA 2-3 OLHANENSE
Jefferson voltou a ser suplente mas desta vez foi chamado logo aos 17 minutos, fruto da lesão de João Pedro. Tal como na semana passada, o jogador emprestado pelo Sporting foi um dos principais dinamizadores do ataque olhanense. A terminar a primeira parte surge isolado e é travado em falta, ficando o Lusitano a jogar com 10 jogadores. O Olhanense já perdia e viria a sofrer o 2-0. Logo de seguida, solto na ala direita, Jefferson atira a bola à trave. O jovem extremo não tem medo de assumir e pediu a bola a cada instante. Já pela esquerda, é ele que assiste para o golo do empate e, novamente na ala direita, tem papel decisivo no lance que, aos 95 minutos decide o jogo a favor do Olhanense. Boa exibição!
Resumo do Jogo
Jogos - 2
Minutos - 118
Golos - 1
Assistências - 1
Classificação - 2º na Série E do Campeonato de Portugal / Apurado para a 2ª Eliminatória da Taça de Portugal
* * *
LUKAS SPALVIS (Kaiserslautern) - 1994-07-27 (22 anos) - Ponta-de-Lança
Contrato (Junho 2018 + 3 épocas opção) Cl. Rescisão 60M€
16/09/2017 (2. Bundesliga) - Sandhausen 1-0 KAISERSLAUTERN
Lukas Spalvis foi suplente utilizado. Entrou aos 66 minutos mas esteve sempre demasiado isolado na frente de ataque. Tirando um remate já em tempo de descontos, poucas bolas teve para participar no jogo.
(WhoScored) Nota 5.89/10
(Kicker) Nota -/6 (1>6)
Resumo do Jogo
19/09/2017 (2. Bundesliga) - KAISERSLAUTERN 0-2 Erzgebirge Aue
Lukas Spalvis voltou a ser suplente mas, desta vez, saltou do banco ao intervalo. O segundo golo sofrido logo ao abrir do segundo tempo condicionou muito o jogo dos da casa, que tentaram mas nem sempre escolheram os melhores caminhos para a baliza adversária. Spalvis voltou a parecer uma ilha no ataque do Kaiserslautern mas fez dois remates enquadrados, ambos de cabeça. Num deles podia ter feito melhor.
(WhoScored) Nota 6.14/10
(Kicker) Nota 5/6 (1>6)
Resumo do Jogo
Jogos - 5
Minutos - 143
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 18º na 2. Bundesliga / Apurado para a 2ª Eliminatória da DFB Pokal
* * *
CARLOS MANÉ (Estugarda) - 1994-03-11 (22 anos) - Extremo / Avançado
Contrato (Junho 2020) Cl. Rescisão 60M€
16/09/2017 (Bundesliga) - ESTUGARDA 1-0 Wolfsburgo
Mané está lesionado.
Resumo do Jogo
19/09/2017 (Bundesliga) - Borussia Monchengladbach 2-0 ESTUGARDA
Mané está lesionado.
Resumo do Jogo
Jogos - 0
Minutos - 0
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 12º na Bundesliga
* * *
BRUNO PAULISTA (Vasco da Gama) - 1995-08-21 (21 anos) - Médio Centro
Contrato (Junho 2021)
17/09/2017 (Brasileirão) - Corinthians 1-0 VASCO DA GAMA
Bruno Paulista não saiu do banco de suplentes.
Resumo do Jogo
Jogos - 8
Minutos - 401
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 9º lugar no Brasileirão / Semi-Finalista do Campeonato Carioca / Eliminado da Copa do Brasil
* * *
LUC CASTAIGNOS (Vitesse) - 1992-09-27 (24 anos) - Ponta-de-Lança
Contrato (Junho 2019 + 2 épocas opção) Cl. Rescisão 60M€
14/09/2017 (Liga Europa) - VITESSE 2-3 Lazio
Mesmo depois do golo no jogo anterior, Castaignos regressou ao banco de suplentes. Foi o primeiro a entrar, vindo do banco mas apenas aos 79 minutos. Não teve impacto no jogo.
(WhoScored) Nota 5.83/10
Resumo do Jogo
17/09/2017 (Eredivisie) - VITESSE 1-1 VVV-Venlo
Mais uma vez suplente, Castaignos foi chamado ao jogo ao minuto 71. Pouco tocou na bola e a única oportunidade para finalizar foi de cabeça, na sequência de um canto. Atirou muito desviado do alvo.
(WhoScored) Nota 6.02/10
Resumo do Jogo
20/09/2017 (Taça da Holanda) - AVV Swift 0-0 (5-3 g.p) VITESSE
Castaignos foi titular e fez um único remate (defendido) em 65 minutos em campo, minuto no qual foi substituído por Matavz.
Jogos - 7
Minutos - 222
Golos - 1
Assistências - 0
Classificação - 5º na Eredivisie / Derrotados na Supertaça Holandesa / 3º na fase de grupos da Liga Europa / Eliminado da Taça da Holanda
* * *
SIMEON SLAVCHEV (Lechia Gdansk) - 1993-09-25 (23 anos) - Médio Centro
Contrato (Junho 2019) Cl. Rescisão 45M€
18/09/2017 (Ekstraklasa) - LECHIA GDANSK 3-3 Jagiellonia
Não sei se Slavchev terá sido despenalizado da expulsão (injusta, a meu ver) da semana passada mas o certo é que jogou e foi titular como médio mais defensivo. Destacou-se no segundo golo, onde recuperou a bola que viria a entrar nas redes da baliza adversária, devolvendo a esperança aos da casa. Jogou os 90 minutos.
(SportInteria) Nota 2.2/6
Resumo do Jogo
Jogos - 1
Minutos - 40
Golos - 0
Assistências - 0
Classificação - 12º na Ekstraklasa / Eliminado da Taça da Polónia
 
Sigam-me no facebook e no twitter.

O Sporting não era dos sócios?

Pensei bem se faria ou não esta publicação.

Esta terça-feira não me apercebi do teor do vídeo apresentado antes do jogo. Por causa da rotina nocturna, que inclui deitar dois miúdos que nunca têm vontade de ir para a cama, não vi a segunda parte do jogo.

Resolvi retomar o encontro assim que os dois "anjinhos" estivessem a descansar. Assim fiz e, como tal, só mais tarde retomei a habitual ronda pela internet.

 

Alguns amigos comentaram comigo a publicação do tal vídeo também nas redes sociais do Clube, bem como o facto de um vasto rol de criticas ter acabado por levar à decisão de apagar a publicação.

Sensato, pensei eu. Pelo menos assim assumia-se o erro e passava-se à frente.

No entanto, mais tarde, o vídeo voltou a ser publicado, como que em tom de desafio aos insatisfeitos, num claro acto de egoísmo e narcisismo.

 

Acabei por ver o vídeo, apenas por curiosidade, para aferir se as criticas eram ou não legítimas, embora confiasse nas pessoas que comigo tinham partilhado a sua opinião. 

Ora...o vídeo é mauzinho. Som terrível, interpretação fraca e uma operação de marketing mascarada com a intenção apenas de dar uma notícia pessoal, que nada tem a ver com o Sporting nem interessa especialmente à grande maioria dos Sportinguistas.

Antes de mais, pelos motivos mencionados, o vídeo envergonha o Presidente. Consequentemente, envergonha os principais activos da instituição que Bruno de Carvalho lidera, os sócios. Sócios que o elegeram por larga maioria para servir o Clube e não para se servir dele para promoção pessoal.

 

Não vale a pena agora pegarem comigo por ser picuinhas, dizendo que isto pode perfeitamente ser ignorado, ou por ser irrelevante. Podia, caso fosse um acto isolado. Mas não foi. É apenas mais um episódio revelador de traços de personalidade que não são compatíveis com aquilo que Bruno de Carvalho nos prometeu enquanto candidato.

O Sporting é o mais importante, não o seu Presidente, o seu treinador ou qualquer jogador.

 

Sendo o Sporting e os seus sócios o mais importante, o mais chocante estava por vir. 

Visto o vídeo no facebook que, portanto, está sujeito a partilhas, likes e comentários, dei a minha opinião.

O que eu disse? Que, sendo 17 horas, era mais importante que informassem os Sportinguistas, por exemplo, do onze da equipa B que já jogava em Arouca do que estarem a passar comentários a pente fino para bloquear muitos dos utilizadores que criticaram o vídeo (esta informação tinha-a retirado de relatos no twitter e no facebook, de conhecidos e desconhecidos). Ah...acrescentei que, em si, o vídeo era uma vergonha.

Resultado? Tal como muitos dos utilizadores, fui bloqueado e estou impedido de gostar ou comentar publicações, tanto da minha página pessoal (de onde fiz o comentário) como da página do blog, da qual sou responsável.

 

E é este o Sporting actual. Em nada semelhante àquele que Bruno de Carvalho nos prometeu. Desunido por se fazer exactamente aquilo que o Presidente pediu aquando da sua eleição. Por se estar presente, por se estar atento, por se participar, por se criticar (e a crítica pode sempre ser positiva ou negativa, construtiva ou destrutiva mas, em nenhum dos casos, censurável - até porque estamos a falar de redes sociais e de um estado livre).

Bloquear sócios, adeptos ou meros curiosos na página do Clube é um sinal alarmante de que, quem manda, se está a confundir com o próprio Clube. E não vale a pena dizer que o Presidente não tem nada a ver com isto porque, no fim de contas, como líder, é ele o responsável. O Sporting não é Bruno de Carvalho nem vice-versa.

 

Sou sócio há quatro anos. Foi o impulso positivo que Bruno de Carvalho trouxe ao Clube que me levaram a querer fazer parte dele de forma mais activa. Votei nas últimas eleições e depositei os meus votos na lista que encabeçava. Como voto de confiança e agradecimento pelo trabalho realizado. 

Não deixarei nunca de elogiar o fantástico trabalho de gestão e crescimento que tem sido realizado no Clube mas não apoio este tipo de liderança.

É triste verificar que se catalogam Sportinguistas e se rastreiam os mesmos, interessando os que apoiam e gostam de tudo e marginalizando os que criticam, mesmo que o façam pontualmente. Triste, revoltante e inaceitável.

 

Por morar longe, espero que alguém leve este tema à próxima Assembleia Geral. É importante que os silenciados voltem a ter voz, mesmo que nas redes sociais, pois nem toda a gente tem possibilidade de se deslocar a uma AG, sobretudo quando estas se têm realizado em dias pouco facilitadores à presença dos sócios, sobretudo dos que não moram em Lisboa e arredores.

Assim sendo, continuarei a dar a minha opinião aqui, posiviva ou negativa, sobre o dia-a-dia do Clube, a apoiar as várias equipas, seja no norte do país ou em deslocações à nossa casa e tentarei não faltar com o trabalho de informação aos Sportinguistas que tantos consideram importante neste espaço.

 

Esta publicação impunha-se. Dispensáveis eram as acções que me levaram a escrevê-lo.

Sporting Sempre!

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

SPORTING CP 0-0 Marítimo: Ahhh...Doumbia...

A verdade é que foi um bom jogo da equipa do Sporting. Em termos de qualidade de jogo e até de intensidade, sem ser o ideal, foi melhor do que aquilo que eu esperava. Faltaram os golos, não por falta de oportunidades.

O essencial foi amplamente conseguido. Os jogadores mostraram que estão aptos e são capazes de ajudar o Sporting na mesma medida (ou quase) daqueles que o têm feito mais frequentemente.

 

Jonathan (para mim, o melhor em campo) voltou a mostrar que, de quando em vez, Coentrão pode sair para ir fumar um cigarrito e Ristovski foi uma agradável surpresa para quem, como eu, nunca o tinha visto jogar.

Os centrais estiveram bem e Petrovic mostrou que nem sempre a primeira imagem é a que fica (ninguém me tira da cabeça que aquele sérvio enorme que cá andou na pré-época 2016/2017 era outra pessoa).

Alan Ruiz foi, durante grande parte do tempo em que esteve em campo, um dos melhores e dou por mim a perguntar se dá para fazer isto mais vezes e de forma mais consistente, mesmo que a intensidade deste jogo não tenha sido a intensidade normal da maioria dos jogos. O Bruno Fernandes telefonou e diz que não dá.

 

Num plano inferior estiveram:

Salin que, como tinha dito ontem, não acrescentará mais do que aquilo que Pedro Silva poderia acrescentar. Jogo de pés fraco e algum nervosismo que espero só ter acontecido por ser dia de estreia.

Mattheus Oliveira e Iuri Medeiros fizeram ambos uma primeira parte fraca e apagada, com o brasileiro a começar a espreguiçar-se ainda no final do primeiro tempo, enquanto que o português só acordou já na segunda parte. As substituições de ambos já vinham no papel desde o intervalo e é pena, pois ambos estavam a subir de forma quando saíram. Eu tinha esperado mais um pouco para os substituir.

Bruno César fez um jogo como lhe é habitual sempre que nos últimos tempo actua na ala esquerda ofensiva. A sua incapacidade em ganhar lances no 1x1 torna a sua presença em campo muitas vezes dispensável.

 

Guardo Doumbia para o fim porque apareceu sempre no sítio certo para fazer a coisa errada. Com isto enquadro a sua exibição na parte dos que corresponderam ou dos que ficaram aquém? Não sei, e por isso falo dele como o carteiro que apareceu sempre nos sítios certos à hora certa mas que se enganou no destinatário da maioria da correspondência. Foi pena, pois teve nos pés (e na cabeça) oportunidades suficientes para construir um resultado positivo. Caso esteja a guardar os golos para ocasiões mais importantes, perdoo-o. Se não for o caso, um dia vou cobrar-lhe estes.

 

Os jogadores que entraram deram mais alguma dinâmica mas não trouxeram grandes ideias. 

 

Voltando ao essencial, não comprometemos o apuramento para a final-four da Taça da Liga e ainda ganhámos opções para ajudar nas competições que realmente são importantes.

Bom jogo, bom teste aos menos utilizados e boas "dores de cabeça" para Jesus.

Venha o Moreirense!

 

Sigam-me no facebook e no twitter.

Mais sobre mim

imagem de perfil

Blogs Portugal